sexta-feira, 6 de julho de 2012

MAIS DOIS VEREADORES

Piauí vai eleger 50 vereadores a mais do que na última eleição
No município de Buriti dos Lopes o número de vagas de vereadores na Câmara Municipal passa de 9 para 11 a partir de janeiro de 2013.

A partir de janeiro de 2013, as câmaras municipais de todo o Brasil, terão o incremento de mais 5.070 vereadores, que vão se somar aos 51.748 já existentes, totalizando 56.818 vereadores em todo o País. O Piauí vai ganhar mais 50 vagas de vereador em 32 municípios, essas mudanças foram efetivadas por conta da mudança no total da população registrado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na estimativa publicada em 31 de agosto de 2011.

As vagas foram criadas com base na Emenda Constitucional 58 que permite a criação ou redução do número de cadeiras nas câmaras, através de mudanças na Lei Orgânica Municipal (LOM). O prazo para aumentar as vagas acabou em 30 de junho. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizou uma pesquisa em municípios de todo o País e constatou que a criação dessas novas vagas nos legislativos municipais terá um grande impacto financeiro.

Com base nos dados divulgados pelo IBGE, o estudo da CNM concluiu que dos 5.563 municípios brasileiros, 2.153 poderiam aumentar o número de vereadores por meio de alteração em suas leis orgânicas.

No Piauí, a quantidade de municípios que terão os seus legislativos alterados chega a 32, são eles: Água Branca, Altos, Amarante, Barras, Batalha, Bom Jesus, Buriti dos Lopes, Campo Maior, Canto do Buriti, Castelo do Piauí, Cocal, Corrente, Esperantina, Floriano, Jaicós, José de Freitas, Luis Correia, Luzilândia, Miguel Alves, Nazária, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Picos, Pio IX, Piracuruca, Piripiri, Regeneração, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, União e Valença do Piauí.

No município de Buriti dos Lopes o número de vagas de vereadores na Câmara Municipal passa de 9 para 11 a partir de janeiro de 2013.

Confira a relação completa e o número de vagas clicando aqui

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo) com informações: CNM

Nenhum comentário: