domingo, 25 de novembro de 2012

NOVOS GESTORES TERÃO DIFICULDADES

Prefeitos derrotados no Piauí estão abandonando cidades
Gestores alegam que a culpa é o TCE por bloquear as contas da Prefeitura. Em Caxingó existem relatos de atrasos nos salários dos servidores.

A maioria dos prefeitos derrotados nas eleições 2012 está abandonando os municípios e deixando serviços essenciais paralisados e funcionários públicos sem receber pagamento. Boa parte desses municípios está com prédios públicos fechados por corte no fornecimento de energia elétrica, devido à inadimplência com a Eletrobras. Há administrações que estão funcionando na casa dos próprios prefeitos, porque as Prefeituras estão fechadas por falta de luz.

Com os prédios públicos fechados, os prefeitos eleitos estão recorrendo à Polícia para adentrar nos prédios e denunciando os casos ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Essa herança pode inviabilizar as futuras administrações. Os prefeitos em fim de mandato se defendem responsabilizando os órgãos de controle, como o TCE e o Ministério Público Estadual, alegando que as contas bancárias estão bloqueadas e não podem efetuar pagamento de fornecedores e servidores.

Cidade de Caxingó passa por dificuldades
O TCE está bloqueando as contas das Prefeituras cujos prefeitos não estão colaborando com as equipes de transição ou estão atrasando salários dos servidores. Mais de 15 Prefeituras tiveram as contas bloqueadas. Em alguns municípios, o atraso nos salários chega à quatro meses.

No município de Caxingó, várias denúncias já chegaram até a redação do Portal Boca do Povo, dando conta de que servidores efetivos e alguns prestadores de serviços estão com pagamentos atrasados. A prefeita eleita Rita Sobrinho (PT) teme que as dificuldades financeiras que o município vem enfrentando nesta reta final de gestão, atrapalhe seu início de governo.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo) com informações do Diário do Povo

Nenhum comentário: