segunda-feira, 18 de março de 2024

SINAL 5G

Buriti dos Lopes e mais de 20 cidades do Piauí receberão ativação do sinal 5G; veja lista

Segundo o Ministério das Comunicações, a Anatel liberou ativação do sinal em 395 municípios brasileiros. 

Dos 395 municípios brasileiros que estão liberados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para utilizar o 5G, 21 são do Piauí, dentre eles, Buriti dos Lopes. A ação é resultado de deliberação que atestou que as operadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à agência o licenciamento para ativação de estações de 5G.

Nesse sentido, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho destacou que essa ação também cobra às operadoras a melhoria do serviço. “Além de cobrir os prazos estabelecidos no edital do leilão 5G, a pasta tem cobrado as operadoras para antecipar os prazos e aperfeiçoarem a qualidade da cobertura em regiões que contam com problemas ou ainda seguem sem sinal”, destacou.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

Cidade de Buriti dos Lopes

As solicitações à Anatel podem ser feitas a partir desta segunda-feira, 18 de março. Caso as operadoras adotem a proposta, pelo menos 181,3 milhões de brasileiros dos estados de Minas Gerais, Bahia, Goiás, Pará, Pernambuco e Piauí serão beneficiados.

Segundo a pasta, a decisão segue as diretrizes do Edital do 5G e abrange municípios onde é realizada a migração do sinal de televisão aberta da TV Banda C para a Banda Ku. Ou seja, a troca do analógico para o digital, que melhora a qualidade de transmissão aos espectadores, e interferindo menos no sinal de 5G.

Confira as cidades piauienses que podem receber o 5G

Acauã, Agricolândia, Água Branca, Alto Longá, Barro Duro, Boa Hora, Boqueirão do Piauí, Buriti dos Lopes, Cabeceiras do Piauí, Cocal, Cocal dos Alves, Dom Inocêncio, Lagoa do Barro do Piauí, Lagoinha do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Olho D'Água do Piauí, Passagem Franca do Piauí, Prata do Piauí, Queimada Nova, São Miguel da Baixa Grande e São Pedro do Piauí.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: GP1

Nenhum comentário: