quinta-feira, 31 de março de 2011

POVOADO ABANDONADO EM CAXINGÓ

Povoado Cajazeiras de Baixo abandonado pela Prefeitura de Caxingó
Moradores do povoado procuraram o Portal Boca do Povo para denunciar que o local está em total abandono

O povoado Cajazeiras de Baixo está totalmente abandonado pelo Poder Publico municipal. Moradores convivem com a falta de água, energia, infra-estrutura e médicos na unidade de saúde.

Localizado no município de Caxingó, o povoado Cajazeiras de Baixo é considerado o maior da região. Com mais de 200 famílias, a região sofre pelo abandono dos setores públicos locais.


Água - É comum ver varias donas de casa levantar-se cedinho para encher baldes e vasilhames de água. Os constantes problemas da falta de água no povoado Cajazeiras, vem decorrente de problemas envolvendo a Associação do Povoado, e gestores da Prefeitura, que nada fazem para melhorar o abastecimento e a qualidade da água, uma vez que poucas pessoas ousam beber. “Não tenho condição de abrir um poço artesiano e para não morrer de cede recorro ao vizinho povoado Vila do Sapo onde a água é de boa qualidade”, relata uma moradora.


Saúde - Mais não é só a falta de água que incomoda a população. Faltam médicos. Segundo os moradores, o atendimento de um profissional da saúde no povoado é feito apenas uma vez por mês. De acordo com uma das moradoras do povoado as mulheres gestantes tem carência de um pré-natal, muitas recorrem a parentes em Parnaíba ou em outros municípios.
Infra-estrutura – O povoado é carente de uma praça, e a única quadra poliesportiva que existe fica dentro de uma escola e é controlada com rigidez, as estradas de acesso ao povoado são precárias. Quando chove alaga tudo não tem saneamento básico. É comum ver as crianças com problemas respiratórios e de pele por causa da poeira e lama. O mato está tomando conta do povoado, algumas casas já são impossíveis de serem vistas. Montes de areias estão acumulados em algumas ruas já que tem uma obra de pavimentação que está parada há quase 02 anos. O cemitério do povoado também é uma vergonha, o mato toma de conta de toda a área do local.


Energia Elétrica – A Eletrobrás-PI responsável pela distribuição da energia no município é alvo quase que diariamente de reclamações por parte dos moradores não só do povoado Cajazeiras mais também de por parte de outros povoados, pela falta de energia e manutenção de lâmpadas nos postes. Em Cajazeiras de Baixo é uma vergonha. Quase 70% dos postes não têm lâmpadas. Para seu Raimundo, na rua dele há muito tempo a empresa não repõem lâmpadas e a Prefeitura não faz nada, à noite os moradores transitam no escuro e muitas vezes só com lanternas.

Dignidade – a nossa reportagem percorrendo a comunidade constatou que os moradores não pedem o impossível. Eles pedem dignidade.
Por: Frank Cardoso / Fotos: Ronaldo Sousa

10 comentários:

Anônimo disse...

se cada dono de casa ao inves de passarem o dia inteiro jogando baralho ou falando de politica limpassem seus quintais e frentes de casa talvez nao estaria esse matagal todo ae nao, mais os moradores querem que alem de tudo a pref. ainda limpe seus quintais, pq as imagens que vc colocou ae diz tudo, quanto a energia eletrica; diversas vezes foram trocadas as lampadas dos postes so que alguns vandalos daquela localidade acabam quebrando as lampadas, e a saude; alem da visita do medico a localidade ainda dispoe de dois carros para atenter uma possivel urgencia dos moradores, e o cemiterio; mesmo cemiterio tem ta enterrado o pai do ex prefeito da cidade de caxingo e durante sua administracao nem o muro foi feito, enfim, esse ilustre blogueiro, ja que sua familia reside nessa localidade, deveriamos discutirmos todos em prol do crescimento da localidade mais o que eu vejo aqui nao passa de perseguicao politica da parte dos denunciantes.

Anônimo disse...

não pode existir ninguem perfeito!

Anônimo disse...

a quadra eo colegio das cajazeiras foi feito na GESTAO NATO SOBRINHO e as ruas quase todas foram calçadas na época pelo mesmo NATO. aí da licença, sempre mandou limpar as ruas das cajazeiras digo isso pq sou daqui, outra sobre o 1º comentario deixa o pessoal jogar o baralho dele, melhor do que tá cortando a vida dos outros talvez como você do 1º comentario, sai fora jacaré. voces sao preocupao com o NATO ele nem sabe que vcs ficam em blog falando algo DELE. te liga jacaré

Anônimo disse...

rapaz cajazeiras de baixo ta suja demais, que quer isso. vou lá na semana santa.

Anônimo disse...

Eita boca do povo mexeram no calo do 1º comentário...Eh acho que deve ser alguém que possui um cargo de confiança!!!è isso aí continuem com as denuncias só assim as coisas vão melhorar!!
A verdade é que o Caxingó está muito mal administrado!!

Anônimo disse...

OI!!!SOU DO SEGUNDO COMENTARIO.
VOU RESPONDER O TERCEIRO.
QUEM NÃO SABE OLHAR UM BLOG TEM SEUS ASSESSORES,
NO MANDATO DE HOJE NÃO TEM MARAJÁS COMO ANTES,
ALIÁS NEM SEI POR QUE DIGO ISSO SE ATUALMENTE EU SO RECEBIA QUANDO TRABALHAVA,HOJE SOU UM DESEMPREGADO E FALO;
[QUEM TENTA ANDAR NA LINHA RETA SIMPLESMENTE TROPEÇA E CAI].SFICADO;DECEPÇÃO.

Anônimo disse...

é melhor jogar baralho do que ficar gastando o dinheiro publico...vá cuida das obras de cajazeira dona prefeita,é o melhor que vc faz!!!!

Anônimo disse...

por o que eu tou vendo na semana santa as pessoas nem vao pisar aqui,so de vergonha de nossa localidade.
por causas dessa prefeitinha...continue assim menééééééééééé

Anônimo disse...

eh parece a prefeita ta mais preocupada com quem joga ou deixa de jogar baralho do que com a infra-estrutura do povoado cajazeiras de baixo!!!!!+ eu ja sabia que isso iria acontecer, pois aqui eh q mora a familia do ex-prefeito (NATO SOBRINHO)e onde ha nato nao tem como ter voto p mene.....isso eh um absurdo!!!!!!!eh pura perseguiçao politica!Ah e com relaçao á saude, ta cada vez pior, o medico so atende 25 pessoas e um so de cada casa, se tiver dois doentes na mesma, um tem que morrer.....e pq nao falar de educaçao! todos os dias os alunos do nono ano tarde chegam em casa as 15:30 por falta de professores, isso eh uma humilhaçao.Moro em cajazeiras a 20 anos e nunca vi administraçao + bagunçada!!!!!

Anônimo disse...

Eu sou piauiense de caxingó mais moro em São Paulo toda semana santa vou ai , mais tem dois anos que eu vou e a cidade esta uma bagunça cada vez pior estou com vergonha , por favor mené toma vergonha na sua cara e para de comprar carros novos e casas novas , e paga os funcionarios da prefeitura em dias, porque eles precisam assim como voce m i esse vai ser seu ultino ano , no caxingó FORA MENÉ bay bay , aqui é NATO de corpo e alma _!_