sexta-feira, 20 de março de 2020

RAPIDINHAS


VOLTAMOS!
Chegou o dia de mais uma edição das Rapidinhas da Política. Nesta edição, vamos abordar questões que norteiam à política em Buriti dos Lopes e algumas cidades da região norte do estado do Piauí e notícias sobre a repercussão de um possível adiamento das eleições vindouras.

ELEIÇÕES 2020 I
O deputado Júlio Delgado, do (PSB-MG), é o primeiro congressista a defender publicamente que as eleições municipais, marcadas para outubro, sejam adiadas, em razão da pandemia do novo coronavírus. Nos últimos dias, o cenário atual acendeu o alerta em dirigentes partidários quanto a esse assunto — há uma série de prazos legais que precisariam ser respeitados na pré-campanha. Delgado, assim como tantos outros colegas da Câmara, também defende que os recursos do fundo eleitoral possam ser destinado para o enfrentamento da Covid-19.

ELEIÇÕES 2020 II
Já o deputado João Henrique Caldas (PSB-AL) fez uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral sobre possíveis impactos da pandemia do coronavírus nas eleições municipais de outubro. O parlamentar questiona se existem instrumentos legais para modular o calendário eleitoral em caso de emergência sanitária que impeça a reunião de pessoas. Ao TSE, JHC afirma que o processo eleitoral em um país como o Brasil é bastante oneroso e que, portanto, não devem pairar dúvidas sobre sua realização, sob pena de desperdício de dinheiro público.

ELEIÇÕES 2020 III
Quem também falou sobre o tema foi o presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, em entrevista ao cidadeverde.com, ele afirmou que a possibilidade de cancelar as eleições, devido a pandemia de coronavírus, é real. Ele afirma que os principais líderes dos partidos já discutem essa possibilidade. "É uma situação que tem que ser analisada com muita calma, sem oportunismo. É uma situação real que pode acontecer. Não há nenhuma definição. Os presidentes de partido já estão começando a dialogar sobre isso. Não é só o parlamento que decide. Temos que analisar a questão da Justiça Eleitoral", afirma. Ciro afirma que os partidos foram prejudicados na pré-campanha. "A pré-campanha fica prejudicada. Mas e para todos e não só para um. Temos que avaliar. A campanha só são 45 dias", destacou.

BURITI DOS LOPES I
O final de semana passado foi movimentado no cenário político de Buriti dos Lopes. Governistas e oposicionistas realizaram atos de filiações partidárias no mesmo ginásio esportivo, mas em dias diferente. A oposição destinou o sábado para seu evento, já a situação realizou sua movimentação política no domingo.

BURITI DOS LOPES II
Segundo comentários de pessoas que estiveram nos dois eventos, os governistas mostraram força e mesmo em uma tarde/noite de domingo conseguiram levar mais gente ao ato político. O bairro Outro Lado da Passagem, local do evento ficou pequeno e a praça e sua principal rua, foram tomadas por uma multidão de simpatizantes do prefeito Júnior Percy. Os mais brincalhões diziam: “nesse momento tem oposicionista no caldo de peteca”.

BURITI DOS LOPES III
Bernildo Val prometia levar um grande número de políticos que iriam declarar apoio a sua pré-candidatura a prefeito do município, mas, o que se viu, foi apenas a participação dos já conhecidos e antigos aliados, deputados Georgiano Neto e Júlio César. A única surpresa foi à presença do “queimadíssimo” secretário estadual de Saúde e ex-prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, que para muitos, é melhor manter distância se não quiser ficar com o “filme queimado”. 

BURITI DOS LOPES IV
Já o prefeito Júnior Percy, que além de chegar ao evento acompanhado de seus 8 (oito) vereadores da base aliada e três ex-prefeitos, ainda trouxe para seu ato de filiação, o senador Ciro Nogueira, deputada federal Iracema Portela, deputado federal Flávio Nogueira e os deputados estaduais Júlio Arcoverde e Flávio Nogueira Júnior. Um aliado chegou a este blogueiro e falou: “isso não é um time, está mais para uma seleção”.

BURITI DOS LOPES V
Quatro vereadores do município de Buriti dos Lopes ligado à ala do prefeito Júnior Percy, migraram para o Progressistas do senador Ciro Nogueira. A vereadora Elcira Percy deixou o PSB, já Dandim saiu do MDB, Dedé do PTB e Sancho Escórcio do PV.

BURITI DOS LOPES VI
Já os outros quatro vereadores restante que compõe ala governista do prefeito Júnior Percy se filiaram ao Republicanos, que em breve será comandado no Piauí pelos deputados Flávio Nogueira e Flávio Nogueira Júnior. A presidente da Câmara, Jaqueline Brito deixou o PDT, já Jefferson Chaves saiu do PTB, Seu Barriga do PR e Roberto da Coroa do MDB.

BURITI DOS LOPES VII
Uma ala do PT que apoia a pré-candidatura de Bernido Val, em Buriti dos Lopes, quer indicar o vice na chapa do ex-prefeito. O problema é que a maior ala do partido no município fechou apoio à pré-candidatura a reeleição do prefeito Júnior Percy. Ao que tudo indica, vem confusão por aí.

BURITI DOS LOPES VIII
O blog tomou conhecimento que uma reunião para definir o destino do partido nas eleições vindouras aconteceu na noite da última quarta (18), mas, não houve consenso. Como não houve acordo entre os petistas, o recém eleito presidente do Diretório Municipal, o médico Dr. Marçal teria renunciado ao cargo. A indefinição continua!

BURITI DOS LOPES IX
Correndo desesperadamente atrás de apoio para sua pré-candidatura às eleições deste ano e com um time enfraquecido. O ex-prefeito Bernildo Val, cansado de correr atrás do ex-governador Zé Filho, resolveu escalar um “time” para tentar angariar o homem para seu palanque. Em rede social, o ex-vereador (irmão do BV) anunciou que fecharam apoio para as eleições deste ano. Mas, entramos em contato com pessoas ligadas a ex-prefeita Ivana Fortes (braço direito do Zé no município) que negaram tal acordo. A pergunta é: de que lado fica o Zé?

BURITI DOS LOPES X
Reeleita prefeita de Buriti dos Lopes em 2008, com uma votação esmagadora (mais de 2.300 votos de maioria), a ex-prefeita Ivana Fortes, em seu discurso no ato político do Progressistas no município no último domingo (15) levantou a multidão presente quando disse que a dupla de pré-candidatos Júnior Percy e Jarbas Filho caminha a passos largos para bater seu recorde. Segundo Ivana, se as eleições fossem hoje, a maioria a favor da dupla seria de cerca de 3 mil votos. Momento que arrancou gritos eufóricos do público presente.

CAXINGÓ
O palanque de oposição ao prefeito Washington Luiz (PSD) já foi anunciado e será liderado pelo ex-secretário municipal de Saúde, Magnum Cardoso (Progressistas). Na companhia de vereadores, ex-prefeito, políticos do município e região, foi lançada sua pré-candidata em Caxingó. Magnum terá a advogada Jackline Lima como companheira de chapa. O ato foi prestigiado pelo presidente estadual do Progressistas, deputado estadual Júlio Arcoverde, e os deputados federais Flávio Nogueira e Iracema Portela e o deputado estadual Flávio Nogueira Júnior.

MURICI DOS PORTELAS
Chegou à informação até esta redação que após anunciar sua ex-esposa como sua pré-candidata a prefeita do município, o prefeito Ricardo Sales (PSD) estaria próximo de perder importantes aliados. Figuras de grande representatividade em Murici dos Portelas não teriam ficado satisfeitas e ameaçam rompimento.

COCAL
O vice-prefeito e pré-candidato a prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato (PT) que tem o apoio do prefeito Rubens Vieira, continua suas andanças pelo município em busca de apoio visando às eleições deste ano. Em suas redes sociais nesta semana, o pré-candidato anunciou que esteve recebendo o apoio de Raimundo Delfino da região do povoado Campestre. O mais novo apoiador é um grande defensor do desenvolvimento para as comunidades.

PIRACURUCA
Em Piracuruca, região norte do Piauí, o Solidariedade lançou pré-candidato a prefeito e vice. "O vereador Franklin, conhecido como  o “Garoto”, é nosso pré-candidato ao executivo municipal, com o pastor Moisés Pinto de vice. Nosso partido fará o grande diferencial nestas eleições municipais", promete o deputado Evaldo Gomes, presidente estadual do Solidariedade.

LUÍS CORREIA
A pré-candidata Maninha (PL) conquistou adesão do vereador Carlitos. Segundo o deputado estadual Dr. Hélio (PL), a pré-candidata já conta com apoio da maioria dos vereadores e está consolidada no eleitorado de Luís Correia. O registro da adesão do vereador ao palanque de oposição ao prefeito Kim do Caranguejo circulou durante a semana nas redes sociais.

PARNAÍBA I
A direção municipal do Podemos já bateu o martelo: vai apoiar a reeleição do prefeito de Parnaíba, Mão Santa (DEM)  O partido, que é dirigido no Estado pelo senador Elmano Férrer, é aliado de Mão Santa e reforçará o palanque da situação em Parnaíba.

PARNAÍBA II
O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, que chamou o vírus Covid-19 de boiola e lançou o perigo para o Congresso, agradou o presidente Bolsonaro, que tenta minimizar a doença, que é perigosa, mas também não é o fim que a Globo quer transformar. O prefeito não tinha agenda com o presidente e foi chamado às pressas para o planalto, onde chegou de óculos escuros, parecendo se proteger de uma conjuntivite e não do Covid-19. No encontro, o gestor parnaibano ganhou garantias do mito para investimentos em obras de infraestrutura na cidade, além disso, confirmou a presença de Bolsonaro em seu palanque. Se o vírus é boiola, eu não sei, mas nesse caso, Parnaíba é quem sai ganhando.



CONTINUE AQUI...
Continuamos de olho em tudo que acontece em Buriti dos Lopes, cidades vizinhas e na internet. Continue acessando as novidades do blog...

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: