sexta-feira, 22 de março de 2024

RAPIDINHAS

 

Voltamos!

De volta nesta sexta-feira (22/03) no Boca do Povo com as últimas RAPIDINHAS de Buriti dos Lopes, Caxingó, Caraúbas, Murici dos Portelas, Bom Princípio, Cocal dos Alves, Cocal e Parnaíba. Tem sempre uma novidade pra contar a vocês. Fato ou boato? Saberemos dia após dia na medida em que o cenário vai se desenhando. Agora curta nossas notícias curtinhas. Há, e se pegar ar é pior!

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

GIRO POR BURITI DOS LOPES

No aguardo

Existe grande expectativa no meio político da cidade em torno da divulgação de uma pesquisa, antes da Semana Santa realizada recentemente no município.

Tudo como estava

Entre alguns políticos da cidade, existe comentários de que os resultados não vêm muito diferentes dos anteriores. Ou seja, a borboleta continua distante da rosa.

Foi sucesso

A “Tenda do Acelera” na regata de canoas foi sucesso total e uma multidão se aglomerou no espaço durante muito tempo.

Muita gente

Com a chegada do prefeito Júnior Percy e da pré-candidata Laura Rosa, o alvoroço foi grande no local. Era um tumulto de gente que não tinha tamanho.

Caiu fotografias

Tanto o prefeito como a pré-candidata foram bastante prestigiadas pelo público no local. Fotografias de Júnior e Laura com populares ganharam as redes sociais.

E tome fotos

Já na parte interna do barracão da Colônia Z4, aonde acontecia as festas, tanto Júnior como Laura posaram para diversas fotos com o público que se fazia presente.

Festa animada e segura

A festa que teve a animação de Dudu Nogueira, Elvis Play, Mara Pavanelly e Júnior Vianna foi um verdadeiro sucesso e recorde de público. Todo mundo se divertindo na maior alegria.

Elogios

Essa edição da regata de canoas que tem a frente a presidente da Colônia Z4, vereadora Deusa de Moraes, vem sendo considerada a maior desde sua criação. O evento foi bastante elogiado.

Flagrados

Ainda sobre a festa da regata, quem ficou um tempão conversando de pé de ouvido com o prefeito Júnior Percy foi o pré-candidato a vereador William Val, filho do ex-prefeito Bernildo.

Levantou curiosidade

Curiosos observavam aquele bate papo entre os dois se perguntavam: “o que tanto conversam os dois”. O que sabemos é que o assunto era política, em especial, eleições municipais.

Passou por lá

William Val que por sinal, já tinha passado pela Tenda do Acelera por duas vezes rodeado de amigos. Dizem que foram muito bem recebidos pelo prefeito Júnior Percy.

Tensão no ar

Soubemos que o clima anda tenso entre o prefeito Júnior Percy e seu vice Jarbas Filho. Ao que parece, algumas atitudes do filho da ex-prefeita Ivana Fortes não têm agradado o gestor.

Clima tenso

O clima amigável entre prefeito e vice-prefeito já não é mais o mesmo. Para seguirem juntos nas eleições deste ano, terão que 'aparar as arestas', caso contrário, já era.

A tesoura comeu

Soubemos nos corredores do Palácio Municipal que a caneta do prefeito entrou em ação. Portarias de exonerações já foram publicadas. Comentário de um aliado: “O Junin entrou no jogo e tá para brincadeira”.

Fechado

O ex-vereador Roberto da Coroa nos informou que está fechado com o prefeito Júnior Percy e a pré-candidata Laura Rosa. O homem anda bastante empolgado com as eleições deste ano.

Reconhecimento

Roberto disse que a sua comunidade, Coroa de São Remígio, saberá reconhecer o trabalho da gestão de Júnior Percy e aguarda uma votação esmagadora para a pré-candidata Laura Rosa.

Você viu primeiro aqui

Conforme havíamos anunciado semana passada, o PSD ficou mesmo com o ex-prefeito Bernildo “Jacaré” Val. Forças ocultas da cidade não conseguiram tomar o partido do homem.

Renovação

A informação que recebemos é que Bernildo inclusive já cuidou de renovar a direção do PSD. Na quinta-feira (14/03) ocorreu uma reunião na casa do ex-prefeito para tratar do assunto.

Longe dos “traíras”

Nossa fonte nos informou também que os três vereadores que hoje fazem parte do PSD na cidade não seguirão no partido para a disputa das eleições deste ano.

Procurando um rumo

Desta forma, os vereadores Everton da Barra, José Luiz Júnior e Zé Filho da Coroa terão que procurar uma nova legenda para disputar as eleições municipais deste ano.

Alinhamento

Com o distanciamento dos três vereadores do partido de Bernildo, a tendência de momento é que o ex-prefeito realmente forme aliança com o grupo do prefeito Júnior Percy.

Quatro nomes

A fonte nos informou que PSD de Bernildo Val se confirmar aliança, chega para compor com a coligação governista com quatro bons pré-candidatos a vereador(a).

Uma possibilidade

Soubemos também que não está descartada a possibilidade de Bernildo declarar neutralidade nas eleições municipais deste ano, liberando assim seus eleitores para seguirem seus rumos.

Pouco provável

Mesmo existindo, essa hipótese é a menos provável, uma vez que o ex-prefeito Bernildo Val correria um sério risco de perder todo o seu capital político.

Continua na oposição

Assim como fez nas eleições municipais de 2020, o ex-governador Zé Filho irá apoiar a candidatura oposicionista no município neste ano.

Declarou apoio

Zé Filho esteve participando da regata de canoas na Lagoa Grande no último final de semana e confirmou apoio a pré-candidatura a prefeita de Jaqueline do Batista da Loja.

Tudo normal

Com pouco influência junto ao eleitorado buritiense, o apoio de Zé Filho, “nem fede e nem cheira”, já que ele não costuma participar de campanhas. Nem das dele ele gostava.

De olho no $$$$

A tendência é que a pré-candidata Jaqueline use o Zé para tentar arrancar do ex-governador algum real para sua pré-candidatura, já que votos, vai ser difícil.

Mostrando as garras

Como a pré-candidata Jaqueline do Batista da Loja, quer a Direção do Partido dos Trabalhadores no município, e ainda não conseguiu, a mulher agora quer uma intervenção.

Quer intervir

Isso mesmo, soubemos que a mulher do Batista da Loja vem pressionando alguns membros do Diretório Estadual para que seja feita uma intervenção no PT buritiense.

Já tem outro plano

Como o tempo está correndo e caso não consiga êxito, Jaqueline deverá correr para os “braços” do ex-governador Wilson Martins e se filiar no PSB. Esse é o plano B.

Mais um nome novo

Eis que surge mais um novo nome na política buritiense, desta vez, trata-se do empresário Francisco Machado, proprietário da Casa Machado e Varejão Machado.

Lançou a pré-candidatura

Machado já lançou sua pré-candidatura a vereador para as eleições deste ano. O empresário postou foto ao lado do prefeito Júnior Percy e da pré-candidata a prefeita Laura Rosa.

Ganhando gosto

Laís Percy lançada recentemente como pré-candidata a vereadora, parece que tomou gosto pela coisa. A jovem começou suas andanças e conversas com familiares, parentes, amigos, colegas e outros sobre suas pretensões política.

Empolgada

A filha dos ex-vices-prefeitos Pieca e Elcira, que carrega o sangue político nas veias, poderá ser uma grata surpresa nas eleições deste ano. Disposição e força de vontade não faltam a Lais Percy.

Pré-candidatos

Enquanto o grupo de oposição luta para conseguir 12 nomes para compor a coligação proporcional de vereadores nas eleições, a base governista já conta com pelo menos 37 nomes.

Vai com três partidos

A expectativa é que os pré-candidatos a vereador(a) pelo grupo de Júnior Percy sejam divididos em 3 partidos, sendo o Progressistas, MDB e PSD que deverá ser oficializado em breve para compor a base aliada.

Falecimento

A cidade se despediu com tristeza do ex-prefeito Toinho Tavares, o Pavão, no final da tarde da última terça-feira. O homem detentor de três mandatos de prefeito deixa seu legado na cidade.

Homenagens

O cortejo fúnebre foi ao som do hino buritiense tocado pela Banda de Música Municipal, além da música Pavão Misterioso e a Meu Pobre Coração do Chiclete Banana, hit tocado em suas campanhas eleitorais.

GIRO PELA REGIÃO

Caxingó I

Nesta semana o prefeito Magnum Cardoso anunciou o início da reforma, ampliação e modernização do Posto de Saúde da localidade Centro.

Caxingó II

Com essa obra, Magnum atende a população daquela região e um pedido do secretário de Saúde, João Lima e da vice-prefeita Dra. Jackline Lima.

Caxingó III

O prefeito Magnum, incansável como tem sido, esteve nesta semana acompanhando de perto os andamentos das obras na estrada vicinal dos povoados, Alegre da Ema, Ema e Baixa Fria.

Caxingó IV

Compromissado em manter o pagamento dos servidores em dias, a gestão do prefeito Magnum Cardoso anunciou na quinta-feira (21) que o dinheiro já estava na conta dos professores efetivos da rede municipal de ensino.

Caxingó V

Com dificuldades para encontrar candidatas para coligação proporcional, soubemos que o ex-prefeito Dr. Washington anda batendo de porta em porta atrás de mulheres para se candidatarem.

Caxingó VI

A negativa tem sido grande nos últimos dias e encontrar essas possíveis candidata será uma luta árdua para o Doutor nesse resto de janela partidária.

Caxingó VII

Falando Washington, ele anda a tiracolos com o vereador Pedro Brito na zona rural. Antes do Doutor descer do carro, Pedro tem que falar o nome da pessoa e a casa que ele vai entrar, já que o homem conhece poucas pessoas no município.

Caxingó VIII

Dr. Washington tem dificuldades de andar sozinho no interior. Se soltar o homem no meio da mata ele se perde. Quando prefeito, falam que ele vivia trancado no gabinete ou deitado numa rede.

Caxingó IX

O jovem empresário Jacktael Maricota confirmou que é pré-candidato a vereador. A expectativa é que ele decida nos próximos dias com qual grupo irá trilhar nas eleições deste ano. É mais um nome novo como opção na cidade.

Caraúbas do Piauí I

A política no município começa a esquentar e eis que surge mais um possível nome para a sucessão do prefeito Caburé. Desta vez, o nome falado é o da secretária de Assistência Social, Andressa Leal.

Caraúbas do Piauí II

Andressa Leal teria se destacado e surgido como possível pré-candidata a prefeita, por conta dos bons serviços que vem desenvolvendo a frente da assistência social do município, área de grande alcance.

Caraúbas do Piauí III

Além de Andressa, outro nome que vem surgindo forte nos bastidores e ganhando força é do secretário de Finanças, Zé Paulo. Muitos estão apostando que ele será o escolhido.

Caraúbas do Piauí IV

Façam suas apostas, pois a informação que temos é que após o fim da janela partidária no início de abril, o prefeito Caburé anuncie oficialmente o nome que ele irá apoiar para sua sucessão.

Murici dos Portelas I

A oposição tem que ficar ligada ou vai terminar ficando com só com alguns “gatos pingados” para a disputa eleitoral deste ano. Tem mais gente querendo pular do barco.

Murici dos Portelas II

Depois do pulo que o vereador Raimundo Mutuca deu do barco da oposição para o da situação, soubemos que o vereador Enéas Filho quer seguir o mesmo caminho.

Murici dos Portelas III

Mas, a vinda de Enéas Filho para a situação estaria sofrendo resistência da pré-candidata a prefeita Ana Lina.

Murici dos Portelas IV

Dizem que o vereador Enéas Filho é caro demais, e teria que tirar da “boca” de outros para satisfazer o parlamentar.

Bom Princípio do Piauí I

Pesquisa do Instituto Datanorte divulgada nesta segunda-feira (18) mostra que o atual prefeito Lucas Moraes, seria reeleito. Semana passada já havíamos anunciado o crescimento do gestor.

Bom Princípio do Piauí II

Lucas Moraes, que se filiou recentemente ao MDB, está com 53,7 % da preferência do eleitorado na pesquisa estimulada.

Bom Princípio do Piauí III

O ex-prefeito Apolinário (PSB) aparece em seguida, com 30,29% e pouco mais de 13% não souberam ou não quiseram responder.

Bom Princípio do Piauí IV

Já na pergunta espontânea, onde não são citados os nomes dos pré-candidatos, deixando o eleitor responder espontaneamente, Lucas Moraes aparece com 46% e Apolinário 26%, Zé Leandro 0,29%, não sabe/não opina 25,43% e nenhum/em branco/nulo 2,28%

Bom Princípio do Piauí V

A pesquisa entrevistou 350 eleitores das zonas urbana e rural, de forma presencial. O levantamento foi realizado nos dias 12 e 13 de março de 2024. A margem de erro é de 5 p.p. para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95% e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o Número PI - 06562/2024.

Cocal dos Alves I

Cresce os boatos de que o Professor Amaral possa mesmo ser o candidato a prefeito pela oposição. Levantamentos feitos recentemente no município animaram os oposicionistas.

Cocal dos Alves II

A princípio, a única incógnita é para saber se o também pré-candidato Professor Edmilson está disposto abrir mão da cabeça de chapa para Amaral. Se unir, a dupla de professores vem forte.

Cocal dos Alves III

Comentam que a possível candidatura do Professor Amaral à prefeito, tem sido vista com bons olhos até mesmo pelo Palácio de Karnak. A coisa começa a complicar para o grupo do prefeito Osmar Vieira.

Cocal I

Como já havíamos falado aqui nesta coluna, o prefeito Douglas Lima partiu para o tudo ou nada na tentativa de mudar o cenário político no município que não é nada favorável para a base governista.

Cocal II

A primeira coisa que começaram a fazer, foi uma “enxurrada” de obras, que do nada começou a aparecer no município. Coisas que não se viu nos últimos três anos e dois meses, do nada começam a surgir.

Cocal III

Ao que parece, a tática usada pela base governista é antiga, encher a cidade de obras no período eleitoral, para tentar passar a imagem de que a gestão estar trabalhando, mesmo que as obras não sejam finalizadas.

Cocal IV

Mas, parece que o povo cocalense estar atento a essas invertidas momentâneas dos governistas e “não estão caindo no conto do vigário”. O prefeito vai ter que inventar outras artimanhas.

Cocal V

Enquanto a situação age com as chamadas, obras eleitoreiras, a oposição de Dr. Cristiano segue dialogando tanto com a população e políticos locais, como buscando apoios a nível estadual. O pré-candidato não tem parado.

Cocal VI

Soubemos que um dos políticos a nível estadual que estar empolgado em vencer as eleições no município é o deputado Georgiano Neto. O parlamentar não medirá esforços para que Dr. Cristiano saia vencedor.

Parnaíba I

O jovem engenheiro Francisco Emanuel, secretário municipal de infraestrutura, deve ser lançado até o final deste mês pelo prefeito Mão Santa como seu candidato à sua sucessão na eleição de outubro.

Parnaíba II

Prevaleceu a força da deputada estadual Gracinha Mão Santa, que ao sair da Secretaria de Infraestrutura para se candidatar a deputada, indicou o jovem engenheiro para substituí-la.

Parnaíba III

Francisco Emanuel iniciou como estagiário na primeira gestão de Mão Santa como auxiliar de Gracinha.

Parnaíba IV

Com a possível definição do candidato do prefeito Mão Santa, Parnaíba apresenta três candidatos fortes. As eleições deste ano prometem grandes emoções.

Parnaíba V

Francisco Emanuel é um jovem iniciante, mas o apoio do prefeito Mão Santa e da deputada Gracinha o tornam candidato forte.

Parnaíba VI

Candidato do governador Rafael Fonteles, o deputado estadual Dr. Hélio já começa forte por causa do número expressivo de apoios que terá.

Parnaíba VII

Zé Hamilton pré-candidato de uma terceira via também é forte pelo seu histórico: foi prefeito três vezes e sempre teve uma aproximação grande com seus conterrâneos.

Ex-prefeito e pré-candidato Zé Hamilton (Foto: Portal Costa Norte)

Continue aqui...

Continuamos de olho em tudo que acontece em Buriti dos Lopes, cidades vizinhas e na internet. Continue acessando as novidades do blog diariamente... Voltaremos em breve.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Com informações no Giro pela Região de Feitosa Costa

Nenhum comentário: