terça-feira, 26 de março de 2024

MATRÍCULAS FANTASMAS

COCAL - Ex-prefeito Nonatinho é suspeito de inflar dados de escolas para receber verbas

A cidade de Cocal não tem escola de tempo integral, mas matrículas entre 2020 e 2023 aumentaram 52%. 

Uma representação feita por Rafael Araújo, morador de Cocal, aponta que “a partir de uma análise detalhada no município de Cocal, coletadas dos dados estatísticos do Censo Escolar da educação básica no portal do INEP”, pode colocar o ex-prefeito Raimundo Nonato Cardoso, o Nonatinho do Sindicato, num grande escândalo administrativo.

Há suspeitas de que na gestão de Nonatinho que um expressivo número de matrículas informadas no Ensino Fundamental refere-se ao ensino de tempo integral, tendo havido um aumento de zero por cento em 2020 para 52,80% em 2023 nas matrículas dos anos iniciais do ensino fundamental, em relação ao tempo integral.

Fazendo-se a mesma comparação de 2022 para 2023 verifica-se um aumento nas matrículas de 26,8% para 52,80%, ou seja, um aumento bastante expressivo para o ano de 2023. Há suspeitas de que no Piauí pelo menos 60 cidades teriam fraudado os dados do MEC.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

Ex-prefeito Nonatinho do Sindicato

Recursos irregulares 

Segundo a representação, há a possibilidade de o Município ter falsificado informações e inserido em sistema público somente para que a cidade recebesse mais recursos na educação, porém essa verba pode estar sendo desviada da sua finalidade principal, pois não existe nenhuma escola de tempo integral no município, diz a denúncia.

Peculato 

Esta atitude pode representar Crime de Peculato Digital, que dá pena de reclusão de 1 a 4 anos de prisão, além de improbidade administrativa e fazer com que seja necessária uma ampla investigação dos recursos aplicados na educação do município, já que não estão sendo aplicados onde deveriam.

Renúncia ao mandato 

Nonatinho do Sindicato surpreendeu o mundo político no início de fevereiro deste ano ao anunciar sua renúncia ao mandato de prefeito para assumir a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Territórios do Piauí. Todos sabiam que teria sido pressão do deputado Rubem Júnior que se queixava da ação predatória do prefeito em sua imagem política.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: Portal AZ

Nenhum comentário: