terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O INVERNO AINDA NÃO CHEGOU PARA OS BURITIENSES

Governo prevê “dura seca” no Piauí para o segundo semestre
Os agricultores do município de Buriti dos Lopes e regiões vizinhas mostram-se insatisfeitos pela falta de chuva durante o mês de janeiro.

Com chuvas irregulares e abaixo do previsto, o governo do Estado teme uma “dura seca” no segundo semestre no Piauí. A previsão já foi comunicado ao governador Wilson Martins (PSB) que pediu providências das Secretarias de Defesa Civil e Desenvolvimento Rural.

A intensidade do inverno foi aquém do espero até agora e o governo se prepara para uma das piores secas no Estado. 

Se permanecer no ritmo de chuvas, o Piauí poderá ter perdas agrícolas acima do esperado.

A meteorologista da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sônia Feitosa, informou que a tendência é que as chuvas em 2012 fiquem dentro da média histórica ou abaixo dela. “Há 40% de termos (uma quantidade de chuva) normal e 35% de ser abaixo da média”, declara. 

Ela diz ainda que esta tendência para baixo vale tanto para o primeiro trimestre quanto para o restante do ano. 

Buriti dos Lopes e região

Os agricultores do município de Buriti dos Lopes e regiões vizinhas mostram-se insatisfeitos pela falta de chuva durante o mês de janeiro, apesar de reconhecerem que só a mão de Deus pode inverter esse quadro.

De acordo com os mesmos, a ausência de chuva na região tem causado grande preocupação, o que por sua vez pode provocar a morte das culturas e dos animais. “Se não começar a chover logo, não saberemos como será”, lamentam.

O mês de janeiro acaba hoje (31) e pequenos chuviscos foram registrados até agora. Nenhuma grande chuva caiu durante os 30 primeiros dias do mês e muitos agricultores olham pro céu a espera do tão sonhado inverno.

Por: Frank Cardoso com informações de Yala Sena 

4 comentários:

Anônimo disse...

FALANDO EM AGRICULTURA, GOSTARIA QUE O PORTAL FIZESSE UMA MATÉRIA SOBRE A SECRETARIA DE AGRICULTURA DO MUNICÍPIO DESTACANDO:OS FUNCIONARIOS EFETIVOS SEM FAZER NADA ENQUANTO OUTRAS REPARTIÇÕES ESTÃO LOTADAS DE PRESTADORES DE SERVIÇO, PRÉDIO ALUGADO SEM NECESSIDADE E QUAIS OS PROJETOS QUE ESSA SECRETARIA DESENVOLVE?COMO QUEREM ENXUGAR A MAQUINA?

Anônimo disse...

o problema das secretarias de agricultura é histórico,infelizmente nenhum prefeito dar a devida atenção e importacia ao setor primário,coloca o secretario no cargo, mas não dar a estrutura mínima pra funcionar. agricultura é tão importante, quanto a saude, e educação, só que não tem recurso proprio, por isso está abandonada

FUNCIONARIO\ELEITOR disse...

É,A SEC.DE AGRICULTURA, É MUITO IMPORTANTE NO MUNICIPIO, SÓ QUE ELA NUNCA FUNCIONOU DE VERDFADE, E ISSO NÃO VEM DE HOJE, MAIS PARA MELHORAR.CADAVEZ MAIS ESTÁ PIORANDO;E TEM UM DOS CANDIDATOS A PREFEITO, QUE FOI SECRETÁRIO, E VAMOS VER SE ELE CHEGAR LÁ, VAI BOTAR PRA FUNCIONAR, É SÓ ESPERAR PRA VER.

Anônimo disse...

Nos resta a pedir ao nosso Pai Criador que ele mande chuva nestes próximos dias que ela vem basta ter Fé...