domingo, 13 de outubro de 2013

MURICI DOS PORTELAS

SEM MÉDICO, prefeito Dr. Ricardo é quem atende em hospital da cidade
Último profissional foi embora na semana passada; cidade nunca teve ambulância.

O último médico de Murici dos Portelas, foi embora da última quinta-feira (10/10). Por volta de 10h, ele decidiu atender os últimos pacientes que aguardavam na fila, despediu-se e encerrou por ali os trabalhos no município. Era o último de muitos que desistiu de trabalhar na Unidade Básica de Saúde, e agora, o prefeito Dr. Ricardo é quem socorre a população nos casos de urgência.

Sobre este médico que foi embora, veja o que foi repassado ao 180graus por uma fonte. O bairro onde fica a UBS é um dos que sofre com a falta d'água, e no hospital, o funcionário que quer beber tem de levar uma garrafinha de casa. "Às 10h ele ainda não tinha nem tomado café, porque lá não tinha. O coitado foi falar que queria beber, e foi orientado a trazer uma garrafinha de casa, como os outros. Assim, não tem quem queira ficar no município", disse a fonte.

O 180graus visitou a unidade de saúde, e conversou com Graziele Cavalcante, responsável pela UBS, que confirmou a ausência de médicos na cidade. E se chegar alguém aqui precisando de atendimento? "Tem de ir para outra cidade", responde Graziele à nossa reportagem. O município também não tem ambulância, e o transporte de passageiros é feito em picapes alugadas pela prefeitura.


Na UBS, apenas atendimentos como vacinação, prevenção e atendimento odontológico são prestados. Além disso, três enfermeiros ficam de plantão. Graziele acrescenta: "Quando a situação é grave e não dá para esperar, chamamos o prefeito, que é medico, e presta os primeiros socorros", afirma.

Conversando um pouco com os moradores, percebemos o quanto a questão da saúde se tornou um problema em Murici dos Portelas. "Aqui se você precisar de fazer uns pontos depois de um ferimento, tem de ir para Parnaíba, aqui eles não fazem nada. Toda vez tem de levar para outra cidade, e quando chegamos lá, muitas vezes ainda nos mandam ir para Teresina logo", afirmou uma servidora ao 180graus.

Prefeito Dr. Ricardo Sales
PREFEITO FALA EM REJEIÇÃO
O prefeito Dr. Ricardo explica que o problema do município acontece em todo país, e alega ter até mesmo desligado a cidade do programa Mais Médicos do Governo Federal por ver a rejeição dos seus colegas de profissão. "Eles não querem aderir ao programa. Por isso tivemos de nos desligar, e não tínhamos sido mesmo contemplados", disse o prefeito, que confirmou ainda que faz atendimentos no hospital. No dia que visitamos o município, o prefeito afirmou que receberia uma ambulância. Até o fechamento desta matéria, não tivemos a informação de que ela chegou na cidade.


Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo) / Fonte: 180graus

Um comentário:

Unknown disse...

É lamentável ver a situação da cidade, que começou o semestre com médico todos os dias (chegou a ter 3 médicos trabalhando em rodizio durante a semana) e agora não ter nenhum.
Agora era de se esperar, já que esses profissionais passam tanto tempo se preparando para atender as demandas da população e têm que se sujeitarem a falta de condições aceitáveis de trabalho:
-sem medicação básica (as pessoas saírem de lá e ter que pagar o preço das 2 farmácias da cidade)
-sem energia (que falta toda semana)
-sem um nebulizador decente (por vezes tendo que emprestar o do tec. de enfermagem)
-sem segurança nas viagens aos povoados (1 carro já pegou fogo quando levava um médico este ano)
-sem interferência política (o perfeito várias vezes, COM O MÉDICO ATENDENDO NO POSTO, consultou, prescreveu e receitou as pessoas em seu gabinete, coagindo os téc. Enfermagem a procederem suas prescrições sobre a conduta do médico presente)

Enfim, situações que desestimulam esses colegas dele a pleitearem se deslocar de outros municípios para ajudá-lo.

"Só colhemos o que plantamos"