sexta-feira, 11 de setembro de 2020

RAPIDINHAS

 

VOLTAMOS!

Estava com saudades?! Voltamos com mais uma edição das Rapidinhas da Política. Nesta edição, vamos abordar questões que norteiam à política em Buriti dos Lopes e algumas cidades da planície litorânea.

BURITI DOS LOPES - DEFINIÇÃO

Momento de definição na reta final da pré-campanha em Buriti dos Lopes. É que após a confirmação das homologações das candidaturas de Júnior Percy (Progressistas) e Jarbas Filho, para os cargos de prefeito e vice do grupo governista, o grupo oposicionista também definiu a sua futura chapa visando à disputa pela Prefeitura Municipal.

BURITI DOS LOPES - VICE DA OPOSIÇÃO

O pré-candidato Bernildo Val (PSD) terá como futuro companheiro de chapa o odontólogo Kavio Narciso, residente na cidade de Parnaíba. A definição foi anunciada na manhã desta quinta-feira, dia 10, num encontro que contou com as presenças do ex-prefeito Bernildo, vereadores da oposição e alguns apoiadores. 

BURITI DOS LOPES - QUEM É KAVIO?

Kavio Narciso é filho do ex-prefeito de Buriti dos Lopes, Dr. Joaquim Narciso que governou o município de 1989 à 1992. Kavio foi candidato a vereador na coligação de Bernildo Val nas eleições de 2012, mas não obteve êxito na época, conseguindo apenas 298 votos. Ausente na política buritiense nos últimos anos, Kavio voltou á aparecer na cidade e conseguiu “abocanhar” a vaga de vice na oposição, já que o grupo tinha dificuldades em encontrar um nome para compor com o ex-prefeito e pré-candidato Bernildo.

BURITI DOS LOPES - IRMÃO NÃO ACOMPANHA

Kavio Narciso é irmão de Rinaldo Narciso que vem a ser esposo da atual secretária municipal de Assistência Social de Buriti dos Lopes, Ana Lúcia Tavares. Participando da convenção municipal no último domingo (06) que homologou a candidatura de Júnior Percy à reeleição, Rinaldo foi curto e direto: “Kavio foi sozinho, estamos fechado com o prefeito Júnior Percy nesta campanha que está por vir”.

BURITI DOS LOPES - PRÉ-CAMPANHA

Após a homologação de seu nome pelo Progressistas para a disputa da reeleição para prefeito em Buriti dos Lopes, Júnior Percy tem se dedicado a pré-campanha e tem se reunido com apoiadores e lideranças políticas na sede e zona rural do município. O gestor tem recebido dezenas de adesões nos últimos dias e tudo vem sendo registrado em suas redes sociais. O prefeito está num pique que vai ser difícil de acompanhar suas andanças pelo município.

BURITI DOS LOPES - IVANA FORTES

Quem está na cidade de Buriti dos Lopes deste a semana passada e começou suas visitas aos seus amigos e correligionários é a ex-prefeita Ivana Fortes que governou o município por dois mandatos (2005-2008 / 2009-2012). Ivana é mãe de Jarbas Filho que teve seu nome homologado como candidato a vice-prefeito de Júnior Percy na convenção do Progressistas no último domingo (06).

CAXINGÓ

A candidatura de Magnum Cardoso (Progressistas) será homologada nesta sexta-feira, dia 11, às 17hs, no ginásio poliesportivo da cidade de Caxingó. O partido realiza sua convenção municipal para escolher os representantes da sigla para disputar a preferência do eleitor nas urnas, em 15 de novembro. Além dos Progressistas, o MDB também realiza convenção no mesmo local e horário e deverá homologar o nome da advogada Jackline Lima como companheira de chapa de Magnum.

CARAÚBAS DO PIAUÍ

A convenção partidária para homologar as candidaturas de prefeito, vice-prefeito e vereadores do PSD do município de Caraúbas do Piauí será realizada na próxima segunda-feira, dia 14, a partir das 18hs. O evento será transmitido através do Facebook. A dúvida é: se o grupo oposicionista irá mesmo indicar o nome do ex-prefeito Manoel Pacheco como candidato a prefeito, já que seu nome consta na lista divulgada pelo Tribunal de Contas de Estado Piauí como inelegível. Vamos aguardar!

PARNAÍBA

O vice-prefeito Marcos Samarone (PSD) confirmou candidatura em Parnaíba. Com apoio declarado do superintendente do Incra no estado e presidente do PSD na capital, Tiago Vasconcelos, Samarone realizou encontro com lideranças para reafirmar que será candidato a prefeito. Na campanha eleitoral, o PSD parnaibano pretende ser a terceira via na polarizada disputa entre Mão Santa (DEM) e Dr. Hélio (PL).

COCAL – I

A convenção do MDB e Progressistas da cidade de Cocal, ganhou as manchetes nacional e foi destaque nos principais meio de comunicação, mas, negativamente. Tudo por conta do discurso polêmico do ex-prefeito Monção que admitiu ter roubado dinheiro público quando foi prefeito daquele município, sendo inclusive preso. Monção que é “padrinho político” do médico e candidato pela oposição Dr. Cristiano Brito (MDB), roubou a cena e acabou “queimando” a convenção do Doutor, que a partir de agora, está sendo orientado a manter distância do ex-prefeito durante a campanha.

COCAL – II

Os partidos da base governista de Cocal, PT e PSD realizam a partir das 17hs deste domingo (13) convenção para homologação da candidatura de prefeito, vice-prefeito, coligações e vereadores. Na ocasião deverá ser confirmada a candidatura do atual vice-prefeito Nonatinho do Sindicato (PT) à prefeitura e do vereador Douglas Lima (PSD) como vice-prefeito. A dupla conta com o apoio do atual prefeito Rubens Vieira (PSD) que tem alto índice de aprovação naquele município.

COCAL - III

O ex-prefeito de Cocal, Zé Maria Monção não é mais filiado ao PTB. A expulsão foi motivada pela declaração do ex-gestor durante convenção partidária no último final de semana. Monção admitiu ter roubado quando foi prefeito no município. A declaração gerou enorme repercussão em redes sociais e a direção estadual do PTB decidiu expulsar, sumariamente, o ex-prefeito. Uma coisa é responder processos por improbidade, outra é admitir ter feitos "coisas erradas" e roubar. 

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: