quinta-feira, 17 de outubro de 2013

SENADO APROVOU LEI QUE PERMITE A CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS

Região de Buriti dos Lopes na lista de pedidos para criação de novos municípios
Possivelmente o povoado Coroa de São Remígio, poderá virar cidade se for desmembrado de Buriti dos Lopes, caso seja aprovado plebiscito. 

A Assembléia Legislativa do Piauí recebeu 47 pedidos de criação de municípios, sendo que dois em Teresina, o da criação dos municípios Grande Dirceu, na zona Sudeste, e Grande Santa Maria da Codipi; e Santa Teresa, na zona rural.

Povoado Coroa de São Remígio no município de Buriti dos Lopes
Foram solicitados emancipações de povoados de Bom Jesus, Buriti dos Lopes, Uruçuí, Corrente, Santa Filomena, São José do Peixe, Caraúbas, Parnaíba, Piracuruca, Esperantina, Beneditinos, Morro do Chapéu, Luzilândia, Floriano, Picos, Piripiri, Fronteiras, Cristalândia, São Raimundo Nonato, Caracol, São Miguel do Tapuio, José de Freitas, Nazária, Aroazes, Santa Cruz dos Milagres, Água Branca, Valença do Piauí, Amarante, Cristino Castro, Buriti dos Lopes, Pedro II, Ribeiro Gonçalves, Palmeiras, União, Paulistana, Acauã, Domingos Mourão, São João de Lisboa e Itainópólis.

Se o pedido for aprovado pela Assembléia, será realizado um plebiscito que envolverá a população do distrito interessado em se emancipar e a do município ao qual o distrito pertence.

Se no plebiscito vencer a opção "sim", a Assembléia Legislativa terá de votar uma Lei Estadual autorizando a criação do novo município. Após a aprovação da Lei pela Assembléia, será marcada data para eleição de prefeito, vice e vereadores do novo município.

Leia mais no MN


Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo) com informações do Portal do Catita

Nenhum comentário: