sábado, 2 de abril de 2011

CARTA AO EDITOR

Leitor do Boca do Povo que reside nos EUA envia carta ao Portal
Caro Frank Cardoso,

Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho de utilidade pública que ora prestas a sociedade buritiense, através das matérias veiculadas no PORTAL BOCA DO POVO.  Tomei a iniciativa de lhe escrever não só pelo fato de você ser meu irmão, mas por reconhecer que, enfrentando toda a precariedade de uma cidade pequena como Buriti dos Lopes e, principalmente conhecendo a realidade de seus recursos, você ainda consegue se sobressair de maneira brilhante a ponto de estar incomodando certas pessoas que não gostam que a realidade venha à tona, através de sua opinião, criatividade e iniciativa. É bem verdade que você não tem nível superior nem na área que está atuando atualmente (jornalismo), e nem em qualquer outra, mas isso em nenhum momento vai desmerecê-lo, afinal, nosso último presidente da República não tinha nível superior e governou o Brasil de forma brilhante a ponto do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama dizer: “Esse é o cara! Eu adoro esse cara!".  Obama fez o comentário em uma roda de líderes mundiais, pouco antes do início da reunião do G20, em Londres, inclusive Lula deixou o governo com um índice de aprovação jamais visto na história brasileira (84%).  O estudo é fundamental na vida do ser humano, isso é fato, pois através dele se adquire a sabedoria, porém, conhecimento e inteligência também são essenciais; esses dois substantivos fazem o diferencial na vida das pessoas, principalmente nos dias atuais e de uma coisa ninguém deve duvidar de que você tenha ambos.

Continue com seu trabalho, expondo e defendendo suas idéias sem denegrir a imagem de ninguém, afinal, vivemos em uma democracia e a nossa carta magna é bem explícita em seu Art. 5º, inciso IV; é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; a maioria de seus leitores manifesta apreço pelo conteúdo e isso é o que interessa. Quem não gostar e não quiser ler o material publicado tem em mãos uma ferramenta fácil de manusear chamada “mouse”; é só usá-la de forma adequada e não clicar no endereço do Blog e ver outro conteúdo que achar conveniente, o mesmo se orienta a quem estar vendo TV e não gostar da programação; existe um acessório chamado “controle” que com um simples clique você tem a oportunidade de transferir para algo mais proveitoso; eu, por exemplo, não consigo assistir jogos na Bandeirantes quando o ex-jogador Neto está comentando, acho-o muito arrogante e enjoado, mas não o critico, simplesmente mudo de canal, afinal é o pensamento dele, que eu não concordo, porém, respeito. E se a emissora o mantém no ar, mesmo com inúmeros e-mails contrário a permanência dele, é porque a linha editorial da Band está voltada à polêmica e o ex-jogador tem essa característica, desde quando jogava e a executa muito bem durante as transmissões.

O tal “crítico do Portal” a quem você se referiu na última carta aos leitores tem que entender que você está fazendo simplesmente um serviço de utilidade pública, pois até hoje não vi, desde que o Blog foi ao ar, nenhuma matéria denegrindo e/ou caluniando alguém, sempre vocês publicam as reivindicações da população, ilustradas com fotos, e conseqüentemente cobram as providências das autoridades públicas municipais e/ou estaduais.  O que tem de mais nisso? Nada. Quanto ao mesmo afirmar que as matérias têm cunho tendencioso, pois estás beneficiando um determinado grupo político, devo informar-lo que todo órgão de imprensa tem sua “linha editorial” direcionada à forma de pensar do responsável e idealizador; é assim com as Organizações Globo, é assim com a Record, é assim com o SBT e por ai vai... Os grandes portais de notícias como o G1, o R7, o UOL, o Terra e o próprio MEIO NORTE ai do Piauí têm suas respectivas linhas editoriais voltadas àquilo que eles defendem e acham que é correto. Isso é normal nesse meio. Foi assim em 1989 quando a Globo, inconformada com o desempenho do então operário Lula, no último debate diante de Fernando Collor, exigiu ao jornalista Alexandre Garcia que redigisse um editorial para o Jornal Nacional do dia seguinte falando que o Collor tinha se sobressaído melhor que Lula, enquanto que a verdade foi outra, uma vez que o “Dr. Roberto” tinha interesse na vitória de Collor de Mello. Quanto a ele querer saber sobre seu interesse futuro nisso tudo já é querer entrar demais na intimidade das pessoas, afinal, quem no seu íntimo não tem pretensões para o futuro; o ser humano, por si só, é cheio de desejos que são impublicáveis.

Não desanime; não se deixe abater por críticas infrutíferas; continue fazendo seu trabalho de forma imparcial, porém, defenda sempre suas idéias. Nunca perca sua essência, isso é fundamental para um formador de opinião e o mais importante de tudo: NUNCA tenha medo do futuro, pois terá medo do futuro aquele que não compreender que o mundo mudou definitivamente. Diz-se que a única certeza estável é a incrível velocidade com que o mundo muda. E essa mudança trouxe consigo algumas conseqüências fundamentais. Não há mais espaço para os arrogantes, para os que pensam ser mais do que os outros. Não há mais espaço para os que não desejam aprender, achando que sabem tudo num mundo em que o novo nos obriga a aprender todos os dias. Não há mais espaço para os que não investem em si mesmo, empregando tempo e recursos no auto-aperfeiçoamento em todos os aspectos, pessoal e profissional. Não há mais espaço para os preguiçosos, cansados e pouco comprometidos com aquilo que fazem, nem para os que têm pouca humildade no trato com os subordinados ou colegas de trabalho. Não há mais espaço para os medíocres. Neste milênio, ninguém terá o direito de pensar pequeno, fazer coisas pela metade, não se envolver, não participar, não lutar e você com sua ínfima equipe está de parabéns, pois inovou na forma de fazer mídia na cidade de Buriti dos Lopes e não está se deixando abater com essas críticas infundadas.  
Defendo que o espaço destinado aos comentários seja mais aproveitado pelos leitores expressando suas respectivas idéias acerca dos assuntos publicados e não para baixarias e xingamentos, como muitos querem utilizar e você está correto em não publicar comentários ofensivos, cuja intenção é apenas denegrir a imagem das pessoas, isso foge completamente o que prega o Estado democrático de direito, cujo objetivo é garantir o respeito das liberdades civis, ou seja, o respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais, através do estabelecimento de uma proteção jurídica.
Parabenizo-lhe também pela série de reportagens feita nos bairros (BOCA DO POVO NOS BAIRROS), pois nos últimos vinte anos temos visto nossa pequena cidade ser absorvida pela expansão dos bairros, os famosos “subúrbios” das grandes cidades. Temos testemunhado o desaparecimento de belas paisagens, como os buritizais, o brejo e alguns riachos que sucumbiram ao avanço das casas construídas em meio a uma deficitária infra-estrutura, porém, o poder público municipal não deu a devida atenção ao crescimento desordenado dos bairros e a população está sendo obrigada a viver em situação precária, sem água, luz elétrica, saneamento básico, saúde, transporte, educação, dentre outras garantias fundamentais previstas na Constituição. É triste concordar que em Buriti atualmente nem o básico funciona, conforme as reportagens constataram até agora. Não adianta “tampar o sol com a peneira” e achar que a situação não existe é inadmissível; ela é visível; ela é palpável, até porque os fatos falam mais do que palavras.  E através desse tipo de reportagem os buritienses que estão fora de sua terra natal, em qualquer parte do mundo, estão podendo ver a realidade nua e crua de nossa cidade, cuja evidência de abandono do poder executivo municipal é visível e incontestável em cada reportagem exibida. Parabéns pelo pioneirismo nesse tipo de denúncia. 

Queria estar ai para te dar um abraço, mas infelizmente ainda estou do outro lado do Atlântico a muitas milhas de distância do meu querido Buriti dos Lopes, mas se Deus quiser em breve estaremos juntos; Eu, você e toda a família reunida para matarmos a saudade e colocarmos as conversas em dia.  Foi muito bom e prazeroso ter vivido por quase 6 anos longe de minha pátria, pois tive a oportunidade de conhecer outra cultura, outros costumes, outros comportamentos, outras leis e outra língua. Constatei que Jô Soares estava corretíssimo quando mencionou que “A corrupção não é uma invenção brasileira, mas a impunidade é uma coisa muito nossa.” Aqui, felizmente as coisas funcionam e a lei é executada sem piedade tanto para pobres, ricos, afro-descendentes e brancos. Aprendi muito com os americanos e retornarei ao meu país sabendo que muita coisa mudou desde 2006, porém, consciente de que mudanças ainda são necessárias acontecer em todos os setores para que deixemos de ser considerados apenas “emergentes” e sejamos integrantes do famoso G8, grupo internacional que reúne os sete países mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo, mais a Rússia. Finalizo, parafraseando dona Chica Belina que há muito tempo escreveu: “...  Buriti nós te amamos, com alegria os teus filhos, desejam-te a paz cresces sob as vistas da virgem. Que abençoa esta terra bendita ajuda-nos com civismo a plantar, a plantar a bandeira da esperança...”

Um grande abraço. Fica com Deus!
Domingos Cardoso Filho
(buritiense com muito orgulho – Atlanta, USA)

12 comentários:

Izael Miranda disse...

Parabéns Domingos Filho (padrinho)!!!
Saudades, lembro-me dos dias de passeio pela capital federal, muito bom, era uma criança, mas sentia a energia da inteligência desse ser humano, me orgulho muito por ser meu padrinho, apesar de muitos anos sem sintonia, me refiro a você da mesma forma que Barack Obama se referiu ao Lula!!!
"Esse é o kara", rsrsr!!!
Parabéns pela escrita da carta, foi muito feliz em tudo que escreveu!!!

Silmara Cardoso disse...

Parabéns Tio Filho pelas lindas palavras!
Você como sempre impressionando e emocionando à todos com suas palavras.

magnum cardoso disse...

parabens tio filho,vc era para ser um jornalista,pois escreve e expressa muito bem as suas palavras.todos nós temos orgulho de vc.estamos todos esperando a sua volta aqui em buriti,iremos fazer a maior festa quando chegar.vc está fazendo muita falta.toda a familia senti orgulho de como vc é, pois vc é o pai,é´o tio,é o amigo,é o cunhado,é o conselheiro,é primo,é o colega,é o avô,enfim vc é a junção de tudo que falei ou seja vc é a pessoa que a nossa familia procura se espelhar.um abraço e volte logo pois a vovó esta com muita xaudades.abração tio...............

Anônimo disse...

porra.. parabéns cara..
muita massa essa carta..
aí diz tudo..
valeu boca do povo
abraço buriti
(galera de sampa)

RIBA CARDOSO disse...

valeu Domingão vc éo cara, gostei muito da carta, gostaria de dizer a todos que vc é muito apegados a nós e sempre nos liga todos os dias. abração te esperamos, fique com DEUS.

Anônimo disse...

MUITO INTERESSANTE A CARTA,
PARABÉNS PELA LINGUAGEM!
UM ABRAÇO AO BOCA DO POVO PELA INFORMAÇÕES.
(JOÃO JOSÉ - SP)

Anne Araujo disse...

Adorei essa reportagem, e posso compravar que ele esta certo, eu tambem mora aqui nos EUA na capital do pais Washington D.C,estou aqui a pouco tempo e posso afirmar que a lei aqui funciona mesmo independente de clase social!!! PARABENS

Anônimo disse...

meu amigo Domingao vc foi o fundador do TORNEIO DO BOI nessa regiao. valeu

Maninho disse...

Caro Domingos Filho, infelizmente vivemos no meio de uma imoralidade pública, que o próprio povo corrobora que a sim seja. A vida nua e crua. Ética nessa cidade parece ser uma injúria. Quem tenta algo no sentido da moralidade, da legalidade das ações públicas logo são ridicularizados. O povo como sempre não passa de marionetes manipulados por uns e outros espertalhões que por aqui se alojam de tempos em tempos. A mesmice de um enredo trágico que insiste em prevalecer.

Anônimo disse...

Domingos Filho te conheço desde a infância quando jogavamos no campinho no Helvidio Nunes, sempre apaixonado por comunicação não largava seu Motorádio sempre informado,também lembro dos bolões que costumava fazer dos jogos de nossa seleção Buritiense,sempre trabalhador ao lado de seus irmãos Riba,Capote e Genival vendendo Dindim,laranja na parada de ônibus pra ajudar na renda de casa, os jovens de nossa cidade poderia se espelhar em vc

Anônimo disse...

ei quem é o tal crítico do portal ? estou curioso ?????/?

leidiane disse...

parabenssss Domingos Filho (padrinho)!!!!
Vc é o exemplo vivo de que um verdadeiro brasileiro
nunk pode desistir de seu objetivos e que nunk deve calar quando se tem a oportunidade de expressar seus pontos de vistas.....Tenho muito orgulho de vc.....Vc e uma pessoa iluminada por Deus,q ele t proteja sempre.....um forte abraço!!!!!!!