quarta-feira, 19 de outubro de 2022

SAÚDE PÚBLICA

Outubro Rosa: Prefeitura de Caxingó e Hospital Marques Basto realizam mutirão de mamografias 

A ideia do Outubro Rosa é aumentar a quantidade de exames de triagem, que é a mamografia, para aumentar o diagnóstico precoce dessas pacientes.

Pensando no bem-estar das mulheres caxingoenses, a Prefeitura de Caxingó, através da Secretaria Municipal de Saúde, continua realizando políticas de saúde pública em benefício da população. A saúde sempre foi uma das prioridades da gestão do prefeito Magnum Cardoso e pensando nisso, a gestão municipal realizou uma parceria com o Hospital Marques Basto para a realização de mamografias durante esse mês de outubro.

Uma vez que o Hospital Marques Basto, em Parnaíba, deu início ao mutirão de mamografia. Cerca de 100 mulheres já foram atendidas e a expectativa é que mais de 200 de 12 municípios da planície litorânea sejam beneficiadas pela ação que acontece em alusão ao Outubro Rosa.

“A ideia do Outubro Rosa é aumentar a quantidade de exames de triagem, que é a mamografia, para aumentar o diagnóstico precoce dessas pacientes, justamente porque o câncer de mama, quanto mais precoce o diagnóstico, mas rápido é o tratamento e mais fácil é a cura”, destacou o médico oncologista, Dr. Antônio Moreira.

O trabalho irá acontecer até o próximo dia 27. As pacientes encaminhadas pelas unidades básicas de saúde dos municípios passam pelo exame no qual, através de imagem reproduzida no computador, é possível identificar melhor possíveis lesões mamárias que se não tratadas podem evoluir para câncer de mama.

E nesta terça-feira (18/10), foi a vez das pacientes da cidade de Caxingó. De acordo com o prefeito Magnum Cardoso, 18 mulheres foram beneficiadas pela ação e levadas pela equipe da Prefeitura até o hospital para realização dos exames de mamografias.

Participe da campanha

A mamografia deve ser um exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama. A recomendação é que, em especial as pacientes de 50 a 69 anos, a cada dois anos realizem esse exame de triagem. Basta se dirigir a um posto de saúde mais próximo da sua casa para tirar todas as dúvidas sobre o assunto.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Com informações da PMC e HMB

Nenhum comentário: