terça-feira, 15 de outubro de 2013

PESQUISA

IBGE começa pesquisa sobre uso de medicamento no Piauí
No estado, mais de 500 moradores, dos municípios de Buriti dos Lopes, Picos, São Lourenço do Piauí  e Teresina, participam do inquérito.

A coleta de dados da Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos (PNAUM), do Ministério da Saúde, inicia nesta quarta-feira (9) no Piauí. No país serão entrevistados 38,4 mil pessoas em 245 municípios brasileiros, sobre temas como o uso de remédios, acesso aos produtos no Sistema Único de Saúde (SUS), uso racional de medicamentos e a automedicação.

No estado, mais de 500 moradores, dos municípios de Buriti dos Lopes, Picos, São Lourenço do Piauí  e Teresina, participam do inquérito. O público será dividido por gênero, escolaridade e em sete faixas etárias - desde crianças a idosos. As informações serão transmitidas em tempo real por tablets. A previsão é que os dados do inquérito estejam finalizados até início de 2014.  


A pesquisa vai mostrar como é a utilização dos medicamentos para as doenças mais comuns e para as crônicas. O levantamento também vai revelar se as pessoas seguem as prescrições médicas e se persistem no tratamento com medicamentos; se há variação no acesso aos remédios de acordo com condições sociais, econômicas e demográficas; e a avaliação dos serviços de assistência farmacêutica na Atenção Básica e uso racional de medicamentos da população.


Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo) com informações da Agência Saúde

Nenhum comentário: