sexta-feira, 18 de setembro de 2020

RAPIDINHAS


BURITI DOS LOPES - Liderança folgada

Uma pesquisa eleitoral divulgada nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Qualitativa e registrada no TSE (PI-06912/2020) mostra que o atual prefeito de Buriti dos Lopes, Júnior Percy (Progressistas) lidera as intenções de voto para as eleições deste ano com folga. O prefeito tem 54,67% da preferência dos eleitores e está 27 pontos percentuais a frente do ex-prefeito Bernildo Val (PSD), que tem apena 27,33%.

BURITI DOS LOPES - Rejeição

A pesquisa aponta que o pré-candidato com maior índice de rejeição é o ex-prefeito Bernildo Val, com 47,50%. Ou seja, quase metade dos entrevistados, disseram que não votariam em Bernildo de jeito nenhum. Enquanto Júnior Percy tem a rejeição de apenas 26% dos pesquisados. 

BURITI DOS LOPES - Avaliação

Outro ponto que chama bastante atenção na pesquisa é o alto índice de aprovação da administração do prefeito Júnior Percy. Segundo os dados divulgados, 75,83% dos entrevistados aprovam a atual gestão e apenas 20,67% reprovam.

BURITI DOS LOPES - Corre corre

Após a divulgação da pesquisa ontem nos blogs, portais e redes sociais, a qual Júnior Percy está na frente disparado, falsos articuladores políticos do grupo oposicionista se reuniram e estariam criando uma estratégia para tentar ludibriar pelo menos os mais fies. Uma fonte nos falou que foi um verdadeiro “corre corre” entre os opositores. Teve gente que foi parar na garapa de açúcar.

BURITI DOS LOPES - Debandada

Com a pesquisa apontando que cerca de 15% ainda estão indecisos, é bem possível que ocorra uma verdadeira debandada destes para o grupo de Júnior Percy. É aquela velha história do eleitor: “eu vou votar em quem tá na frente. Xô porca”. Alguém duvida que isso aconteça?

BURITI DOS LOPES - Maioria história

A se confirmar os números divulgados pela pesquisa desta quinta, Júnior Percy caminha a passos largos para a sua reeleição, e mais, para aplicar a maior maioria já vista na história política buritiense. Se levarmos em consideração que dos mais de 15 mil eleitores, teremos 12 mil votos válidos, com Júnior Percy 27% na frente segundo os dados, a vitória hoje ultrapassaria os 3 mil votos. Um verdadeiro massacre.

BURITI DOS LOPES - Lives sem efeito

Com as pesquisas internas que o grupo de Júnior Percy tem, e mais essa registrada que foi divulgada, as lives dos tubarões, jacarés, hienas, crocodilos, baleias e outros bichos mais, não estão surtindo efeito. Pelo jeito, quanto mais batem no prefeito, mais ele cresce. Vão ter que mudar a tática.

CARAÚBAS DO PIAUÍ

Oposição e situação realizaram suas convenções no município de Caraúbas do Piauí e dois nomes foram homologados para o cargo de prefeito. Pelo grupo governista, o atual prefeito Caburé (PT) vai disputar sua reeleição com Vera do Barbudo como vice-prefeita, os nomes foram homologados no último domingo (13). Já a oposição, homologou o nome do ex-prefeito Manoel Pacheco (PSD) e João Firmino, respectivamente como prefeito e vice, a convenção oposicionista ocorreu na última segunda-feira (14).

CAXINGÓ

No município de Caxingó, o atual prefeito Washington Luiz (PSD) teve seu nome homologado no início do mês, tendo o atual vice-prefeito Chico Barroso mais uma vez como companheiro de chapa. Já a oposição, realizou sua convenção na última sexta-feira (11) e homologou o nome de Magnum Cardoso (Progressistas) como prefeito e a advogada Jackline Lima como vice.

MURICI DOS PORTELAS

Em Murici dos Portelas, a última convenção aconteceu na quarta-feira (16) e foi realizado pelo grupo governista liderado pelo prefeito Ricardo Sales (PSD). Foi homologado o nome de Ana Lina (PSD) para prefeita e Zeca Tote como vice. Já a oposição, homologou o nome da ex-prefeita Auridea Santos (PTB) como prefeita e Denivan Cardoso como vice. A disputa naquele município será entre duas mulheres.

COCAL

A convenção que homologou o nome do atual vice-prefeito Nonatinho do Sindicato (PT) a prefeito e Douglas Lima com vice-prefeito foi uma das mais prestigiadas da região norte do estado do Piauí. O evento foi realizado na tarde/noite do último domingo (13). Dezenas de pessoas se reuniram na convenção, mesmo com os organizadores pedindo que as pessoas assistissem o ato político pela internet e que ficassem em casa. Para um cocalense que falou com nossa reportagem, o grande público presente foi uma verdadeira demonstração de força política e popularidade do atual prefeito Rubens Vieira (PSD) que apoia a pré-candidatura de Nonatinho.

PARNAÍBA

A principal aliança de oposição ratificou a chapa Dr. Hélio (PL)/Tererê (PV). Na convenção do PL, presenças do governador Wellington Dias e do secretário de Saúde, Florentino Neto. Piauí, a eleição de Parnaíba será uma das mais disputadas e associada à sucessão estadual de 2022. O governador Wellington Dias deixou clara a intenção de participar da campanha oposicionista em Parnaíba, o segundo maior colégio eleitoral do estado, só ficando atrás da capital. 

PIAUÍ

O governador até respeita as decisões do PT sobre alianças municipais, porém não tem acompanhado com entusiasmado acordos feitos com o Progressistas no interior. Se depender do núcleo político do Karnak, o alinhamento político será ampliado após o pleito de 15 de novembro. A operação é preparar o bloco governista para a sucessão estadual de 2022.

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Ao contrário de outros anos, onde o governador Wellington Dias era presença cobiçada nas convenções municipais, o desgaste do PT e a falta de recursos para realização de obras prometidas ainda no palanque de 2018, desmotivaram as lideranças a convidarem o governador para suas convenções. A presença de W Dias se limitou a candidaturas petistas, ou no máximo, a do PL em Parnaíba. A política tem disso, e tudo indica que a onda não é mais vermelha.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: