sexta-feira, 25 de março de 2011

FALTA DE CONSENSO NA SESSÃO DA CÂMARA


Impasse na divisão de cargos de comissões tumultua votação na Câmara de Buriti

Na sessão desta quinta-feira (24), os vereadores de Buriti dos Lopes iriam decidir os cargos que seriam ocupados por cada membro de comissão. O que era para ser tranqüila virou um verdadeiro bate boca, falta de consenso e muita discussão foi utilizada como “moeda de troca” pelos parlamentares. A disputa era para definir quais presidências e cargos cada partido terá nas comissões permanentes da Casa.

Além do impasse, a sessão começou atrasada e com a ausência do atual Presidente Júnior Percy (PTB) que por motivos pessoais não pode comparecer e os vereadores Jarbas Fortes (PMDB) e Odemil Val (PTB) que também não compareceram. A sessão foi conduzida pela Vice-Presidente da Casa a vereadora Iranildes Braga (PDT) e em outro momento pelo 1º Secretário o vereador Das Chagas (PV) que conduziram os trabalhos de forma bem democrática.

O momento de maior tensão foi na hora da votação da Comissão de Finanças e Orçamento, como os membros da comissão não entraram em acordo já que os mesmos apresentaram dois candidatos: Pedro da Eletrônica (PTB) e Iranildes Braga (PDT) e o Regimento Interno da Casa diz que não havendo consenso, o plenário é quem decide. Foi colocado então em votação e por 4 votos a 0 foi eleita Iranildes Braga como Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento. Os vereadores Roberto da Coroa (PMDB) e Pedro da Eletrônica depois terem se trancado na sala com o assessor de imprensa da PMBL se abstiveram de votar. Sabe lá por que! A bancada governista pretende acionar a Justiça e anular a votação de ontem.
Depois de muita discussão as comissões ficaram da seguinte forma: Comissão de Justiça e Orçamento, Presidente Odemil Val, 1º Secretário Jarbas Fortes, 2º Secretário Das Chagas, Comissão de Saúde e Meio Ambiente, Presidente Jaqueline Brito, 1º Secretário Iranildes Braga, 2º Secretário Roberto, Comissão de Obras e Serviços Públicos, Presidente Pedro, 1º Secretário Odemil Val, 2º Secretário Juscelino Duarte e a tão polêmica Comissão de Finanças e Orçamento ficou com Iranildes Presidente, Pedro 1º Secretário e Roberto 2º Secretário. Agora vamos esperar o desenrolar dos acontecimentos.

Vai aqui o protesto do Portal Boca do Povo que reprova a atitude tomada ontem na sessão da Câmara pelos vereadores Pedro da Eletrônica e Roberto da Coroa que depois de ouvirem o assessor de imprensa da Prefeitura ‘que sabe Deus de onde estava vindo e a mando de quem’ se retiraram da sessão deixando apenas os vereadores Das Chagas, Jaqueline, Juscelino e Iranildes no plenário da Casa. O público presente também repudiou a atitude dos parlamentares.
Por: Frank Cardoso / Fotos e Vídeos: Rurik Araújo

4 comentários:

Anônimo disse...

O assessor da prefeitura que foi mandar os vereadores se retirar estava cheio da pinga, ele estava bebendo desde cedo. Ele quase caiu da escada de tão bebum que estava. (Louro José)

Anônimo disse...

PARABENSSSSSSS!!!!!!!!!JAQUELINE BRITO!!!!!!!

Anônimo disse...

mais uma vergonha para a sociedade buritiense..é nisso que dar eleger analfabetos para o cargo de vereador.

Anônimo disse...

Senhor Editor, cabe me lhe informar que não sou assessor de imprensa da Prefeitura. Outro sim, gostaria de informar que a orientação para que os nossos dois vereadores se retirassem da Plenário se deu pelo motivo dos vereadores da oposição numa atitude lamentável desrespeitaram e rasgaram literalmente o regimento interno daquela Casa, o que não somos obrigados a aceitar. Alias peço que o seu reporte me procure para lhe informar como regimentalmente é feito a composição das comissões da Câmara, isso para que o Portal não incorra em publicar materias parciais e sem fundamentação legal no objeto a que se reporta. Quanto a retirada da bancada, a obstrução é muito comum nos parlamentos do Brasil, principalmente quanto se observa uma ilegalidade. Peço que o Editor seja mais prudente e mais zeloso quando publicar as matérias para que o portal não caia no descrédito. espero que este comentário seja transportado para a página de matérias, como direito de resposta assegurado na Lei de Imprensa. Cordilamente, J. Pereira.