terça-feira, 16 de junho de 2020

CORONAVÍRUS NO PIAUÍ

Piauí vai atingir pico da Covid-19 apenas em setembro, diz FGV
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) apresentou um relatório com projeções para o estado ao governador Wellington Dias, onde apontou um crescimento na taxa de transmissão da doença no Piauí.

Nessa segunda-feira, 15 de junho, o governador Wellington Dias (PT) esteve em videoconferência com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) que apresentou um relatório com projeções para o estado e apontou um crescimento da taxa de transmissão do novo coronavírus no Piauí.

“O inquérito sorológico mostra que a tendência ainda é crescente. A média móvel da incidência de casos, ou seja, casos novos, continua crescendo. O mesmo é observado na média de incidência de óbitos. A projeção da curva epidêmica mostra que o pico será só em setembro”, disse Eduardo Massad, da FGV.



A conclusão do relatório da FGV aponta que o distanciamento implícito obtido pelo modelo para o estado caiu para 48% em relação aos últimos relatórios; a reprodutibilidade de infecção encontra-se em 1.3, ainda longe do ideal, implicando que a epidemia encontra-se em fase ascendente.

“Com as premissas atuais, os casos continuam a estar na trajetória ascendente de curva, com aumento exponencial dos casos nas próximas semanas; tanto a média móvel da taxa diária de casos quanto de óbitos apresentam crescimento ascendente, sem sinais de estabilização”, diz o estudo.

Segundo Massad, apesar do quadro preocupante de epidemia ascendente, a fração de ocupação dos leitos de UTI, atualmente em torno de 62%, permite um planejamento racional para aumentar o distanciamento social.

“Dá pra começar a discutir o relaxamento das medidas, mas com muita cautela, uma vez que o estado está numa situação confortável por ter se precavido. No entanto, a pandemia ainda poderá durar diversos meses. A incidência calculada a partir do inquérito sorológico é uma função linear crescente”, pontuou.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: Viagora

Nenhum comentário: