quarta-feira, 2 de março de 2022

ELEIÇÕES 2022

Juiz suspende divulgação de pesquisa eleitoral para governador do Piauí

O juiz Marcelo Leonardo Barros Pio ainda suspendeu pesquisa para senador da República. 

O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral do PiauíMarcelo Leonardo Barros Pio, atendeu representação feita pelo Diretório do Partido Progressista e deferiu tutela de urgência determinando a suspensão imediata da divulgação dos resultados da pesquisa eleitoral sobre a intenção de votos para governador e senador feita pelo Instituto Amostragem. Segundo registro feito no TRE-PI a pesquisa teve início no dia 24 de fevereiro e teria os números divulgados no dia 01 de março.

O partido questionou o plano amostral registrado e metodologia das entrevistas, apontando a existência de questionários com informações sobre a eleição presidencial capazes de confundir ou induzir a erro a resposta do eleitorado ouvido pela pesquisa.

Na decisão proferida ontem (01), o juiz afirma que “incongruências constatadas na pesquisa eleitoral impedem a adequada fiscalização do feito, comprometendo, dessa forma, a credibilidade dos dados a serem divulgados”.

“Verifica-se, portanto, que, quanto ao requisito “plano amostral”, a pesquisa ora analisada apresenta erros materiais graves, não estando em consonância com as exigências da legislação eleitoral vigente, descumprindo o inciso IV do art. 2º da Res. TSE nº 23.600/2009, razão pela qual deve ser suspensa sua divulgação, visando resguardar a transparência e a confiabilidade dos dados a serem divulgados ao eleitorado piauiense”, diz a decisão.

Segundo dados do registro, a pesquisa foi contratada pelo Sistema Meio Norte de Comunicação pelo valor de R$ 121.372,00 (cento e vinte e um mil, trezentos e setenta e dois reais).

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: Gil Sobreira (GP1)

Nenhum comentário: