terça-feira, 26 de abril de 2011

BURITI ESTÁ COBERTO POR UMA NUVEM DE CATINGA

Buriti dos Lopes é tomado por fedor de fezes e urina e população se irrita com descaso
Na noite dessa segunda-feira (25), a situação se tornou insustentável. Teve gente que passou a noite acordada no bairro Acampamento.
Um terrível mau cheiro de frango molhado e de fezes e urina de suínos tomam conta da cidade. Aos poucos, Buriti dos Lopes vai sendo transformada em uma “Pocilga” e moradores denunciam que ninguém faz nada para resolver o problema. Na noite dessa segunda-feira (25), a situação se tornou insustentável. Teve gente que passou a noite acordada.

Tudo porque a Granja Alvorada do Grupo Irmãos Pereira e Cia Ltda, situada na BR-343, km 43, bairro Acampamento, está incomodando grande parte da população que reside na sede do município com um fedor insuportável. Moradores, principalmente dos bairros próximo pedem providencias as autoridades políticas e ao Ministério Público. Eles procuraram o Portal Boca do Povo para denunciar o caso, e se não for tomada nenhuma providencia pelas autoridades buritienses para conter a situação, eles pretendem acionar o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério Público Estadual. 


O fato é que o mau cheiro começou a ser sentido pelos moradores há algumas semanas, assim que a noite chega. A população de Buriti dos Lopes não agüenta mais o fedor que vem da Granja. É insuportável. O vento do litoral que costumava chegar durante a noite para amenizar o calor, agora vem acompanhado de um fedor horrível. Ninguém consegue mais ficar na porta de casa tomando um ar. Na hora das refeições a situação parece piorar. Os moradores atingidos pela catinga que denunciam o descaso estão revoltados, eles entendem que não é possível uma empresa poluir a cidade inteira e não ter ninguém para fazer nada.

OUTRO LADO
De acordo com o gerente da Granja, Alberto Fernandes, a empresa irá tomar as providencias, e que o fedor tem aumentado nos últimos dias porque os frangos têm demorado mais de 42 dias para serem retirados do local, e por isso eles têm que está sendo sempre molhado e faz com que o mau cheiro aumente.

Ele disse ainda que as fezes dos frangos são acumuladas e vendidas para produtores rurais da região e que existe cerca de 200 porcos no local. A Granja Alvorada foi arrendada pelo Grupo cearense Irmão Pereira há cerca de cinco anos.
Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo

48 comentários:

Patureba disse...

O odor de pocilga só tem aumentado. Todos os dias por volta das 18:00h a cidade fica infestada. Há que ser tomada alguma providência urgente. Eventual legalidade da empresa não pode prevalecer sobre o bem estar geral.

LIGADO disse...

Parabéns para quem teve a iniciativa de denunciar,pois muito me admira ter em um raio de 1 quilômetro de 1.000 metros granja, confinamento, dentro isto causa pernilongo, gasto, mau cheiro, falta de apetite, venda de imóvel inaceitável. Comentários sempre. Queria eu saber se algum colarinho branco mora nas mediações da carniça que se tornou essa região. Se tiver algum morando nesta região tome alguma providência, pois daqui uns dias vou trabalhar só para arcar com as conseqüências causadas por esse odor insuportável.

JOSIAS disse...

SE ATÉ O SECRETÁRIO DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE FALOU QUE MUITO POUCO PODE SER FEITO PARA ACABAR COM O MAU CHEIRO SÓ NOS CABE GRITAR "SOOCOORROOOOO". É MESMO UMA PIADA ESSA NOSSA CIDADE.

Douglas .H .B. disse...

Nossa realmente é péssimo para nossa cidade ha se eu fosse uma autoridade politica iria mandar esse povo que esta provocando o mal cheiro comerem a carniça e os politico tambem deixa eles virem com graçinha pra eles verem so uma coisa ia mandar come tudo tambem oras bolas na minha cidade ninguem faz pouco caso não.

Anônimo disse...

s o povo do centro ñ aguenta mas tanta caatinga,imagina o povo q mora nesse bairoo...

Anônimo disse...

Moro em Paraníba e trabalho no Buriti de 2ª a 6ª feira. Logo na entrada da cidade (próximo do bar da boa) já sinto o mal-cheiro que vem do confinamento. é um absurdo uma cidade linda ter que viver esta realidade. Se eles (quem polui) tem licenca para poluir o ar, devemos cobrar de quem expediu este licenciamento!

Anônimo disse...

SOU DA BARRA DO LONGÁ, TRABALHO COM VENDAS E MORO EM BURITI... NÃO AGUENTEI O MAU CHEIRO, TIVE QUE IR PRA BARRA DO LONGÁ DORMIR POR LÁ... QUANDO O "FEDOR" ACABAR FAVOR ME AVISAR. ATITUDE JÁ!!!

Anônimo disse...

rapaz essa caatinga é fora do normal,ontem a noite dava para sentir aqui no centro.cadê o ministerio publico q não vê isso.

Anônimo disse...

se a caatinga aqui no centro é grande imagina como é la na granja.e o pior é que o gerente mora lá na propria granja,não sei como ele aguenta de tanto fedor.

Anônimo disse...

eita fedor infernal esse viu.ontem minha esposa passou mal ontem tambem,ela passou a noite acordado e inclusive ela vomitou muito devido a esta caatinga.se não solucionarem esse problema vou tomar providencias.

Anônimo disse...

valeu boca do povo por ter a coragem de bater de rente com esse empresario dona da granja,ele só pensa em arrecadar arrecadar, e não procura uma solução para a nossa saúde q a cada dia q passa está se alrmando ainda mais.

Anônimo disse...

rapaz esssa caatinga provoca uma seria de problemas respiratorios,sem se falar da imagem ruim q nossa cidade fica,pois logo na entrada da cidade vc é recebedido com uma caatinga dessa infernal,q imagem é q os turistas vão levar de nossa cidade.

Anônimo disse...

eita q essas coisas acontecem só aqui em buriti mesmo,queria ver se a prefeita,a promotora,a júiza,a delegada,os vereadores,o padre,o pastor,convivessem diariamente com essa caatinga infernal não ja teriam tomar suas providencias,isso só acontece porquer o calo ainda não apertou no sapato deles,deixa apertar para ver se eles não se mobilizam.tomara q esse fedor empeste logo as casas deles.eita q é fedor demais meu povo.

Anônimo disse...

eu quero v agora se algumas pessoas q elogiaram em seus comentarios sobre uma materia postado por um portal local,sobre a produção de frango nessa dita granja,vão agora elogia-la tambem,pois será q eles tambem não estão incomodados com esse fedor infernal,ou então eles estãos doente do nariz,pois não sentem o fedor dessa granja.quero v vcs ter coragem de postar algum comentario criticando isso,mas é para vcs se identificarem igual fizeram no portal local.

Anônimo disse...

queria saber se o gerente dessa granja não tem pena do pulmão de sua esposa e de seu filho,pois do jeito q está essa caatinga os pulmões deles devem está mal eim.tenha penha da sua esposa e de seu filho caro gerente.

Anônimo disse...

eita buriti vei esse onde coisas absurdas como essas acontecem.cadÊ as autoridades locais q não tomam nenhuma atitude.ou será q eles não estão sentindo esse fedor em suas casas.

Anônimo disse...

só o boca do povo mesmo para dilvugar essas materias bombasticas.arrocha a sola boca do povo.é nois na fita.vamos nos mobilizar para chamar orgão competente para fiscalizar esse atentado a nossa saúde.

Magnum Cardoso disse...

gostaria de expressar meus profundos sentimentos de indignação com a real situação q se encontra o ar de nossa cidade,nós q vivemos bem proximo do litoral eramos para respirar um ar limpo e puro,pois a brisa q vem do litoral faz bem a todos nós,mas infelizmente oque se deparamos é com uma situação de total abandono,descaso,desprezo,descuido,falta de compromisso com a nossa querida e bela cidade dos bordados.É inaceitavel q em pleno seculo XXI possamos conviver com uma situação dessa,nós q a todos os dias presenciamos a forma como a terra está sendo destruida pela ação do homem,e vemos a toda hora nos noticiarios a preocupação com o aquecimento global,a forma como a natureza está sendo agredida,não podemos fechar os olhos diante do que está acontecendo em nossa cidade.Espero q as autoridades competentes tome alguma atitude diante de tal situação que está prejudicando a saúde da população.parabens boca do povo pela materia.

Anônimo disse...

se tivesse vig sanitaria tomaria atitude,no bairro acampamento não conseguimos jantar.a o lado do estadio kimezão tem criaçaõ dr porcos q o ma cheiro e insuportavel.e do outro lado era a secretaria q tem o apelido sec de saude.

SILVA disse...

ISSO É UMA VERGONHA!NA HORA DE PEDIR VOTOS E DAR TAPINHAS NAS COSTAS NA ÉPOCA DA POLÍTICA É UMA BELEZA...QUERIA VER SE NA HORA DO CHURRASCO DE COMEMORAÇÃO DE POSSE ESSE FEDOR INSUPORTÁVEL INVADISSE O AR...SERIA OTIMO...TALVEZ SERIA TOMADO ALGUMA PROVIDENCIAS...ISSO É UM ABUSO...PAGAMOS IMPOSTOS COMO TODOS...E TEMOS DIREITOS DE AO MENOS RESPIRAR!!!!!

SILVA disse...

ABSURDO TOTAL...ESTA DIFICIL,POIS OS PROBLEMAS RESPIRATORIOS ESTAO A CADA DIA MAIS AGRAVADOS COM ESSE MAL CHEIRO INSUPORTAVEL...SINUSITE, RINITE, ANTIBIOTICOS, DESGASTE IMUNOLOGICO E PSICOLOGICO...FARMÁCIA ALTISSIMA...ADULTOS E CRIANÇAS SOFREM...ALGUÉM TEM QUE TOMAR UMA PROVIDENCIA!!!NÃO PODEMOS ACEITAR ISSO NÃO!!!

ALÔ PROMOTORA
NOS AJUDE POR FAVOR, SÓ O MP É CAPAZ DE TOMAR UMA PROVIDENCIA.
AINDA BEM QUE TEM ESSE PORTAL PRA DENUNCIAR, CASO CONTRARIO NOS ESTARIAMOS FERRADO.
O PORTAL DA PREFEITA SO SERVE PRA FALAR DELA.

Fernanda disse...

O que está acontecendo em Buriti dos Lopes é simplesmente a total poluição do ar ao qual respiramos. De acordo com a lei Federal 9605/98 Que aborda os Crimes Ambientais, Poluição é Crime, é especifica muito bem em seu artigo 54. Quem deve fiscalizar é a PM e quem deve determinar qual medida a ser adotada é o Ministério Público que somente tomará nota do fato se a ele chegar atráves de um Boletim de ocorrência da PM ou através de denúncia.

De Parnaíba disse...

Sinto muito, mas tenho evitado ir a Buriti por causa disso: A CIDADE FEDE!!! Sinto muito, mas é verdade.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
fikem aí com catinga de vcs.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Diogo disse...

A catinga deve ta vindo da prefeitura!!!!!!!!!!! pois a administracao ta uma ...!!!!!!!! e os politicos estao trazendo as verdades que la existe!!!!! (O secretário de saúde e meio ambiente disse que não há muito o que fazer, já que a empresa está fora do perímetro urbano e tem licenciamento) TRADUZINDO!!!! O imposto deles valem mais que o do povo, Entao o povo tem que cheirar calado pois nada vai mudar!!!!!!!!!!!!!

Yure disse...

Pessoal, moro no Macambira e esse mau cheiro já chegou até aqui também. E olha que o bairro em que resido fica bem distante da origem destes fedores. Dependendo da direção dos ventos, a cidade toda pode ser afetada.

Será que a Promotora, a Prefeita, os Vereadores, a Delegada, o Padre, os Pastores e Juíza não estão sentindo esta catinga?

Se essas pessoas que citei não puderem fazer nada quem vai fazer?

ZEZÃO disse...

Parece q defecaram aqui em casa kkkkkkkkkkkk

Thelma disse...

Moro em Teresina, e estive em Buriti dos Lopes para passar a semana santa com minha família e percebi que esta kd vez mais insuportavél conviver neste chiqueirooo (Ops. cidade), não sei como vcs aguentam, sem falar em todos os insetos, moscas, mosquitos de todas as espécies e qualidades, baratas, ratos e por ai vai precisamos de urgência no caso, verão ta ai mal cheiro e calor affffff
axo q vou demorar voltar.

Luiz disse...

Eu prefiro dez pessoas fumando ao meu lado (não que eu goste do cheiro de fumaça) do que sentir aquela carniça todos os dias. Pra quem disse que o Buriti é uma cidade que fede, eu digo que o fedor não é das ruas e sim dos mortos que eles queimam todos os dias e fezes que estão acumulada lá ao longo de várias semanas que nunca foi retirada.

Luiz disse...

Continuando... Temos que ter empresas sim, mas incomodando desse tanto é preferível que elas se mudem para bem longe. Não é possível ter desenvolvimento a todo custo.

Buritiense com orgulho disse...

Tava demorando um “parnaibano” aparecer feliz com a desgraça dos outros. Vc gosta mesmo é de APARECER e de ser RETIRADO. Fica o dia inteiro à toa, não trabalha e fica falando bobagem sem qualquer conhecimento. Desconfia e some “parnaibano” SAFADO!!!

ESTUDANTE disse...

EU CONCORDO COM TUDO ISSO QUE OS MORADORES ESTÃO DIZENDO. AGORA ESPERAR ALGUMA COISA DO MINISTÉRIO PÚBLICO VAI SER MEIO DIFICIL. NINGUÉM AQUI ESTÁ AGUENTANDO MAIS TANTA CATINGA. PROMOTORA. AJUDE-NOS POR FAVOR.

JÚLIO disse...

DEIXA EU VER SE ESSE FEDOR TIVESSE ATINGINDO A CASA DA PREFEITA ... NAO TINHA MAIS GRANJA NENHUMA EM BURITI DOS LOPES.
SÓ QUE A CASA DA DELA É TODA FORRADA E ELA QUASE NÃO FICA AQUI E NEM ANDA NAS RUAS A PÉ E MUITO MENOS FICA SENTADO NA CALÇADA DE SUA CASA NOS FINAIS DE TARDE O QUE ELA ESPERAM DELA?
COMO AFETA SÓ OS POBRES NUNCA VÃO TOMAR ATITUDE!!!!!!!!

Rosinha disse...

É um absurdo em epoca de eleição os candidatos fazem de um tudo para a população,depois q se sentão nas cadeiras da prefeitura é como se o mundo girasse em torno de seus umbigos. q isso senhora prefeita ta sem olfato?

JOÃO PEDRO disse...

Eu não tenho vergonha de Buriti dos Lopes: Tenho muita vergonha e dos nossos políticos. Esta turminha que esta aí é triste, eles não se importam com o mau cheiro, eles gostam é de dinheiro.

Outra coisa: será que quando a promotora e a juíza saem para fazer suas caminhadas de final de tarde para aqueles lados elas não sentem esta catinga não?

Fernando disse...

Alguém realmente tem que tomar alguma providência, a carniça é demais, sou morador do bairro Acampamento, fico com vergonha de chamar alguém pra vir na minha casa, o mau cheiro é tanto que ás vezes chega arder o nariz e doer à cabeça, esse SECRETÁRIO tem q ver que a granja está fora do perímetro urbano ou não, mas a carniça não está! Queria ver se ele fosse morador desse bairro, a granja pode até ser legalizada, paga seus impostos mais os moradores também pagam e tem seu direito.

Unknown disse...

FUI PASSAR A SEMANA SANTA EM BURITI E ESTA FOI A UNICA VEZ QUE DEU VONTADE DE VOLTAR LOGO ,TUDO DEVIDO ESTA CATINGA E A SUJEIRA DA CIDADE QUE VÍ, ESTA CIDADE ESTA ABANDONADA, TOMARA QUE ALGUEM AJUDE NOSSA CIDADE ALGUM DIA, POIS SAÍ DAI MUITO DECEPCIONADO E TRISTE EM VÊ A SITUAÇÃO QUE SE ENCONTRA.

Raimundo Silva disse...

o diabo dessa catinga já começou de novo..tá fedendo demais aqui, é só começar a chuviscar.

e ainda vem um otário desse de parnaíba tirar onda com a cara da gente. pior q a gente só serve pra virar piada pros outros.

Anônimo disse...

eita q começou a chover agora,é só terminar de chover q a catinga vai subir.eita q to para me mudar para a boca da lagoa,talvez la o fedor seja menos,vamos todos gente se mudar para a boca da lagoa,só assim saimos dessa imudice q esta tomando conta da cidade,to indo agora de moto táxi, e é ainda com o manoelzim do seu leonardo.kkkkkkk,to indo espero vcs la,vou esta no bar do ze do zuza.vamos frank tambem,deixa ai o computador um pouco de lado e sai dessa catinga,vai demorar para cabarem com ela,enquanto isso bebemos todas.fui é queroz

Jorge disse...

EU PENSEI QUE ERA UNS GATOS QUE ANDAVAM "CA.#@&* " AQUI PERTO DE CASA...
...AGORA FOI QUE FUI PERCEBER QUE ESSE FEDOR DA PESTE DA VINDO DA GRANJA..MORO AQUI NA COHAB E ESSE MAU CHEIRO PERTUBA AQUI TAMBÉM.

Leitor de Caraúbas do Piauí disse...

Parabéns ao blog boca do povo por ter feito essa denúncia, não moro em Buriti dos Lopes mais fico imaginando o quanto as pessoas que moram perto estão sofrendo com este fedor.

Cheiro de granja e porcos, eca. Só de pensar me revolta o estômago.
Vocês tem que denunciar sim, isso é poluição. Quem quiser criar estes bichos que o faça numa chacara ou sitio, não no meio da cidade.

Rose disse...

Gente vamos procurar e pressionar a vigilância sanitária desta cidade ,eles farão a inspeção
no local,darão prazo p/ a limpeza e se for no perímetro urbano ele terá que dar fim neste galinheiro fedido. Se não será multado.
Espero ter ajudado.

Socorrinha disse...

Quem disse que não tem jeito? Existe sim! Se aqui não resolver, vamos chamar a imprensa da capital e procurar a secretaria de meio ambiente do estado e fazer uma denúncia. O mau cheiro se enguadra no item de poluição do ar.

Wesley disse...

Infelizmente estamos convivendo com este mau cheiro insuportável. Quem sabe a própria granja resolva o problema, não é verdade?

Porque se o povo for esperar por uma atitude de qualquer tipo de autoridade desta cidade, temos que esperar sentado e com o nariz tapado.

Anônimo disse...

vamos-nos reuni e destrui essa granja,quebrar derrubar,por fogo,vamos acabar com essa epidemia.empresario e gerente inresponsaveis,não respeitan os direitos humanos.estocando boxta pra vender e prejudicando a sociedade.q exemplo sr empresario.respeite nossa cidade vc ta, acutumado com catinga pq esse e seu ramo.

Anônimo disse...

nesses ultimos anos buriti tinha ganhado 4 titulos,saude acabada,educaçao ma falada,cidade esburacada e o povo vivendo mal.agora o mais comentado. a cidade fedorenta.

Anônimo disse...

nem tinha reparado o povo as vezes exagera

Roberto disse...

Porra meu esse "ANÔNIMO" aí do comentário das 19:03 só pode é tá de sacanagem.
O maluco(a) falar q o povo está exagerando em falar desta catinga do diabo só pode é tá de zuação com a população q mora perto da granja.

Talvéz ele more bem longe do centro e tenho um ar-condicionado no seu quarto.
rsrsrs
a CATINGA tá demais.
ALÔ MINISTÉRIO PÚBLICO AJUDA AÍ VAI.

Anônimo disse...

Gente é uma vergonha mesmo essa situação...Também só podia ser em Buriti mesmo...Ontem fui reclamar sobre o mal cheiro na granja e na volta,encostei na Agespisa para reclamar sobre a falta de água,pois todo dia falta e tive noticias q um funciónario é q tranca o abastecimento.O pior de tudo q me mandaram comprar uma caixa d'água maior!kkk...Parece mentira masi Buriti só afunda mesmo...crescer é nunca...