terça-feira, 5 de maio de 2020

COMBATE ÀS FAKE NEWS

Rubens Vieira demente fake news e emite nota sobre barreiras sanitárias em Cocal
O prefeito esclarece também informações de que o Município teria recebido quase R$ 3 milhões para o combate a Covid-19.

O prefeito de Cocal, Rubens Vieira, desmentiu por meio de nota emitida no último domingo (03), a veracidade de uma publicação feita irresponsavelmente por um blogueiro sobre as barreiras sanitárias no município e sobre recursos que teriam sido enviados ao Município para combate ao Covid-19. O prefeito lamentou que num como esse, pessoas, usem informações falsas (fake news), de cunho meramente politiqueiro para tentar prejudicar as ações que a Administração Municipal vem tomando em relação à pandemia do novo coronavírus.


VEJA ABAIXO A NOTA:

O Prefeito Municipal de Cocal, Rubens Vieira, lamenta que em um momento tão delicado, em que as representatividades políticas precisam estar alinhadas na defesa do bem estar do cidadão cocalense, diante da crise da Covid-19, ainda existem aqueles que levantam Fakes News, de cunho meramente politiqueiro.

Dois pontos merecem esclarecimento: um, sobre as barreiras intensificadas – apenas na sexta-feira, 01 de maio, o Ministério Público Estadual emitiu recomendação para que fosse observada a quarentena mínima de 07 (sete), referente ao ingresso de pessoas no Estado do Piauí. Essa atribuição, apesar do Município, estando oficiado também o Comandante da 2ª CIA do 2º BPM de Cocal, e sendo fixado o prazo de 10 (dez) dias para adequação e manifestação sobre o acatamento das recomendações. Articuladamente, nesse período, todos os esforços estão sendo enviados para cumprimento das recomendações, e a população cocalense sentirá com brevidade os efeitos das medidas tomadas.

O outro ponto, em que se assentam infundadas informações de que o município recebeu quase três milhões de reais para o combate ao coronavírus, se trata de mais uma Fake News, pois ainda está tramitando o Projeto de Lei Complementar (PLP) 149/2019, que prevê um auxílio emergencial da União aos Municípios e estados. Na data de ontem, 02 de maio, a matéria foi votada no Senado federal e sofreu várias alterações em sua tramitação, fazendo com que o rateio de uma parte do pacote financeiro fosse modificado durante a votação, reduzindo a participação dos Municípios. Assim, ainda não é possível dizer se ou o quanto os Municípios receberão. Esperando-se que nesta segunda-feira, 04 de maio, o projeto tramite na câmara dos Deputados e, apenas depois da sanção ou veto presidencial, todas as informações serão conhecidas pelos gestores municipais, inclusive sobre o Município de Cocal, e a população brasileira, no tempo devido. 


Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Com informações da ASCOM

Nenhum comentário: