sexta-feira, 12 de abril de 2019

DESTAQUE NO G1

Distúrbio cerebral raro faz aluna de Caxingó ler e escrever de cabeça para baixo
Fenômeno faz com que o cérebro dela não processe as imagens normalmente. Sandra Nascimento tem 16 anos e faz o primeiro ano do ensino médio.

Um transtorno cerebral raro faz com que Sandra Nascimento, aluna do 1º ano da Unidade Escolar Professora Maria do Socorro Sampaio Martins, localizada no município de Caxingó, escreva e leia de cabeça para baixo. A estudante sofre de um distúrbio denominado de 'fenômeno de orientação espacial', que faz com que o cérebro não processe as imagens normalmente.

"É um transtorno raro na formação da imagem. Na verdade a gente enxerga de cabeça para baixo, mas o cérebro inverte, deixando a imagem na direção correta, o que não acontece nesse caso", informou o neurologista Raimundo Feitosa Neto.



No caso de Sandra, 16 anos, ela escreve e ler de cabeça para baixo. Para realizar outras atividades, como digitar no teclado do computador, manusear o celular entre outras, ela faz normalmente. Ela explicou que a habilidade a acompanha desde a infância.

“Eu sempre escrevi de cabeça para baixo. Meus professores já tentaram ver ser eu conseguiria escrever normal, mas eu não consigo. Quando os professores pedem pra eu escrever no quadro, por exemplo, não fica legível”, disse.


Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: G1-PI

Nenhum comentário: