terça-feira, 15 de setembro de 2020

DESVIO DE RECURSOS PÚBLICO

Operação Perpetuatio: prefeito é suspeito de liderar organização criminosa no Piauí

A operação conta com o auxílio da Polícia Civil, da Polícia Militar, do TCE-PI e da PRF para o cumprimento dos mandados de prisão e busca e apreensão. 

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPPI) deflagrou, na manhã desta terça-feira (15/09), a Operação Perpetuatio, que é resultado de investigações envolvendo a prefeitura de Itaueira.

A operação tem como objetivo a investigação para apurar três fatos criminosos envolvendo desvios de recursos públicos, lavagem de dinheiro e organização criminosa no âmbito da Prefeitura Municipal de Itaueira: o primeiro referente à aquisição fraudulenta de uma ambulância para a Secretaria Municipal de Saúde; o segundo fato referente a construções e reformas de obras públicas, inclusive pavimentação de vias e o terceiro em decorrência da não prestação adequada e fraudes no serviço de transporte escolar.

Conforme apurado, o atual prefeito é suspeito de liderar organização criminosa que atua para fraudar licitações públicas e, consequentemente, desviar dinheiro público.

Concluiu-se, das investigações, que o gestor se utilizou de empresas de fachada e de servidores públicos para macular os processos licitatórios em questão.

O nome da Operação, Perpetuatio, faz referência à perpetuação do gestor à frente do município de Itaueira, utilizando práticas fraudulentas para auferir vantagens ilícitas à frente da gestão pública.

Ao todo, estão sendo cumpridos três mandados de prisão temporária e cerca de 15 mandados de busca e apreensão. Os presos serão ouvidos e seguirão para o Presídio Vereda Grande, localizado em Floriano.

A operação conta com o auxílio da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Tribunal de Contas do Estado do Piauí e da Polícia Rodoviária Federal para o cumprimento dos mandados de prisão e busca e apreensão.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: MP-PI

Nenhum comentário: