sexta-feira, 26 de junho de 2020

DENÚNCIA

Médico, que é pré-candidato a prefeito de Cocal omitiu para a população que tinha contraído o Covid-19
O blog Boca do Povo teve acesso a trechos de uma Live que o médico participou ao lado de uma professora, que também é vereadora do município. VEJA VÍDEOS!

Desde a tarde de quinta-feira (25) quando o jornalista Carlos Mesquita denunciou no Jornal Agora, da TV Meio Norte, que o médico Cristiano Brito, pré-candidato a prefeito de Cocal, teria testado positivo para o coronavírus e mesmo assim estaria participando de atividades em público, que o caso ganhou repercussão no município e até mesmo nas cidades vizinhas ao qual o médico presta serviços.


O exame teria sido feito no dia 4 de junho e Dr. Cristiano teria participado de várias atividades, inclusive de uma Live em 17 de junho com uma professora, que também é vereadora do município, menos de 14 dias do teste, em que ele retira uma máscara e afirma que todas que estavam participando da Live teriam testado negativo para o coronavírus. Ou seja, se já tivesse curado, o médico omitiu a população cocalense e aos internautas que tinha contraído o vírus, mas que já teria sido curado.  

VEJA VÍDEO DA REPORTAGEM DA TV MEIO NORTE


Como Dr. Cristiano é uma pessoa pública, já que é pré-candidato a prefeito e um médico que tem contato com centenas de pessoas, ele deveria no mínimo ter esclarecido aos internautas que estavam indagando se ele estava com coronavírus, o que realmente tinha acontecido. Mas não, o médico preferiu omitir o fato.

ABAIXO O RESULTADO DO TESTE REALIZADO NO LACEN-PI EM 04 DE JUNHO.


VAMOS AOS TRECHOS DOS VÍDEOS:

Logo no início da Live o médico ao responder uma internauta ele retira a máscara e diz que testou negativo para o coronavírus. “... tá, como a gente testou todo mundo negativo para o covid vou tirar a máscara também pra ficar melhor para a gente conversar”. Veja que já neste primeiro momento ele não toca no assunto que já havia testado para o Covid-19, mesmo se estivesse curado.


Na sequencia da Live em questão, realizada no dia 17 de junho, a professora Adriana, que participa no vídeo, comenta que pessoas maldosas faziam de tudo para atrapalhar e faziam comentários sobre o caso. "O Dr Cristiano não está com Covid-19 [momento em que ele ri na live], Dr. Cristiano está bem de saúde, porque várias pessoas ficam mandando mensagens perguntando, então eu gostaria de deixar bem claro para a população que isso é mentira", diz.

Ele também comenta no vídeo sobre o caso. "Estamos sossegados já... Fizemos os testes sorológicos, a gente sempre tem que fazer por atuar na saúde, a gente médico principalmente, a gente sempre fica fazendo as testagens, graças a Deus não, está tudo certinho, tudo zerado, saúde boa Graças a Deus, está tudo bem".


Nesse trecho ao comentar sobre a suspeita de que um servidor do município estaria com o vírus o mesmo assim em plena atividade. O médico fala que a pessoa infectada ou suspeita tem que cumprir a quarentena de no mínimo 14 dias, podendo se estender por 3 ou mais dias. “...todo paciente que seja suspeito ou que por ventura tenha testado positivo para o coronavírus tem que ser afastado imediatamente, tem que tomar as primeiras medidas de teste... e ele deve ser afastado por no mínimo 14 dias, não só 14 dias, pode ser mais, mas no mínimo 14 dias, e só deve voltar as atividades depois que passar os 14 dias e que ele estiver ha mais de 3 dias assintomático. Então isso é até um crime na verdade um paciente ter o vírus e continuar trabalhando e tendo contato com pessoas...”. Ou seja, como o médico testou positivo no dia 04 de junho, ele mesmo entrou em contradição e não seguiu sua própria orientação.



OUTRO LADO

Em dos trechos de uma Nota de Esclarecimento que circula nas redes sociais, o médico confirma que testou positivo para o coronavírus (mesmo tendo escondido o fato na Live) mas que já estava curado no dia da Live. “...ao constatar o resultado positivo, passei por um período de isolamento total, em Teresina, procedendo ao tratamento. Já no dia 11 de junho fiz um novo exame (sorologia) o qual resultou em IMUNIDADE, em outras palavras eu já estava curado do CORONAVÌRUS, e com imunidade. Como é de conhecimento público, ainda assim, passei mais alguns dias na capital para só depois voltar a Cocal para realizar a Live que ocorreu às 19h do dia 17 de junho...”.


Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: