terça-feira, 2 de março de 2021

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Ocorrência na Linha de Distribuição 69kV Piracuruca - Caraúbas do Piauí

Ato de vandalismo ocasionou a queda de duas torres metálicas e interrupção do fornecimento a 8 municípios da região Norte do estado. 

A Equatorial Piauí informa que por volta das 7h10 da manhã desta terça-feira (02), atos de vandalismo provocaram o bloqueio da Linha de Distribuição de 69 kV que interliga as subestações Piracuruca e Caraúbas do Piauí, na região Norte do estado, ocasionando a interrupção do fornecimento de energia nos municípios Cocal da Estação, Cocal dos Alves, Caraúbas do Piauí, Caxingó e parte das zonas rurais de Murici dos Portelas, Buriti dos Lopes, Joaquim Pires e Piracuruca, impactando 19 mil clientes. 

Imediatamente após o bloqueio, equipes de atendimento emergencial, inspeção e manutenção de linha viva de alta tensão foram acionadas para realização de manobras e identificação do defeito. Após a inspeção, foram identificadas 02 torres metálicas danificadas nas proximidades do município de Caraúbas. Próximo às estruturas avariadas, foram encontrados instrumentos como machado, facão, chaves de fenda, que configuram a realização de ato criminoso como causa do problema. A Equatorial Piauí já registrou Boletim de Ocorrência para apuração do caso pelas autoridades competentes. 

Mobilização para o restabelecimento do fornecimento

Desde o início da ocorrência, equipes técnicas foram acionadas e estão atuando para realizar manobras e acelerar a recomposição do sistema para as localidades impactadas. O fornecimento já foi normalizado para o município de Cocal da Estação, com a transferência das cargas para atendimento por outro alimentador. Com a ação, foi possível restabelecer o fornecimento a cerca de 7.500 clientes, o que corresponde a quase 40% do total impactado.

Tendo em vista a necessidade de substituição das duas estruturas, foi mobilizada também equipe de construção de linhas, direcionada a partir de Parnaíba, para realização do serviço. Neste momento, equipes estão diretamente empenhadas na operação que visa normalizar o serviço para a região.

Tendo em vista a complexidade do serviço, estima-se, como previsão inicial, que a recomposição ocorra durante a madrugada. Contudo, essa estimativa pode sofrer alteração no decorrer dos serviços, em função das condições climáticas.

A Equatorial lamenta os transtornos e informa que tem empreendido todos os esforços para restabelecer o fornecimento o mais breve possível.

Os clientes que precisarem entrar em contato com a Equatorial poderão ligar para a Central de Atendimento, por meio do número 0800 086 0800, pela Clara (assistente virtual), via WhatsApp (86) 3228-8200, pelo site pi.equatorialenergia.com.br ou pelo aplicativo da Equatorial Energia disponível para as plataformas Android e iOS.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: ASCOM

Nenhum comentário: