sexta-feira, 18 de março de 2011

4ª Reportagem - BOCA DO POVO NOS BAIRROS

Moradores do bairro Amansa Burro denunciam falta de infra-estrutura
Pedestres convivem com poço a céu aberto no meio da rua e carnaúbas improvisadas em forma de pontes

Dando seqüência ao nosso projeto de reportagem “Boca do Povo nos bairros”. Resolvemos antecipar a matéria de um bairro, uma vez que na última quarta-feira, (15), moradores do bairro Amansa Burro entraram em contato, via e-mail, com o Portal Boca do Povo, denunciando a falta de infra-estrutura do bairro, em trecho que dizia o seguinte: os moradores não agüentam mais tanta lama e lixo nas ruas; e quando chove ninguém consegue passar em alguns trechos do bairro.

Nossa equipe de reportagem, então, se deslocou ao referido lugar para averiguar a situação, se espantando, logo na entrada do bairro, com a quantidade de lixo e entulho às margens da via principal, as ruas tudo enlameadas dificultava nossa passagem por alguns lugares, o mau cheiro chega a incomodar em alguns pontos provenientes de animais mortos que ali são jogados, restos de alimentos e lixo em geral, num lixão que foi criado bem próximo de algumas residências.
O esgoto, que corre a céu aberto, também incomoda aos moradores que temem a transmissão de doenças por insetos e animais. “Isso aqui é um absurdo, a prefeitura nunca esteve aqui, pra tentar solucionar nossos problemas,” afirmou Maria de Jesus.



Em vários pontos do Amansa Burro não possui nenhum tipo de calçamento, apenas barro que nesse período acaba virando lama pura, o que acarreta, ainda por cima, um grande problema nos dias de chuva. “Quando chove isso aqui fica intransitável, já aconteceu de carro ficar atolado lá embaixo porque não teve como passar. Isso sem falar nos moradores que têm que se arriscar em uma carnaúba em algumas ruas pra conseguir chegar a suas casas, isso aqui que vocês estão vendo é uma verdadeira aventura, imagina como é que a gente vai trabalhar as crianças estudar no dia de chuva, às vezes quando a carnaúba fica lisa as crianças chegam a cair dentro desse riacho aí, não tem como,” reclama um dos moradores do local, Pedro Cunha.

Nas Ruas Demerval Castelo Branco, Mariano Lucas de Sousa, José França da Rocha, Joaquim Camilo e o final da Zezita Sampaio, os problemas acima mencionados recorrem da mesma forma, de fato, há tempos, e medidas para solucionar o problema quase não são tomadas pela prefeitura de Buriti dos Lopes, garante a dona de casa Maria Francisca da Conceição.
O problema do lixo naquele bairro é visível. Urubus são visto com facilidades e não estranham mais os pedestres, parecem que já estão bastante acostumados com os moradores do bairro. Moradores denunciam também que a coleta de lixo é feita duas vezes por mês e olhe lá.



Nós do Portal Boca do Povo também flagramos um poço no meio de uma das ruas do bairro, o poço de água tem mais de 2 metros de profundidade e uma criança do bairro já foi vítima da imprudência do poder público municipal. “Esse poço aí ta aberto faz tempo, eles já viram e não fazem nada, inclusive um menino aqui da rua já caiu dentro dele e quase morreu, se o pessoal da rua num tivesse visto ele teria morrido afogado,” denuncia um morador.

O que o nosso Portal e moradores do bairro pedem é que seja tomada alguma providência, sabemos que o período de chuvas tem acarretado diversos problemas em toda a cidade, e que fica difícil de resolver tudo ao mesmo tempo, mais não custa nada esses secretários saírem um pouco de seus gabinetes e visitar a região para averiguar quais medidas pode ser tomada para resolução ou melhoria da situação das pontes improvisadas, poço aberto em plena rua, lixo acumulado e outros problemas que os moradores reclamam.



Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo

3 comentários:

Anônimo disse...

daqui uns dias a prefeitura vai lá joga umas carradas de piçarra e estará tudo resolvido, é assim que funciona nessa administração eles so maqueiam e mal.
boa reportagem essas dos bairros.

Anônimo disse...

QUAL SÉCULO NOS ESTAMOS?
PONTES DE CARNAÚBAS AINDA EXISTE?
É POR ISSO QUE TODA CIDADE VIZINHA AO BURITI CRESCE E NOSSA TERRA NUNCA SAI DO BURACO.
CADA BAIRRO POR AQUI TA PIOR QUE O OUTRO.

Anônimo disse...

um! o reporter do boca do povo tá chiqui, já esta viajando pro viatinan? eu só queria saber em que cidade e hotel foi que ele fico " gostei da foto da ponte de carnauba"