quarta-feira, 27 de julho de 2022

PIAUÍ

Gestão Wellington Dias e Regina Sousa no Piauí não cumpriu 40% das promessas de campanha

Levantamento do G1 considera as 53 promessas assumidas pelo então candidato durante a campanha eleitoral de 2018. Os dados mostram ainda que foram cumpridas 18 das promessas feitas, o que representa 34%. 

Em três anos e meio de mandato, a gestão de governador Wellington Dias (PT) e Regina Sousa (PT) à frente do governo do Piauí não cumpriu 21 das 53 promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2018, o que representa 40% do total. É o que mostra o levantamento do G1 considerando os compromissos assumidos pelos candidatos antes de serem reeleitos.

Regina Sousa assumiu o mandato no dia 31 de março deste ano, quando Wellington Dias deixou o cargo para concorrer a uma nova eleição este ano.

O G1 levantou todas as promessas de campanha dos candidatos e separou o que pode ser claramente cobrado e medido. Veja os critérios.

Os dados mostram ainda que foram cumpridas 18 das promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2018, o que representa 34%. Já a porcentagem para as promessas cumpridas parcialmente – o que significa que ainda há pendências para que o trabalho seja considerado entregue - foi de 22%. Outras duas promessas não foram avaliadas, porque o governo não forneceu informações.

Wellington Dias passa o comando do governo do Piauí para Regina Sousa — Foto: Roberta Aline/CCOM


  • Promessas dos políticos: metodologia

Em números absolutos, o resultado da avaliação das promessas é:

  • Cumpridas: 18
  • Cumpridas em parte: 12
  • Não cumpridas: 21
  • Não avaliada: 2

Promessas de Wellington e Regina

Não cumpriu ainda

   Cumpriu

   Cumpriu em parte

   Não avaliada

            40%

       34 %

             23%

           3%

Fonte: Levantamento g1 Piauí

Divisão por temas

Em termos percentuais, as promessas envolvendo infraestrutura, saúde e segurança pública lideram o ranking de promessas não cumpridas.

Nas promessas de Infraestrutura, sete não foram cumpridas, somente a Duplicação das BRs 316 e 343 e Obra da Transcerrados foram parcialmente cumpridas. As promessas não cumpridas são: Construir e implementar política de exploração de gás natural e petróleo, Construir e colocar em funcionamento miniusinas fotovoltaicas, Reconstruir a ferrovia que liga o litoral à Teresina, Construir barragens na região semiárida, Iniciar a instalação do Porto de Luís Correia, Reformar a linha I/Sudeste do VLT de Teresina, Universalizar o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação.

Em Segurança Pública, quatro promessas não foram cumpridas e três foram parcialmente cumpridas. O governador cumpriu apenas a Implementação do Plano Estadual de Políticas e Implementar o centro integrado de comando e controle e inteligência. As promessas não cumpridas são: Implantar um programa de proteção das fronteiras para controle de armas e drogas, Criar o Instituto Superior de Segurança Pública do Estado do Piauí, Criar e implantar programa de formação de agentes sociais de prevenção social do crime, Criar e implementar o programa de polícia comunitária.

Já em Saúde, quatro promessas não foram cumpridas e quatro foram parcialmente cumpridas. O governo cumpriu construir centros médicos no interior, Implantar o Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio, Reduzir a mortalidade materna, infantil e fetal do estado, Implementar o Programa Vida no Trânsito. As promessas não cumpridas são: Ampliar a Rede de Urgência e Emergência, Implantar e Implementar os Polos de Referência Secundária da Mulher, Implantar redes de atenção à saúde do idoso e às doenças negligenciadas, Implantar polos de atenção de saúde do homem.

Nenhuma das promessas de direitos humanos e sociais foi cumprida. São elas: Criar programa de ocupação dos espaços públicos ociosos, Atingir o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) alto em 2022, Construir espaços intergeracionais de atendimento à população.

Por outro lado, entre os compromissos cumpridos, educação e cultura têm os maiores percentuais.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: G1-PI

Nenhum comentário: