sexta-feira, 12 de abril de 2019

RAPIDINHAS


XXII Marcha dos Prefeitos
Milhares de prefeitos de todo o Brasil estiveram nesta semana em Brasília participando da XXII Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios. Dos prefeitos da região que estiveram presentes, Junior Percy, Buriti dos Lopes; Mão Santa, Parnaíba; Ricardo Sales, Murici dos Portelas e Washington Luiz, Caxingó.

Unificação I
Mas, uma das notícias que mais chamou atenção dos gestores presentes foi à proposta do deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC) que unifica as eleições em todo o Brasil. A PEC 49 foi protocolada na quarta-feira (10).

Unificação II
Antes de apresentar a PEC que unifica as eleições no Brasil, o deputado foi à Marcha dos Prefeitos para consultá-los. Diante do clamor, o parlamentar assumiu o compromisso de protocolá-la na Câmara dos Deputados, e assim fez.

Unificação III
Se a PEC 49 do deputado Peninha for aprovada, ano que vem não ocorreriam eleições municipais. Os atuais prefeitos, vice-prefeitos e vereadores ganhariam mais dois anos de mandato. Assim, as eleições aconteceriam apenas em 2022. O eleitor então votaria nesta eleição para, vereador, prefeito, deputado estadual/distrital/federal, senador, governador e presidente.

Unificação IV
A economia estimada com a unificação das eleições seria de bilhões de reais. Nos corredores do Congresso Nacional fala-se na grande possibilidade de aprovação da PEC 49.

Tudo calmo
Acalmaram-se os ânimos políticos no município de Buriti dos Lopes na última semana. As famosas “rádios calçadas” estiveram quieta nos últimos dias, mas de antena ligada. Populares acreditam que na próxima semana tenhamos novidades.

Transparência positiva
Prefeitura de Buriti dos Lopes está entre os municípios com a administração mais transparentes do Piauí. Segundo dados divulgados pelo Ministério Público Federal (MPF), o município voltou a figurar entre os 20 de mais transparência no estado, dentre os 224.

Transparência negativa
Já a o município de Murici dos Portelas, no ranking de transparência dos municípios divulgado pelo MPF, aparece entre os 20 piores. Segundo o Ministério Público, os municípios que ainda descumprem as leis de transparência serão acionados judicialmente.

Alerta I
A Prefeitura Municipal de Caxingó, juntamente com a Defesa Civil e o CEMADEN alertam para o grande aumento do nível do rio Longá nas próximas horas.

Alerta II
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) divulgou na manhã de quinta (11), um mapa com a mancha de inundação e os pontos de encontro em caso de operação de emergência no município de Caxingó. Os pontos marcados indicam os locais para onde os moradores poderão ser atingidos nas próximas 12 horas, dentre os possíveis pontos está o final do cruzamento das ruas Zeca Neres com a Otávio Medeiros e a comunidade Bom Jesus.



Voltamos!
Estamos de volta com nossas RAPIDINHAS. Continuamos de olho em tudo que acontece em Buriti dos Lopes, cidades vizinhas e na internet. Continue acessando as novidades do blog...

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: