sexta-feira, 6 de março de 2020

RAPIDINHAS


VOLTAMOS!
Estava com saudades? Chegou o dia de mais uma edição das Rapidinhas da Política. Nesta edição, vamos abordar questões que norteiam à política em Buriti dos Lopes e algumas cidades da planície litorânea.

POLÊMICA I
O engenheiro buritiense e servidor público federal, radicado em Fortaleza - CE e polêmico por suas publicações em redes sociais, Hermann Diniz, voltou a usar sua página no Facebook para denunciar fatos inverídicos que acontecem no município de Buriti dos Lopes. O alvo mais uma vez foi o ex-prefeito Bernildo Val.

POLÊMICA II
Desta vez, em vídeo, o engenheiro desmentiu uma nota publicada pelo ex-prefeito em suas redes sociais e que posteriormente virou matéria no blog da oposição. Segundo Hermann, a matéria intitulada “Ex-Prefeito Bernildo Val consegue instalação de uma torre telefônica na localidade Barra do Longá”, é uma farsa, ou seja, pura mentira plantada pela oposição para tentar ludibriar os moradores do povoado.

POLÊMICA III
Com documentos em mãos e explicando calmamente a verdade dos fatos, Hermann Diniz cita até mesmo um documento publicado em que a própria companhia telefônica (Claro) diz que não tem interesse em instalar tal torre naquela comunidade. O vídeo vem fazendo tanto sucesso que circula em diversos grupos de Whatsapp de Buriti dos Lopes e vem deixando moradores de Barra do Longá chateados com a mentira plantada pela oposição. O engenheiro diz que pegou a oposição na mentira de novo.

BURITI DOS LOPES I
Segundo informações repassadas ao blog nesta semana por fontes seguras, a suplente de vereadora e atual presidente da Colônia de Pescadores Z4, Deusa de Moraes, teria fechado acordo e apoiará a reeleição do prefeito Júnior Percy. Mesmo com diversas insistências por parte do ex-prefeito Bernildo e até mesmo do deputado Dr. Hélio, Deusa teria decidido seguir com o grupo ao qual faz parte, após consultar seus familiares e apoiadores. A fonte nos disse: “É como diz o ditado popular, prego batido, ponta virada. A mulher segue com o Peixe”.

BURITI DOS LOPES II
Não foi visto com bons olhos por alguns oposicionistas os boatos que circularam na cidade e região que o radialista Pedro Guimarães poderia ser o indicado para vice na chapa do ex-prefeito Bernildo Val. Segundo nos foi repassado, tão logo a notícia circulou nas redes sociais, a ciumeiras foi geral por parte de alguns do grupo que tentam beliscar essa vaga.

BURITI DOS LOPES III
Com o grupo governista praticamente fechado, já que dificilmente o prefeito Júnior Percy perderá alguma liderança que lhe apoiou na eleição de 2016, resta à oposição correr contra o tempo e buscar um nome que agregue dentro do próprio grupo. O blog foi informado que o vereador Bené Ibiapina está de olho na vaga e só abriria mão se fosse para algum nome forte da situação.

BURITI DOS LOPES IV
Mostrando-se um prefeito incansável, Júnior Percy segue sua rotina de trabalho intenso durante a semana e tem aproveitado os finais de semana para visitar a zona rural e conversar com populares, correligionários e lideranças políticas. Tudo para não deixar ‘sobrar’ nada para a oposição. Considerado uma das maiores surpresas da política dos últimos anos, Júnior chega a visitar até cinco povoados por dia nos finais de semana. “O Menino tá com pique!”

BURITI DOS LOPES V
O radialista e blogueiro, Jessé Brother confirmou ao blog que é pré-candidato a vereador pelo município de Buriti dos Lopes. Representante das comunidades Carrasco, Novo Jatobá e Buritizinho, Jessé nos informou que vem com garra e muita vontade de trabalhar pela sua região e, anunciou que irá se filiar ao Progressistas, partido do prefeito Júnior Percy. O homem já tem até a música na ponte da língua: “a galera do interior, é Brother”.

BURITI DOS LOPES VI
A oposição de Buriti dos Lopes anda numa choradeira doida no Facebook que tem hora que a gente pensa que vai alagar tudo, de tanto choro. Qualquer movimento do grupo governista tem sido motivos pra “mimimi, bububu, blablabá”. Se continuar assim, vai faltar chupeta nos comércios no período eleitoral. E o pior, são os mesmos... aquela dúzia que fica sempre de plantão.

COCAL I
Mês passado falamos aqui nessa coluna que o prefeito de Cocal, Rubens Vieira, era a maior liderança política daquele município. Os números divulgados pela pesquisa do Instituto Credibilidade, realizada nos dias 15 e 16 de fevereiro, divulgada no último dia 23/02 e registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número PI-03052/20200, confirma o que havíamos falado. Segundo o levantamento, a gestão do prefeito Rubens tem aprovação de 72,29% dos entrevistados pelo Instituto.

COCAL II
Aprovação da gestão do prefeito reflete na capacidade de Rubens para transferência de voto. Dos eleitores ouvidos pelo Credibilidade, 54,57% disse votar em um candidato apoiado pelo atual prefeito. Para 16,86%, depende do candidato, apenas 18,86% disse que não votaria, e 9,71% não soube ou não quis opinar.

COCAL III
Já na pesquisa de intenção de votos, visando às eleições deste ano, os números foram um verdadeiro balde de água fria na oposição. Após a divulgação do levantamento, a oposição murchou de vez, parece ter perdido o ânimo, ou estaria procurando uma forma de tentar se levantar depois da “paulada” que foi os dados divulgados. Ao que tudo indica, se não houver um fato novo para acontecer uma reviravolta, o prefeito caminha a passos largos para eleger seu sucessor.

COCAL IV
Segundo o Instituto Credibilidade, o atual vice-prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato, pré-candidato apoiado pelo prefeito Rubens Vieira, foi o nome mais citado na pesquisa. Segundo o levantamento, Nonatinho lidera na pesquisa estimulada, com 62,86% de intenção de voto, em seguida vem Dr. Cristiano, com 19,14%, depois Gilson da Serraria com 1,71% e Elizeu Veras não pontuou. Os indecisos somam 12,29% e os que responderam nenhum/nulo/branco, 4%.

CAXINGÓ
O pré-candidato a prefeito pelo município de Caxingó, Magnum Cardoso, bateu recorde de audiência na semana passada quando foi entrevistado em programa da TV Internet Multiplik de Buriti dos Lopes. Segundo dados divulgados pelos responsáveis, a entrevista do pré-candidato foi a de maior audiência registrada até os dias de hoje. Pelo jeito, o povo estava ligado no que o jovem iria falar. A entrevista teria registrado mais de mil comentários e mais de 100 compartilhamentos somente no Facebook.

CARAÚBAS DO PIAUÍ
Já nesta última quarta-feira, dia 04, o entrevistado do mesmo programa na TV Multiplik foi o atual prefeito de Caraúbas do Piauí, Caburé. Só que o gestor não conseguiu dá a mesma audiência a TV. Pelo jeito, os moradores de seu município não estavam interessados no que o prefeito iria falar. Segundo os idealizadores do programa, a ideia é levar todos os pré-candidatos a prefeito da região ao programa nas próximas semanas. Querem entrevistar todos. Vamos aguardar para saber ao final quem será o campeão de audiência.

MURICI DOS PORTELAS I
A política no município de Murici dos Portelas esquentou de vez e a coisa parece que ficou preta para o lado da ex-prefeita Auridéa Santos Portela. Segundo matéria que circulou nos últimos dias nos principais veículos de internet do estado, a Câmara do Tribunal de Justiça do Piauí condenou a ex-prefeita a 5 anos e 5 meses de prisão.

MURICI DOS PORTELAS II
Segundo publicações, a ex-prefeita Auridéa, não conseguiu reverter todas as condenações impostas à sua pessoa por atos praticados ainda em 2007, quando foi acusada pela prática de 5 tipificações penais diferentes, entre elas, o da prática de crime contra a lei de licitações por 71 vezes nesse mesmo ano. No julgamento da primeira instância, em 2017, ela foi absolvida de 2 crimes e condenada em 3 deles, recebendo uma pena inicial de 12 anos e 11 meses de detenção em regime semiaberto. Ela então recorreu ao TJ-PI e conseguiu a absolvição em duas tipificações penais, por crimes de responsabilidade.

PARNAÍBA
O governador decidiu entrar em campo na eleição de prefeito em Parnaíba. Wellington Dias defende a base aliada em torno de um único candidato. O mais cotado é o ex-prefeito Zé Hamilton, suplente de senador pelo PTB. O primeiro 'tete a tete' para tratar do assunto ocorreu em Teresina, num encontro no escritório da residência do governador. Zé Hamilton, até pelo estilo de atuar na política, ainda não confirmou pré-candidatura, aguarda consenso no bloco de oposição ao prefeito Mão Santa (DEM). Na base aliada ao Karnak, o deputado estadual Dr. Hélio (PL) e o secretário de Saúde, Florentino Neto (PT), também são opções de candidatura majoritária de oposição em Parnaíba. (Elivaldo Barbosa)



CONTINUE AQUI...
Continuamos de olho em tudo que acontece em Buriti dos Lopes, cidades vizinhas e na internet. Continue acessando as novidades do blog...

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: