quinta-feira, 24 de junho de 2021

SAÚDE

CAPS de Buriti dos Lopes é referência em atendimentos à Saúde Mental

Dezenas de pacientes do município e de cidades vizinhas são atendidas mensalmente por profissionais dessa unidade. 

Em Buriti dos Lopes, a gestão do prefeito Júnior Percy (PP) vem tendo um cuidado todo especial com a saúde pública no município, e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) também recebe essa atenção por parte da equipe que compõe a Secretaria Municipal de Saúde. 

Prioritariamente, atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial, são assistidas por profissionais toda semana.

O CAPS tem papel estratégico, tanto no que se refere à atenção direta visando à promoção da vida comunitária e da autonomia dos usuários, quanto na ordenação do cuidado, trabalhando em conjunto com as equipes de Saúde da Família e agentes comunitários de saúde. O acesso se dá por demanda espontânea e por meio de encaminhamento da rede de atenção psicossocial do município.

O CAPS conta com uma equipe multiprofissional sendo eles: Dr. João Gustavo Torres (Psiquiatra), Layla Soares (Psicóloga), Raimundo Nonato Neto (Terapeuta ocupacional), Carolina Fernandes (Enfermeira), Auxiliadora Aquino (Técnica em Enfermagem) e Maria dos Remédios (Coordenadora). Dezenas de pacientes de Buriti dos Lopes e cidades vizinhas são atendidas mensalmente por esses profissionais dessa unidade do CAPS. O horário de atendimento vai de 7h ás 13h (exceto finais de semana e feriados).

Algumas das ações do CAPS são realizadas de maneira coletiva, em grupos, outras são individuais, outras destinadas às famílias, outras são comunitárias e acontece no espaço do CAPS, nos contextos reais de vida das pessoas.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Imagens de Francisco Anjos (ASCOM)

Nenhum comentário: