quinta-feira, 16 de julho de 2020

ALERTA

Polícia Civil do Piauí alerta para golpes no aplicativo WhatsApp
Segundo a polícia, os criminosos utilizam diversos números de WhatsApp e ostentam fotos de médicos em seus perfis.

Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio da Delegacia de Combate aos Crimes de Informática (DRCI), fez um alerta nesta quarta-feira (15) para que as pessoas não caiam em golpes realizados por estelionatários por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp.

De acordo com a Delegacia de Combate aos Crimes de Informática - DRCI, para realização do estelionato, os criminosos utilizam diversos números de WhatsApp e ostentam fotos de médicos e dentistas em seus perfis, e então contatam os familiares de tais profissionais, por meio de mensagens.



Quando conseguem entrar em contato, os estelionatários afirmam que são as pessoas das fotos e que haviam mudado o número de WhatsApp. Após o decorrer de algumas conversas, os criminosos solicitam que os familiares atualizem o número de contato e em seguida afirmam que necessitam pagar alguma dívida e que estão sem acesso ao aplicativo do banco.

Com essa forma de agir, as vítimas acreditam nos pedidos e realizam as transferências bancárias, acreditando que estão falando com seus familiares. Segundo a DRCI, unidades policiais de outros estados já têm trocado informação para a repressão adequada a esse crime. A maioria dos disparos de mensagem identificados é oriundo de dentro do sistema prisional de alguns estados.

Nesse tipo de golpe, não há hackeamento da conta de WhatsApp da pessoa por quem estão se passando. A Polícia Civil ainda alerta que os criminosos escolhem se passar por profissionais da saúde que tem perfil aberto no Instagram, pois a partir daí obtêm as fotos para usar no perfil falso.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: GP1

Nenhum comentário: