sábado, 14 de janeiro de 2012

CASO BARRAGEM ALGODÕES

MPE: Audiência sobre tragédia Algodões termina sem avanços
A esperança de que alguma decisão fosse tomada foi adiada para o dia 13 de fevereiro, quando foi marcada uma nova audiência.

A audiência pública sobre tragédia em Algodões realizada nesta sexta-feira(13), no Ministério Público, não teve o resultado esperado pelas vítimas e a promotora Francineide Sousa (fotos), que responde pela comarca de Buriti dos Lopes e interina em Cocal. 
Segundo ela, a esperança de que alguma decisão fosse tomada foi adiada para o dia 13 de fevereiro, quando foi marcada uma nova audiência. Para a promotora falta boa vontade. 
“Nós percebemos boa vontade dos secretários tanto da Sasc, da Desefa Civil, da Emgerpi, quanto o representante da Procuradoria Geral do Estado [PGE], só que eles só podem agir com a decisão do governador e estar faltando boa vontade do governador”, declarou a promotora, que ainda argumenta.  
“Em maio agora faz três anos que temos famílias sofrendo, já passamos por três dotações orçamentárias se o governo quisesse, já teria destinado verbas para as vítimas de Algodões.”
Para Dra. Francineide Sousa, as indenizações ajudam a minimizar as perdas que as famílias sofreram, tanto materiais como humanas. “Como as ações judiciais demoram, gostaríamos que o governador se sensibilizasse e oferecessem uma proposta de indenização, para antecipar esse pagamento”, destacou.

Pensões
A promotora confirmou que apenas 224 famílias recebem a pensão de R$ 148,00, apesar do processo judicial conter 604 famílias de Cocal e 408 de Buriti dos Lopes. “Em Buriti, nenhuma das famílias recebe a pensão. Mesmo colocando só as famílias carentes, ainda são 499 em Cocal e cerca de 300 em Buriti”, calcula a representante do Ministério Público. 
Durante a audiência compareceram representantes da Secretaria de Defesa Civil, Assistência Social e Cidadania (Sasc), Emgerpi e da Procuradoria Geral do Estado, que ficaram de levar as reivindicações para o governador Wilson Martins, numa reunião que acontecerá na próxima semana. 
Fonte: Cidade Verde / Edição: Portal Boca do Povo

2 comentários:

Anônimo disse...

Coitado desse povo...
Promotora e o caso dos aposentados de Buriti o que a senhora pretende fazer nos próximos dias?
Tem gente passando por necessidade por irresponsabilidade dessa prefeita.
Minha tia tem depressão desde que seu salário foi cortado, já vai pro 3º mês e até agora ninguém fez nada pra ajudar nossos velhinhos.

Anônimo disse...

é nobre essa importância ,mas pra isso seria preciso rever o cadastro desses desabrigados,pois ha muitas pessoas que tiveram perca total e nem ao menos foram vistos pra doação de cestas básicas e muito menos a casa.Mas o t.. e o p... tem casa na comunidade salgadinho e a casa deles caiu???? Cadê que a promotora ver isso, vá lá senhora e faça com seus olhos a veracidade dos fatos.