quinta-feira, 24 de março de 2011

6ª Reportagem - BOCA DO POVO NOS BAIRROS

Falta quase tudo no bairro Acampamento
Continuando nossa série de reportagem do projeto “Boca do Povo nos bairros” nossa equipe visitou o bairro Acampamento e por lá não é diferente dos outros que visitamos

A dona de casa Francisca Maria de Sousa é moradora antiga da Rua José Vicente no bairro Acampamento, Buriti dos Lopes. Em quase 15 anos, ela viu a região crescer em número de moradores desproporcionalmente à chegada de obras básicas como calçamento em algumas ruas, energia e água encanada. Só que parece que o bairro parou no tempo de uns 4 anos pra cá, hoje mato e lama tomam conta de quase todas as ruas do Acampamento. "No inicio achávamos que isso aqui iria se desenvolver, mais os anos vão se passando e o povo vai perdendo as esperança", radicaliza dona Francisca.

Segundo a moradora Maria dos Santos da Rua Santa Luzia, o mato na região só não está mais alto porque os próprios habitantes do bairro cortam e ateiam fogo. Dengue? Ano passado e esse ano já teve casos por aqui. "Minha irmã quase morreu porque pegou dengue. A filha da minha vizinha também. Outras crianças tiveram a mesma doença ano passado e esse ano. E tudo porque estamos largados a Deus-dará. Existe até um buraco aberto, próximo à minha casa, onde serve de depósito de lixo e acúmulo de água, o que favorece o aparecimento do mosquito", conta dona Maria.

Por falta de espaço adequado e até mesmo de uma praça no bairro Acampamento, as crianças brincam nos montes de areia que ficam nas portas de algumas casas. "Com essa exposição à poeira e com o manuseio da areia suja, elas acabam tendo asma, bronquite, alergias, micoses. Mas não há como evitar. Ou a gente deixa brincar na terra, lama na poeira do lado de fora, ou tranca as crianças dentro de casa. Isso porque elas não têm uma praça ou um parquinho para brincar", ressalta a dona de casa Rosa do Nascimento moradora da Rua Fábio Sobrinho.

José de Ribamar Ramos morador da Rua Bernardino Rego, mostra que sua crença nos políticos já foi embora há muito tempo. "Na hora de vir à nossa porta para pedir nosso voto, todos vêm. Depois, na hora de trazer os benefícios que prometeram, arrumam a velha desculpa que não têm dinheiro. No entanto, para ruas dos políticos locais, sempre há verba", reclama. De promessas não cumpridas, ele as conhece muito bem. "A Prefeita Ivana, quando estava em campanha, fez uma reunião política na vizinhança e prometeu a todos que traria os benefícios para nosso bairro, mas essa promessa só ficou na conversa fiada, assim como muitos políticos do Buriti já fizeram", compara. A falta de uma creche no bairro também faz falta, pois as mais próximas ficam longe. "Milhares de pessoas moram nesse bairro, já era para Prefeitura ter construído uma creche pros nossos filhos", destaca seu José de Ribamar.

A dona de casa Luzinete Nascimento reclama da falta de iluminação pública mostrando, indignada, que paga todos os meses uma taxa referente a esse serviço. "Algumas ruas que têm lâmpadas nos postes só são de enfeite. Ninguém pode dizer que nós não temos iluminação pública por causa do vandalismo, por exemplo, porque as luzes estão instaladas, mas a maioria está queimada. Pago minha conta de energia, mas vivo no breu do lado de fora da minha casa", informa Luzinete. A reportagem do Portal Boca do Povo tentou contato via celular com o secretário de Infra-Estrutura de Buriti dos Lopes, Telvézio Filho, hoje pela manhã, mas não obteve sucesso.
Depois de tudo que ouvimos de vários moradores, o Portal Boca do Povo faz uma análise: considerando os relatos que ouvimos por parte de dona Maria, seu José, dona Luzinete e outras senhoras sobre a falta de infra-estrutura do bairro, o que presenciamos foi à ausência do poder público no local e de condições básicas para viver e que realmente vem afetando a vida das pessoas. A falta de espaço para as crianças brincarem, o desconforto por causa da poeira, lama e mato e o medo da violência devido à escuridão em algumas ruas afetam a vida dos moradores do Acampamento. É claro que há de se considerar que há alguns anos atrás a coisa era pior, mais se a Prefeitura realmente estiver interesse têm como resolver vários problemas dos moradores.
Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a toda a equipe do Portal, pela coragem de levar ao conhecimento público, a realidade em que vive a população de nossa cidade.

Anônimo disse...

As imagens falam por si só. Esta é a triste realidade de nosso povo e nossa cidade. O poder público ausente parece que se licenciou, evaporou-se a muito tempo. As máscaras caem e povo sofre os efeitos mais cruel da face do mal. Manipulados são e não passam de fantoches na mão de políticos espertos. O ano que vem tudo se repete e o povo cai na lábia desses estelionatários novamente.

Anônimo disse...

PARABENS BOCA POVO PELA CORAGEM QUE VOCES TÃO TENDO DE MOSTRAR A REALIDADE BURITIENSE.
SÓ QUERO VER ESSES QUE FICAM NO ANONIMATO CRITICANDO VOCES TEREM A CORAGEM DE TIRAR O RABO DA CADEIRA E ATRAS DOS FATOS E MOSTRAR A CARA PARA DENUNCIAR ESSA ADMINISTRAÇÃO E OUTROS PROBLEMAS DA SOCIEDADE.
VOCES ESTÃO NO CAMINHO CERTO (JORGE)

Anônimo disse...

venham aqui no bairro Campo Redondo... onde a associação de moradores funciona e de quebra é reduto eleitoral do pimpim, aqui tem calçamento, luz e agua e olha que ele conseguiu sem ser vereador. imagina ele prefeito. vai fazer muito por nossa cidade!!!! Pimpim neles.

Anônimo disse...

estas reportagem dos bairro é muito interessante, está realmente mostrando a cara da cidade.
uma pena...