terça-feira, 1 de outubro de 2013

OS MAIS POBRES NÃO VÃO PAGAR A TAXA!

Prefeitura de Buriti dos Lopes isenta mais de 700 famílias da taxa de iluminação pública
“Estamos beneficiando quase 20% dos consumidores, ou seja, praticamente o equivalente a população inteira dos povoados Coroa de São Remígio e Barra do Longá com essa medida”, frisou o prefeito.

Prefeito isenta os mais pobre da cidade da taxa
O prefeito de Buriti dos Lopes, Bernildo Val, se reuniu na última sexta-feira (27), com os 07 vereadores buritienses que fazem parte da base aliada para fazer um breve relato da situação administrativa e financeira do município e também para encaminhar o projeto que altera a Lei da Contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública (COSIP).

De acordo com o projeto encaminhado pelo executivo, os usuários de baixa renda que consomem de zero a 30 kilowatts (kWh) serão isentos da taxa de iluminação pública. A medida beneficia mais de 700 famílias carentes de Buriti dos Lopes (VEJA NÚMEROS ABAIXO). “Estamos beneficiando quase 20% dos consumidores, ou seja, praticamente o equivalente a população inteira dos povoados Coroa de São Remígio e Barra do Longá com essa medida”, frisou o prefeito.

Esse projeto altera a Lei Municipal 347, ou seja, após 09 anos vai promover um reajuste linear na taxa de iluminação pública das 4.090 unidades consumidoras de Buriti dos Lopes.  “O ajuste é uma orientação da Eletrobrás para que a gente possa regularizar a situação do município junto ao órgão federal. Estamos devendo mais de R$ 4 milhões e precisamos parcelar essa dívida deixada pela gestão anterior”, comentou o prefeito.

Além da isenção dos mais pobres com a contribuição, o projeto aumenta o percentual para aqueles que consomem mais. A contribuição para esses consumidores vai para 18% e as indústrias e os grandes consumidores para 22%.

Vale lembrar que essa medida adotada pelo executivo de Buriti dos Lopes já vem sendo adotada pela maioria dos municípios piauienses que tinham suas contribuições baixas. Mesmo com esse aumento, Buriti dos Lopes continua sendo uma das cidades a cobrar a menor taxa de iluminação pública da região.



Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo) / Fonte dados: Eletrobras-DCA

12 comentários:

MARIA LUIZA disse...

QUER DIZER ENTÃO QUE ESSAS 700 FAMÍLIA NÃO REPRESENTAM NADA PARA A VEREADORA IRANILDES E JAQUELINE?
PORQUE EU LENDO SEMANA PASSADA UMA MATERIA NO BLOG DA OPOSIÇÃO E FIQUEI INTRIGADO COM ESSE TRECHO.

VEJA O QUE ELES DISSERAM NA MATÉRIA: "Outro ponto relatado pela parlamentar foi a isenção da taxa para consumidores de até 30 kWh mês, o que não beneficiará ninguém e que foi ressaltado pela parlamentar Elcira , como se fosse algo de grande benefício à população."

E AGORA VEREADORAS VOCÊS VÃO CONTINUAR DIZENDO QUE ESSE POVO É NINGUÉM?
TÔ PASMA!!!!!!

Paulo silva disse...

quer dizer que 700 famílias para as vereadoras de oposição não são NINGUÉM? bem lembrado o comentário acima. parabéns pela matéria esclarecedora porque o que eles tem feito muito é mentir por ái.

Lucas Sousa disse...

EU GOSTARIA DE LEMBRAR PRA ESSAS VEREADORES QUE ATUALMENTE TODO MUNDO PAGA ESSA TAXA DE ILUMINAÇÃO E AGORA O PREFEITO TA ISENTANDO MUITA GENTE NO MUNICÍPIO. SERÁ QUE ELAS NÃO ESTÃO VENDO ISSO?

Suely Santos disse...

veja 700 famílias de baixa renda são isentadas por esta lei , agora veja meus amigos as vereadoras foram contra os mais carentes , será que estas vereadoras sempre vão ser do contra até mesmo se tratando de pessoas carentes ou será que elas vão continuar quanto pior melhor, será ?

Francinete Fontinele disse...

Estas vereadoras tem que procurarem uma ocupação passam o dia inteiro tentado prejudicar uma administração que vem dando certo vcs tem que se preocuparem é com os balancetes de novembro e dezembro de 2012 e o balanço geral de 2012 se vcs realmente querem o bem de nossa cidade ajude a encontrar os balancetes porque vcs na época também eram vereadoras e tem uma que o marido vendeu um terreno sem licitação .

Fernanda Maria disse...

Tudo eu poderia esperar destas vereadoras menos ficar contra os mais pobres 700 famílias e quase a metade dos consumidores, vcs cada dia que passa se ferram mais.

Antonio Jose da Silva disse...

Estas vereadoras tinha era que dizer ao povo onde esta o dinheiro da creche, da rodoviária, das reformas dos postos de saúde, da quadra do salgadinho e da quadra da coroa e dos calçamentos da localidade Barra do longá, porque será que elas se calam com absurdo desse vamos investigar auguma coisa esta errado com o comportamento desta vereadoras elas querem dar demonstração que só agora estão legislando esquecendo todos os podres da administração passada.

Paulo Cesar disse...

Quem são estas vereadoras?
De onde vieram ?
Qual o interesse delas ?
O que fazem ?
Fica as perguntas além de ganharem o dinheiro publico votam contra os mais carentes o que esperar destas vereadoras, me sinto traído porque votei em uma delas espero que ela venha outra vez em minha porta fazendo discursos e atacando administração A e B .

Maria dos Romedios disse...

rpz num adianta que essas vereadoras não tem compromisso com o município elas não tão nem aí se o município ta endividado ou nao se o projeto vai beneficiar pobre ou rico.
como já dizem por aí e´a turma do quanto pior melhor.

Vagner Santos da Silva (De olho no Facebook) disse...

Quero ver agora o que elas vão dizer já que a Eletrobras disse que atualmente mais de 700 domicilios no município estão nessa faixa de até 30kW.
Será que vão dizer que é criação da Eletrobras e que essas famílias não existem?
É BOM QUE A POPULAÇÃO SAIBA QUE ATUALMENTE TODO MUNDO PAGA A TAXA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA E AGORA CENTENAS DE FAMÍLIAS NÃO VÃO PAGAR.
Famílias essas carentes e na sua grande a maioria beneficiária do Bola Família.
Está vendo aí Senhor Carlos Roberto dos Santos Pires ou melhor: Pires. Não adianta ficar pedindo pra vereadora Iranildes fazer cálculos não que a verdade é essa.

Flavio Mendes disse...

Estas vereadoras tem que investigar é o enriquecimento de comerciante que só tinha uma muda de roupa e agora é dono de quase todo Buriti de onde veio tanta riqueza em tão pouco tempo, Ministério Publico, Policia Federal , Secretaria da Receita Federal e Secretaria Estadual de Fazenda investigue Urgente este empresário e suas firmas em nome de terceiros.

Andre Marçal disse...

Vereadoras tenham a humildade de voltarem para sala de aula lugar onde vcs nunca deveriam ter saído isso é se algum dia estiveram lá porque vcs deixa muito a desejar só dão mancadas isso é muito feio para quem diz ser representante do povo.