sexta-feira, 16 de agosto de 2019

RAPIDINHAS


Aliado?
Mais uma vez o vereador Sancho Escórcio (PV) foi visto ao lado do prefeito municipal de Buriti dos Lopes, Júnior Percy. Desta vez o parlamentar participou com o gestor buritiense de uma solenidade de entrega de um caminhão compactador de lixo para o município na capital Teresina na última sexta-feira (09).

Baque
Os comentários na cidade é que uma aliança entre os dois estaria bem encaminhada. Em seu segundo mandato como vereador, Sancho obteve nas eleições de 2016, 450 votos pelo atual grupo oposicionista de Buriti dos Lopes. Se a aliança vier a se confirmar, esse será mais um baque pesado na oposição do município que já vem perdendo muitos aliados.

Levantamento 
O blog Boca do Povo fez um levantamento de como anda a situação dos vereadores e suplentes dos dois grupos políticos de Buriti dos Lopes nos principais povoados da zona rural. E pelo que foi levantado até o momento, a oposição terá dificuldades de lançar nomes para o legislativo municipal no próximo ano em algumas comunidades. Vamos a atual situação política:

Estreito
No povoado Estreito, a situação conta com o apoio do vereador Zé Filho do Estreito que obteve nas últimas eleições 434 votos, além de outras lideranças políticas que continuam no grupo. Já a oposição, conta com o apoio do suplente Chico da Lina (129 votos), e a incógnita é o suplente Antonio Renato (130 votos) que dificilmente concorrerá ao cargo novamente.

Salgadinho
Na região do Grande Salgadinho, o grupo de situação conta com o importante apoio do vereador Dedé que obteve 659 votos em 2016. Já a oposição, até o momento conta com o apoio de Sinaura, candidata na última eleição quando obteve apenas 37 votos.

Ponte do Jandira
Já na região do povoado Ponte do Jandira, a situação continua contando com o apoio do vereador Antonio de Pádua, o “Seu Barriga” que obteve 457 votos e continua firme o apoio ao prefeito Junior Percy. Já a oposição, o único suplente daquela região, Manoel da Ponte (111 votos) também dificilmente disputará as próximas eleições. Os oposicionistas terão que trabalhar um novo nome.

Coroa de São Remígio
No povoado Coroa de São Remigio, é o local onde a oposição apresenta o melhor cenário até o momento. O grupo de situação, conta com o apoio do vereador Roberto da Coroa que obteve 401 votos nas eleições de 2016. Já a oposição, continua contando com o apoio do vereador Zé Filho da Coroa, eleito com 520 votos.

Barra do Longá
Já no povoado Barra do Longá, um dos maiores colégio eleitoral do município, o cenário atual tende a ser melhor para a situação que continua contanto com o apoio dos suplentes, Táina (352 votos), Tico (184 votos) e Raimundinho (109), além de ganhar recentemente o apoio de Branco da Barra que obteve 196 pelo grupo oposicionista. Já a oposição, seus dois suplentes, Mazé da Barra (319 votos) e Raposa (94 votos) dificilmente disputarão as próximas eleições por decisão pessoal de ambos. A Barra é mais um povoado que os oposicionistas precisarão trabalhar novos nomes.

Visão política
Em conversa recentemente com uma de nossas fontes, o ex-prefeito de Caraúbas do Piauí, Manoel Pacheco fez uma análise do atual cenário político de Buriti dos Lopes, Caxingó, Murici dos Portelas e sua terra Caraúbas. Em breve estaremos publicando qual a visão de Manoel Pacheco para as eleições do ano que vem nesses municípios.

Cocal
Quem distribuiu simpatia durante as quatro noites do Festeja Cocal foi a chefe de gabinete da Prefeitura, Fabrícia Vieira. Conhecida por seu jeito educado e atencioso, a mulher parece que caminha de vez para ser uma forte pré-candidata a prefeita do município de Cocal nas próximas eleições.

Vaias e Constrangimento
A maioria dos políticos na quarta-feira (14) em Parnaíba, estavam sem querer muitos holofotes. Os petistas e seus aliados, não se ariscaram mostrar a cara, e quem se arriscou, como foi o caso do deputado Themístocles, foi vaiado e hostilizado. Ninguém dos aliados de W. Dias enfrentou o povo. Teve parlamentar que silenciou até em suas redes sociais.

Bolsonaro fez festa para Mão Santa
Foi em vão o esforço do deputado Átila Lira (PSB), querer agregar a bancada Piauiense a comitiva do presidente Bolsonaro. Com exceção do deputado Júlio César que de teimoso, foi o parlamentar que mais se aproximou do presidente, os outros parlamentares que lá estiveram foram totalmente ignorados, e os integrantes do PSL, esses não chegaram muito perto. Já o governador W. Dias foi só um cumprimento e um gesto do tipo: “Não quero nada com você”. No frigir dos ovos, a festa foi do prefeito Mão Santa que, pela fala do presidente, ganhou publicamente um aliado. O prefeito da Parnaíba saiu fortalecido e hoje pode se dizer que os prefeitos, Firmino e Mão Santa foram os únicos que mostraram prestigio político com o homem. (Coluna do Silas Freire)



Voltamos!
Estamos de volta com nossas RAPIDINHAS. Continuamos de olho em tudo que acontece em Buriti dos Lopes, cidades vizinhas e na internet. Continue acessando as novidades do blog...

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: