quarta-feira, 13 de julho de 2011

BURITI DOS LOPES NA CASA PIAUÍ DESIGN 2011

Artesanato buritiense marcará presença na Casa Piauí Design 2011

Está confirmada a participação de artesãos de Buriti dos Lopes, na Casa Piauí Design 2011. A mostra deste ano reunirá peças em cerâmica, bordados, cestarias, trançados, biojóias, tecelagem e madeira. As peças produzidas serão expostas e comercializadas durante a Mostra Casa Piauí Design, na Praça de Eventos do Teresina Shopping, de 18 a 30 de julho. Buriti dos Lopes irá enviar representantes do Grupo de Artesãs do município, assim como peças artesanais para serem expostas no Evento.

“A Casa Piauí é um projeto muito importante para o desenvolvimento do artesanato do Estado. Este ano, através de importantes parcerias, conseguimos viabilizar a participação do designer Marcelo Rosenbaum na mostra. Rosenbaum é um profissional de vanguarda na área do design. Esperamos que o evento seja vitorioso, engrandecendo mais ainda o artesanato do Piauí”, disse o diretor superintendente do SEBRAE no Piauí, Mário Lacerda.

Outra grande novidade desta edição é que a premiação das peças será por tipologia. Os vencedores ganharão consultorias ou oficinas de design com duração de quarenta horas. Entre os critérios a serem considerados no julgamento das peças estão grau de inovação, qualidade percebida, adequação ao mercado, ambiental e cultural.

Entre os objetivos da Casa Piauí estão à integração de artesãos, arquitetos, designers e decoradores; a abertura de novos mercados para o artesanato piauiense, o aumento da qualidade e competitividade dos produtos, e a inovação tecnológica de processos e produtos.

AS COLEÇÕES

Ao todo foram criadas cento e vinte peças, que vão compor as vinte e quatro famílias, de cinco peças cada, que farão parte da Casa Piauí Design 2011. Cerâmica, madeira, bordado, couro, fibras, biojóias, certaria e trançados são as tipologias trabalhadas nesta nona edição do projeto.

Além da casa cenográfica, a mostra envolve ainda uma loja para comercialização das peças criadas pelos grupos produtivos dos municípios de Teresina, Campo Maior, Pedro II, Luís Correia, Buriti dos Lopes, Parnaíba, Monsenhor Gil, Castelo do Piauí, Coronel José Dias, Batalha e Floriano.

Fonte: Portal AZ / Edição: Portal Boca do Povo

3 comentários:

Anônimo disse...

as bordadeiras de Buriti dos Lopes merecem um reconhecimento maior da população e da prefeitura municipal.

Anônimo disse...

TAMBÉM CONCORDO QUE SÃO MUITO TALENTOSAS AS BORDADEIRAS DE BURITI DOS LOPES.

elis bertoldo disse...

Então caro Frank Cardoso,seria muito interessante se você procurasse saber quem é o grupo representante de buriti dos lopes que estara na casa piaui desing!!! mas posso lhe enformar que são conhecidas como lili escórcio e teem uma sede na avenida parnaiba.Uma entrevista com as meninas seria uma ótima opotunidade para as pessoas conhece-las melhor!