sábado, 27 de novembro de 2021

SAÚDE PÚBLICA

Profissionais da Saúde de Caxingó participam de Fórum sobre a redução da mortalidade materna no PI 

O evento foi realizado de forma presencial com profissionais de saúde do território Planície Litorânea. 

A cidade de Parnaíba sediou nesta sexta-feira (26) no auditório do Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba – IESVAP, o Fórum para a Redução da Mortalidade Materna no Piauí – FORMMAPI. O evento teve como objetivo, debater e buscar soluções para a mortalidade materna no Piauí. A presidente do Cosems-PI, Auridene Moreira, e a vice-presidente, Leopoldina Cipriano, estiveram presentes. 

O fórum foi promovido pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES) da UFPI, Secretaria de Estado da Saúde do Piauí – SESAPI e outras instituições. O evento contou com o apoio do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) e Centro LatinoAmericano de Perinatologia – CLAP.

Profissionais da Saúde de Caxingó participaram do evento. O município foi representado pela vice-prefeita Dra. Jackline Lima e pelas enfermeiras Letícia Sobrinho e Elizalba Escórcio. 

O evento foi realizado de forma presencial com profissionais de saúde do território Planície Litorânea e com transmissão on-line para todas as regiões do Piauí.

Na ocasião, foi produzido um plano de intervenção para um futuro termo de cooperação internacional. O evento foi dividido em três blocos e contou com a participação de profissionais renomados, que trataram: a situação epidemiológica da mortalidade materna no Piauí; o papel do Legislativo na redução da mortalidade infantil; Estratégias para redução da mortalidade materna informadas por evidências; Mapa de Evidências sobre Redução da Mortalidade Materna e Ações para redução da mortalidade materna realizadas no estado do Piauí.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Com informações do COSEMS-PI

Nenhum comentário: