sexta-feira, 8 de março de 2024

POLICIAL

Facções criaram a “Maconha Real”, moeda oficial do tráfico de drogas

Na operação que a Polícia Federal fez nesta quinta-feira (07), em Parnaíba, também foi aprendida uma cachaça com maconha. 

A cédula de R$ 420,00 não existe oficialmente no Brasil, mas ela é real e é uma moeda pararela criada pelos traficantes para valoração do preço das drogas. Trata-se da “Maconha Real”, a moeda oficial do tráfico de drogas, que seria também uma espécie de código e um símbolo do poder econômico desses grupos criminosos. 

Segundo alguns policiais, 420 seria referência às 16h20, horário habitual entre os usuários para o consumo da maconha. Mas há outra versão para o “valor” da nota. Para alguns especialistas, essa nota de 420 equivale pouco mais de 80 dólares, que seria o preço de 200 gramas de maconha, que varia de 80 a 100 dólares, dependendo do lugar onde a “erva” é comercializada.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

Violência e homicídio 

Na operação que a Polícia Federal fez nesta quinta-feira (07), em Parnaíba, também foi aprendida uma cachaça com maconha. Ao todo, a PF cumpriu 14 mandados judiciais, sendo oito de prisão temporária e seis de busca e apreensão. 

De acordo com os agentes da PF, os investigados alvos dessa operação teriam envolvimento com o homicídio de um servidor público no ano de 2023. As investigações tiveram início em dezembro de 2023, com a prisão de um membro de organização criminosa e apreensão de um fuzil em Parnaíba. 

Segundo a polícia, as investigações também apontam indícios de crime de lavagem de dinheiro, como a utilização de terceiros para o registro de patrimônio obtido com recursos provenientes do crime.

De acordo com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado, o foco dessas ações é a prevenção e a repressão à criminalidade violenta, particularmente no combate às facções criminosas, ao tráfico de drogas e armas, aos delitos de furto, roubo e receptação de cargas e valores e à lavagem e ocultação de bens e valores em dinheiro.

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Piauí – FICCO/PI é composta por policias da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Polícia Rodoviária Federal.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: Piauí Hoje

Nenhum comentário: