quarta-feira, 5 de outubro de 2022

DOENÇA

Piauí registra 15 casos confirmados de varíola dos macacos, informa Sesapi

Segundo o boletim epidemiológico da pasta, estado conta com 54 casos suspeitos. 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirmou nesta quarta-feira (5) o 15º caso de varíola dos macacos (monkeypox) no estado. Dentre as pessoas infectadas, 14 são homens e apenas uma é mulher.

O caso se junta aos outros previamente registrados no Piauí: 13 em Teresina, um em Batalha e outro em Parnaíba (a 165 km e 338 km, respectivamente, da capital).

Varíola dos macacos infecta 15ª pessoa no Piauí, diz Sesapi (Foto: Reprodução)

Em 29 de agosto, a Sesapi lançou oficialmente o Painel Epidemiológico Monkeypox, disponível em seu site oficial. No relatório consta 148 casos notificados, 54 suspeitos, dois prováveis e 69 descartados.

O secretário de Saúde, Néris Júnior, afirma que os números do Painel Epidemiológico são atualizados automaticamente.

“À medida que forem aparecendo os dados, os técnicos do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) registram e o painel é atualizado. Basta acessar o site e clicar em Painel Epidemiológico Monkeypox”, declara.

Neris Júnior destaca ainda a importância do compartilhamento das informações sobre a doença. “É importante que as pessoas estejam informadas de como se dá o contato, como é a maior probabilidade de contágio, o que fazer se estiver infectado. Tudo isso tem que ficar muito claro. Lembrando que qualquer um pode pegar essa doença”, afirma o gestor.

Monkeypox causa lesões na pele, dores musculares e fraqueza (Foto: Divulgação/Governo do Brasil)

Varíola dos macacos

A principal característica da monkeypox é o surgimento de lesões como se fossem bolhas na pele. Outros sintomas que acompanham a doença são febre, linfonodos inchados, dores musculares, dor nas costas e fraqueza.

A transmissão pode acontecer de forma direta e indireta por meio de gotículas de saliva de pessoas infectadas, pelo contato com as lesões que aparecem na pele, por meio do esperma, sangue e utensílios contaminados.

Sintomas 

Para aqueles que apresentarem os sintomas da doença, a Sesapi conta com núcleos de vigilância nos hospitais, que auxiliam no recolhimento de material para análise laboratorial e também nas informações sobre o isolamento dos pacientes infectados.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: Teresina FM

Um comentário:

J. Cícero Alves disse...

Importante esse alerta do sr. secretário de Saúde, Néris Júnior, sobre a necessidade de as pessoas estarem bem informadas acerca dos riscos de contágio e como se prevenir dessa doença causada pelo monkeypox vírus, cuja transmissão, como se sabe, pode ocorrer pelo contato direto com pessoas ou animais infectados.