segunda-feira, 25 de abril de 2011

PORQUE NÃO FUNCIONA CORRETAMENTE?

Vereadora Iranildes Braga faz questionamentos sobre o PSF e Vigilância Sanitária de Buriti dos Lopes

Percebendo o Caos que se instalou na Saúde Pública de Buriti dos Lopes há anos, a vereadora Iranildes Braga (PDT), apresentou um Requerimento na Câmara Municipal para que seja encaminhado um oficio pela mesa Diretora da Casa, ao secretário de Saúde do município com alguns questionamentos.

Sabendo que o PSF do município funciona precariamente e com um desempenho muito abaixo do que é exigido tanto na zona urbana como na zona rural, a vereadora quer que a população buritiense tome conhecimento de quantas equipes do PSF possui o município, quem são os médicos e demais componentes de cada equipe e quais as suas áreas de atuação e carga horária de trabalho.

O certo é que a parlamentar está correta em cobrar atitudes da Secretaria de Saúde de Buriti dos Lopes já que é visível a falta material de trabalho para fazer os tratamentos que os Postos de Saúde deveriam realizar.
A prefeitura não manda o material devido, estamos carentes de tudo.


Médico nenhum nesta cidade cumpre a carga horária corretamente. Trata-se de uma epidemia no sistema público de saúde do município. Sabemos que não é uma particularidade de Buriti, mais o que percebemos é que a gestora do município nada faz para melhorar.

Iranildes também pede no oficio que seja informado quem é o responsável pelo serviço de Vigilância Sanitária do município, onde este setor está localizado e quantos funcionários possuem e quem são.
Vale lembrar que cada cidade tem sua própria Vigilância, que age como quiser desde que tenha base naquilo que a ANVISA determina. Em Buriti dos Lopes parece não funcionar, poucas pessoas recebem visitas. Às vezes uma vez por ano. Sem falar que nunca vimos um estabelecimento ser lacrado ou impedido de trabalhar, e olha que temos muitos casos na cidade de locais que funcionam sem nenhuma higienização e com certeza é uma coisa vista pelos agentes.

Não que o Portal queira pimenta nos olhos dos outros, mas ocorre que o investimento para seguir as regras é alto, e não segui-las passa a ser um "diferencial" negativo, uma concorrência desleal. Claro que toda regra tem que ter respaldo legal e bastante bom senso. Isso estimularia quem tem boa vontade e espantaria quem não nasceu para cuidar bem das pessoas. 

Por: Frank Cardoso / Foto: Rurik Araújo

8 comentários:

Júlio disse...

Bela iniciativa da vereadora. Concordo também com você colega Franck.O problema é que a vigilância faz vista grossa para certos estabelecimentos e pega no pé de quem faz tudo certo. Será que eles vão aos açougues e mercado público da cidade? e as padarias?. Já vi comércios com mercadorias vencidas. O que fazem? Nada! Grande abraço.

Denilson disse...

Aqui na cidade é como a vereadora falou, ninguém sabe quem é quem nesta administração pública, é uma desordem total. O PSF não funciona nem no papel, já a vigilância essa é que não existe mesmo... faz vista grossa para certas pessoas e marcação nas pessoas que estão fazendo tudo certo, só por perseguição política.
Eles aparecem no mínimo 1 vez a cada 4 anos. Mais pra prefeita parece que está tudo maravilhoso.

Antonio Medeiros disse...

Não sei si é verdade essa noticia mas
lembro-me quando estive nessa cidade na festa da padroeira em dezembro que um dos pontos fraco da gestao da prefeita era a saúde. Pois eu fui testemunha, ja que um amigo meu precisou ser atendido e não tinha medico no hospital daí. Isso ñ pode acontecer em cidade como Buriti, ainda mais num final de ano quando a cidade está cheia de visitantes, uma cidade bonita e povo alegre, espero e esse problema resolva rapido.
Abraço amigos...

CARVALHO disse...

Em Buriti dos Lopes o atendimento a saúde da população vai indo como a cantiga da perua: De mal a pior.

A falta de médicos nos finais de semana na cidade é uma reclamação geral. Por mais de 50 finais de semanas consecutivos que não aparece médico de plantão em Buriti dos Lopes para atender as famílias carentes.

Nos postos de saúde também falta medicamento.

Cadê a prefeita Ivana Fortes que não está vendo isso?

Ah! Tá cuidando da.... (deixa pra lá). Ela não é candidata a reeleição.

E povo que se “réi��?…

Ô lasqueira!

Anônimo disse...

ESPERO QUE NA PROXIMA ELEIÇÃO TODOS LEMBREM DESSA PREFEITA !!!!!!! AI ELA E SEU GRUPO IRÃO PRECISAR DE NOSSOS VOTOS !!!!!!

PARABÉNS IRANILDES. NÃO TENHA MEDO DESSA MULHER.

Marcos - Buriti dos Lopes disse...

Queria lembrar a vereadora que não é apenas a saúde pública que está nesta situação, mas também outros setores, como a educação, as estradas, etc.

Para uma prefeita que se reelegeu dizendo que resolveria os problemas do município, ela encerrará seu governo pior do que quando começou no inicio de 2005.

Anônimo disse...

portal boca do povo vem ver a situação do barraco q e chamado posto de saude pov são domingos.naõ tem agua,isso diz tudo e medico nem em filme.essa e administração dos sonhos,melhor pesadelo.

Anônimo disse...

VC QUERIA VC GRITAVA 15 NA BONECA.AGORA CHORA CHORA CHORA.O AZAR FOI SEU,AHAAAHAAAHAAAAAAA.