sexta-feira, 8 de abril de 2011

8ª Reportagem - BOCA DO POVO NOS BAIRROS

Moradores chamam o Portal para denunciar descaso do poder público com o bairro Caixa D’água em Buriti
Estivemos no local para ouvir as denúncias dos moradores. Agespisa, Eletrobrás e Prefeitura foram os alvos dos moradores. 

A equipe de reportagem do Portal Boca do Povo seguindo a série de reportagem “Boca do Povo nos bairros” foi atender um chamado dos moradores do bairro Caixa D’água, Buriti dos Lopes. Frank Cardoso e Rurik Araújo passaram a manhã de quinta-feira, (07), conversando com os moradores do local. Os moradores reclamam da falta d’água e do estado de conservação e falta de pavimentação das ruas do bairro.

Olhando rapidamente algumas ruas, parece que estamos num lugar esquecido, os moradores da Rua Luiz Dias Candeiras reclamam da falta de iluminação pública e calçamento. “Quando chove a rua vira um caos, é lama pra todo lado, a fiação dos postes é precária, chega até a dar choque uma vez que a maioria dos postes ficam longe das casas, pedimos providências”, reclama o casal Raimundo Nonato e dona Cleonice Ferreira.


Nossa reportagem rodou com os moradores e encontrou muitas outras ruas com o mesmo problema. Na Travessa Luiz Dias Candeiras, outra moradora reclama que tem um riacho que corta algumas ruas do bairro e quando chove muito chega a transbordar que inunda residências. A dona Gracilene Rodrigues, reclama da falta d’água no bairro e também da iluminação pública. “Apesar de morarmos do lado de uma das caixas d’água da cidade, aqui falta água todo dia e o talão ainda vem caro, a energia nem se fala, aqui não tem iluminação pública só que no talão de energia eles vêm cobrando, isso é um absurdo”, reclama à moradora.

Na Rua Memézio Câmara o descaso é o mesmo, o morador José Osmar Veras Monteiro, reclama que sua rua também não tem calçamento, iluminação pública e falta água todos os dias. “Aqui só chega água às 6hs da manhã e às 10hs da noite e tudo bem rápido, se não encher logo os baldes, tem que ficar o dia todo sem água. Iluminação pública, só na conta de luz quando chega. Calçamento, aqui é um sonho, quando chove vira lama, e no verão é poeira pura. A campanha da dengue que tanto falam por aí, nunca passou por essas ruas”, relata o morador.

Nas Ruas Professora Maria da Glória e Frederico Inácio, os problemas de falta d’água também irritam os moradores, sem falar que reclamam também da falta de calçamento e que tem muita sujeira nas ruas. “Aqui falta água todo dia, a AGESPISA só presta pra cortar a água dos pobres. As ruas estão imundas e tem lugar aí que não tem calçamento”, reclama José Augusto Gomes. “Moro aqui já faz dez anos e não teve um dia até hoje que não tenha faltado água. O carro do lixo demora a passar, e o fedor toma conta da rua”, relata Carmelita Vieira da Rua Frederico Inácio.


Na Travessa Maranhão os moradores reclamam da falta de segurança, e da limpeza pública, sem falar na danada falta d’água. “Aqui não tem segurança, a noite é uma escuridão danada e fica um monte de moleques aí usando drogas. Tem um riacho que passa aqui perto e quando chove é muita lama com água que chega a invadir as casas. O engraçado é que essa rua fica do lado da casa do encarregado pela empresa que faz a limpeza da cidade, e ele esquece sua própria rua. Pode isso?” relata os moradores Maria da Conceição, Genoah Santos e Armando do Nascimento.

Na Rua Gumercindo Gomes, os moradores reclamam que há tempos que os políticos de Buriti dos Lopes prometem calçar a rua. “Na época das eleições eles sabem vir aqui na rua e prometer, depois que passa, eles esquecem que isso aqui existe”, reclama a dona de casa Maria Helena Costa. Os moradores Francisca de Sousa, Raimundo de Sousa, Iracildo de Araújo e Camila Araújo relatam o mesmo problema da dona Maria.


Maria do Amparo de Sousa, Maria Pastora Pereira, Maria Flor da Silva, Ângela Maria do Nascimento, Raimunda Pereira da Silva e Jonas Alves Fontinele, este grupo de moradores fazem diversas reclamações e reivindicações. “Aqui falta tudo! Precisamos de uma creche pra nossas crianças aqui perto. Não temos água encanada na nossa rua. Não temos calçamento, no inverno é lama e no verão poeira. Saneamento básico é um sonho, a maioria de nossas crianças tem que fazer suas necessidades no meio do mato. Já comunicamos a prefeita do nosso problema e ela ficou de resolver, só que ela já está perto de sair e não irar atender nossas reivindicações. A prefeita até que prometeu uma caixa d’água aqui na rua para solucionar nosso problema, mais foi na campanha de deputado, só que a eleição passou e ela esqueceu a nossa comunidade” relataram os moradores.


Os moradores apelidaram as ruas do bairro de o caminho do esquecimento, porque, há muito tempo, as ruas estão completamente abandonadas, sem qualquer tipo de manutenção ou de construção.

Pedimos com essa reportagem que as autoridades competentes deste município, tanto da Prefeitura, como a AGESPISA e a Eletrobrás que passem por esse bairro para avaliar as condições das ruas, da falta d’água, da iluminação pública e de outras reclamações e que sejam tomadas as devidas providências.

Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo

10 comentários:

João disse...

é, eu pensei q ja tinha acabado tanta miséria nesta cidade, mais vejo q a cada dia aparece coisa pior.
um bairro do lado de uma caixa dágua não tem água é pq é o fim do mundo.
acordo Buriti...

CARVALHO disse...

ESSA REPORTAGEM DOS BAIRROS MOSTRAM O VERDADEIRO RETRATO DO QUE É O BURITI HOJE.
O POVO TA SOFRENDO HÁ ANOS E NINGUEM FAZ NADA.
A CIDADE CRESCE DESORDENADAMENTE SEM INFRAESTRUTURA NENHUMA.
OS POLITICOS SÓ SÃO BONS PRA PEDIR VOTOS

Anônimo disse...

VERGOOOOONHAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!
ACABA BURITI...

Anônimo disse...

periferia do mundo inteiro e assim,nao vai mudar. e com os concorente a prefeito q temos, e triste mais vai ser pior

Rogério - DF disse...

Isso é vergonhoso,
saí de Buriti há mais de 17 anos e vejo que quase nada mudou em minha cidade.
Espero passar férias por aí em dezembro e gostaria muito de ver um lugar maravilhoso.

Marcos - Buriti dos Lopes disse...

...Buriti nós te amamos...
Um dia eis de aparecer um politico comprometido que olhe por esse lugar.
Parabéns ao boca do povo pelas reportagem nos bairros.

GILBERTO CUNHA disse...

INFELIZMENTE EM TODOS OS BAIRROS DESSA POBRE CIDADE É ASSIM.
ESSA PREFEITA SÓ PENSA EM ENCHER OS BOLSOS, NO COMEÇO DE SEU 1º MANDATO ATE QUE ELA FEZ ALGUMA COISA, MAIS DEPOIS QUE FOI REELEITA ELA PARECE QUE CONTINUA PAGANDO CONTA DE CAMPANHA E TENTANDO GUARDAR ALGUMA COISA.
BURITI NÃO TEM JEITO, NÃO ADIANTA.
PREFEITA TERMINE SEU MANDATO COM DIGNIDADE E NUNCA MAIS VOLTA PRA ESSA CIDADE.
POR FAVOR.

Anônimo disse...

Com o estado de abandono que Buriti dos Lopes vive atualmente nao vai faltar material para o BOCA DO POVO estampar em sua primeira página. Vocês estão de parabéns pela iniciativa da reportagem sobre os bairros. É preciso olhar para esse povo abandonado com o olhar da democracia, com o olhar da vida, e não com o olhar da cobiça e da exploração. Isso é abuso da boa-fé, da situação precária e da ignorância (de algumas pessoas). É importante ver, com os dois olhos, os dois lados - para mudar uma única realidade, o estado de abandono em que eles vivem. Parabéns a este Portal por estar mostrando algumas das injustiças de Buriti.

Anônimo disse...

Sem comentários, "Isso é uma Vergonha". Não é atoa que estão chamando essa prefeitinha de prefeita tsunami.

Anônimo disse...

escola leonidas melo esta precizando ser retelhado os alunos estao se maldizendo de mais, porque e melho esta na chuva do que nas clacis, que vergonha pros diretores estao ganhando dinheiro atoa, sem fazer nada que vergonha;