sexta-feira, 19 de junho de 2020

COMBATE AO CORONAVÍRUS

Mais de 500 testes rápidos da Covid-19 já foram feitos em Buriti dos Lopes
Clique na matéria e veja algumas ações que estão sendo executadas no município pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde no combate ao coronavírus.

Com a ampliação do programa de testagem, a Prefeitura de Buriti dos Lopes, através da Secretaria Municipal de Saúde, já fez mais de 500 (513) testes rápidos no município nos últimos dias e tem conseguido apresentar um quadro mais realista da propagação do coronavírus no município. A intenção é conhecer o comportamento da Covid-19 e, dessa forma, estabelecer estratégias mais efetivas no combate à doença.


Nesta quinta-feira (18), de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, o município tem 153 casos confirmados e 48 pessoas recuperadas da doença. Ao todo, 360 casos suspeitos foram descartados. A cidade registra, até o momento, 03 óbitos. 



Testes

A Prefeitura já adquiriu 400 testes e outros 260 foram conseguidos através do Governo do Estado. A testagem vem sendo feita das terças a sextas-feiras, mas, quando acontecem casos de urgências, a testagem também é feita nos finais de semana e nas segundas-feiras. (Vale lembrar que algumas cidades do Piauí de porte maior que Buriti dos Lopes estão testando pacientes apenas duas vezes por semana).


Atendimento nas UBS’s

De acordo com informações, o paciente entra pela Unidade Básica de Saúde (UBS) é atendido e se apresenta sintomas, já toma e recebe a medicação na UBS e é agendado o dia para fazer o teste, seguindo as normas e orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).


Kit Medicamentos

A Secretaria Municipal de Saúde vem seguindo o protocolo adotado por diversos países, estados e cidades mundo a fora que através de estudo feito por pesquisadores identificaram a eficácia de alguns medicamentos já existente no combate ao novo coronavírus (SARS-CoV-2). Por isso, 400 kits de medicamentos contendo o trio, (azitromicina, ivermectina e sultato de zinco) foram adquiridos pela Prefeitura neste primeiro momento para serem distribuídos aos pacientes infectados e suspeitos do vírus. Para se ter uma ideia, apenas a azitromicina está custando hoje cerca de 40 a 45 reais e até mesmo as farmácias estão tendo que fazer compras limitadas, já que as empresas estão limitando a venda desse medicamento, para tentar suprir a demanda que tem sido grande.


Atendimento psicológico

Pensando no lado mental e na saúde psicológica dos pacientes que acabaram de testar positivo para o novo coronavírus. A gestão municipal designou psicólogos do Município para esses atendimentos emocionais que tem sido de suma importância no Hospital Estadual Mariano Lucas de Sousa, local da testagem.


Distribuição de máscaras 

Mais de 10 mil máscaras já foram distribuídas gratuitamente para a população do município de Buriti dos Lopes através da Secretaria Municipal de Saúde. Outras 10 mil estão previstas para chegar nos próximos dias. A Prefeitura realizou a distribuição de máscaras chamadas 3D em todas as regiões buritienses. Os maiores povoados receberam mais de 500 máscaras cada um. A equipe da Saúde também realizou entrega as pessoas que estavam em farmácias, mercantil, supermercados, praças e outros comércios da cidade. Vale lembrar que o uso das máscaras é obrigatório no estado do Piauí.


Sanitização

A Secretaria Municipal de Saúde vem realizando sanitização e higienização em vias, espaços públicos, banco, lotérica e nos principais pontos comercias da cidade. As unidades básicas de saúde das zonas urbana e rural também vêm passando pelo mesmo processo. A medida tem o objetivo de diminuir a possibilidade de contaminação pela Covid-19.


Rondas

Em cumprimento aos Decretos Municipal e Estadual, a Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Polícia Militar, vem realizando rondas ostensiva e preventiva, através visitas de fiscalização em todo o município durante esse período. Tudo com o intuito de reduzir a contaminação e disseminação do coronavírus. Diversas pessoas já foram encontradas aglomeradas e em algumas situações, consumindo bebida alcóolicas em grupo, o que é proibido. Comerciantes também já foram notificados por desrespeitarem os Decretos. Ônibus e vans interestaduais também são fiscalizados e pessoas que tem como destino a cidade de Buriti dos Lopes são notificadas e colocadas em quarentena. 


Próximas ações

Segundo informações repassadas ao Blog, o prefeito Júnior Percy deverá anunciar nos próximos dias novas ações que serão de suma importância no combate e principalmente na propagação do novo coronavírus no município. De acordo com o prefeito, a gestão jamais irá se furtar de está ao lado da população buritiense nesse momento de pandemia que o mundo vem atravessando.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fotos: ASCOM/PMBL

Nenhum comentário: