quinta-feira, 14 de julho de 2011

NÃO TEM BALÃO DE OXIGÊNIO NO HOSPITAL

Homem passa mal e é socorrido por colega de trabalho em Buriti dos Lopes
O hospital local não tinha funcionário de plantão para realizar os primeiros socorros e nem balão de oxigênio.

Por volta das 9 horas da manhã de ontem, (13), recebemos uma denúncia de que um homem passou mal enquanto trabalhava nas proximidades da BR-343 no Centro de Buriti dos Lopes e não tinha ninguém no hospital para realizar os primeiros socorros e que o homem precisava de oxigênio e o hospital não disponibilizava. Foi então que o repórter cinematográfico do Portal Boca do Povo se dirigiu até o local e deparou-se com o descaso.

O trabalhador conhecido como Edgar funcionário de uma distribuidora de bebidas da cidade de Parnaíba, sentindo-se com fortes dores no peito passou mal e pediu ajuda para seu colega de trabalho Sergio Ricardo. Imediatamente o outro trabalhador conduziu o colega até o hospital Mariano Lucas de Sousa, Buriti dos Lopes.

O homem sentindo fortes dores e com dificuldades para respirar por pouco não veio a óbito dentro do hospital buritiense. Tudo porque não tinha um funcionário que soubesse realizar os primeiros atendimentos no paciente e muito menos balão de oxigênio no local. A ambulância que estava de plantão no hospital também não tinha o balão para conduzir o cidadão até outro hospital. Um verdadeiro descaso.

  
Desesperado com a situação que se encontrava Edgar, o companheiro de trabalho Sergio então conduziu o seu colega até a sede do SAMU buritiense onde recebeu os primeiros atendimentos e em seguida foi encaminhado para o HEDA em Parnaíba. (Veja fotos da chegada do homem ao HEDA)

Fomos informados por pessoas de dentro do hospital que o único balão de oxigênio cheio que tinha no Mariano Lucas de Sousa há poucos dias, era um que ficava dentro de uma ambulância e este já está vazio há alguns dias.


O certo é que há anos que a Saúde Pública de Buriti dos Lopes está mergulhada num mar de lama e ninguém faz nada. Quantas pessoas terão que morrer neste município à espera de um atendimento digno? Felizmente este cidadão tinha um amigo do lado para socorrer, caso contrário, ele seria mais uma vítima do descaso neste país.

Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo / Portal do Catita

16 comentários:

Anônimo disse...

nossas repartições públicas mostram mais uma vez o mote de nossa cidade que é "pimenta nos olhos dos outros é refresco".

Anônimo disse...

As imagens falam mais que as palavras, pelo que ví, essa tecnica que aparece na frente da ambulancia (Samara) é do hospital, e a enfermeira(Vania) dentro da ambulancia tambem é do hospital. E como dizer que no hospital não havia ninguem de plantão? Eu tava lá, e o cara foi levado para o SAMU pra ser transferido pela ambulancia do hospital.

Anônimo disse...

o slogan da prefeitura não é o "povo mais forte" hummmmmmm entendi o povo tem que ser forte mesmo para aguentar tanto descaso,que um governo sombrio tem nos dado até agora... e se o povo não for forte??? -amigo pois então que descanse em paz..

Anônimo disse...

O ANONIMO QUE FEZ ESTE COMENTÁRIO AS 10:00 HS INFELIZMENTE EU TENHO QUE DIZER QUE VOCÊ NÃO ESTÁ FALANDO A VERDADE. EU TRABALHO NO HOSPITAL E NO MOMENTO QUE O HOMEM CHEGOU FOI UM CORRE CORRE PORQUE NÃO TINHA NINGUÉM QUE SOUBESSE NEM FAZER UMA MASSAGEM NELE. DEPOIS DE VÁRIOS MINUTOS É QUE APARECEU GENTE E AMBULANCIA QUE ESTAVA NO HOSPITAL TAMBÉM NÃO TINHA OXIGENIO. NÃO VAMOS JOGAR A SUJEIRA DEBAIXO DO TAPETE GENTE. VAMOS FALAR A VERDADE.

Anônimo disse...

HÁ, E O OUTRO HOMEM?
ME PARECE QUE ELE É VEREADOR NO CAXINGÓ QUE CHEGOU QUASE MORRENDO TAMBÉM ATRÁS DE OXIGENIO E O IRMÃO DELE SEU CHICO QUE É MOTORISTA DA AMBULANCIA FICOU DESESPERADO COM A SITUAÇÃO E PEDIU ATÉ PELO AMOR DE DEUS QUE O SAMU SOCORRESSE ELE E O SAMU AINDA NÃO TINHA CHAGADO DE OUTRA DILIGENCIA. O QUE VOCÊS TEM A DIZER. SOU FUNCIONÁRIO E DIGO MESMO QUE ESSE HOSPITAL NUM TEM NADA. PRA QUE NÓS VAMOS DE DIZER QUE TA TUDO BEM SE NUM TA.

Anônimo disse...

caro frank editor desse portal,moro na rua Euripides de aguiar e não sei quem e o agente de saude a mais de quatro anos não vejo.e vc sabe quem e da sua rua.eles não trabalhan mais,prefeita onde estar esses agentes de saude.

Anônimo disse...

No meio de tantos descaso em nossa cidade a prefeita pasou a semana toda atrás de um cargo no segundo escalão do Governo do Estado, ontem foi nomeado Jarbas Fortes dos Santos Filho, no cargo de Diretor de Unidade de Pequisa da Secretaria Estadual do Desemvolvimento Econômico. Tenho certesa que nem ele sabe que cargo é este vai só ganhar o dinheiro do contribuinte, isso é uma vergonha para o povo de Buriti dos Lopes que vive morrendo a minga por falta de saude.

Anônimo disse...

É LAMENTAVEL FALTAR OXIGÊNIO NO HOSPITAL? CLARO QUE É, ATÉ INADIMOSSÍVEL, MAS PRA QUEM NÃO SABE UM CILINDRO COM OXIGENIO SEM UM PROFISSIONAL TÉCNICO ELE NÃO TEM VALOR DE NADA NUMA PARADA CARDIO RESPIRATÓRIA
O RAPAZ FOI MUITO BEM ASSISTIDO E SÓ CHEGOU VIVO GRAÇAS A EQUIPE QUE O CONDUZIU. PERGUNTEM A QUEM REALMENTE PRESENCIOU O EPISÓDIO

Anônimo disse...

ESSES BESTAS QUE SE APROVEITAM DAS DESGRAÇAS QUE VIVE ACONTECENDO EM TODO O BRASIL NÃO SO NO BURITI , FICAM SE GLADIANDO POLITICAMENTE COMO SE ISTO FOSSE RESOLVER OS PROBLEMAS DA CIDADE. GENTE, PAREM COM ISTO QUE ESTE COMPORTAMENTO TÁ ARCAICO DEMAIS! SE LIGUEM! I

Alguém de Olho no Assunto disse...

O que podemos tirar como conclusão dessas situações caóticas que vem se acumulando ao longo dessa administração é que muito pouca coisa funciona nesse governo, ou quase nada. O que se vê nessa lastimável gestão são mais e mais favorecimentos políticos, corrupção e empreguismo eleitoreiro. Pratica-se aqui a política quanto pior, melhor, pois um povo carente de tudo se contenta com o nada das políticas públicas (educação, saúde, assistência social, etc.), ou seja, são facilmente manipulados por um ato eleitoreiro qualquer,isto é,estes políticos se beneficiam da desgraça do povo para se manterem no poder. Não vou me admirar se daqui uns meses o povo sofrido desta terra esquecer todo flagelo que vem sofrendo ao longo dessa desastrosa administração, pois as eleições se aproximam e os milagres eleitoreiros começarão a aparecer (cestas básicas, distribuição de remédios, calçamentos, ruas asfaltadas, dinheiro, etc.). E o povo desassistido vai cair em mais um dos mil uns engodos praticados por essa senhora, para somente depois acordarem, e verem que mais uma vez foram ardilosamente ludibriados.
Lembremos do que aconteceu nos dois primeiros meses de administração (em 2005) dessa senhora, as ruas ficaram sem coleta de lixo, imundas, urubus para tudo quanto era lado, e num ato esperto decretou-se estado de calamidade pública para se usufruirem tranquilamente dos "benefícios" da desgraça do povo. Isto meu povo foi o cartão de visitas dessa horrorosa gestão.
A verdade nua e crua, doa a quem doer.

Anônimo disse...

parte 1
rapaiiiz!já foi resolvido o caso do oxigenio, ainda ontem o secretario mandou os morotoristas levarem os trez cilindros para parnaiba pra encher, pronto vamos acabar com está confuzão. tá todo mundo com AR agora, "more agora povo mais forte!"

Anônimo disse...

parte 2
rapaiiiz! eu fiquei sabendo que a infermeira ai na foto não soube nem fazer uma massagem cardiaca, foi o pobre do motorista do caminhão que prestou os primeiros socorros, o homem ficou louco quando o pobre do doente se estabacou no chão da ambulancia , é muita falta em?

Anônimo disse...

parte 3
rapaiiiz!eu fiquei sabendo,assim que o pobre do doente chegou em parnaiba a sorte dele foi maior!pois foi só ele por os pês em solo parnaibano o oxigenio acabou "kkkk o secretario de sorte"

Anônimo disse...

Caro amigo diretor saia daí, voce é um cara gente boa, competente não merece está aguentando essas coisas pelos outros, todos sabem que voce não faz mais porque não lhe dão condições, ja presenciei seu sufoco para poder consertar uma torneira e me disseram que voce comprou do seu bolso. Eles ou "ela" não merece seu esforço.

Anônimo disse...

parte 4
rapaiiiz!por que será que o secretario de saude anda de cavis baixas em? eu vi o cara na casa do compadre dele Valdir quaze que soluçando e com os olhos lagrimos,eu acho que o bicho tá é pegando!já pensou de ele fica com falta de AR? em?

Anônimo disse...

Ao anônimo do dia 14. meu caro ou minha cara, se a enfermeira da foto não fosse competente o suficiente para fazer uma reanimação, eLA NÃO ESTARIA MAIS NESTA CIDADE. Pois como todos sabem a prefeita só ficou com ela a pedido da própria população, pois nem daqui ela é.E mais ,quem nunca passou ou teve algum ante querido que não passou pelos cuidados dela? Conta-se nos dedos não é mesmo. Triste do mariano Lucas se não fosse a Drª Nazaré e ela. ESTA É QUE É A VERDADE.