quarta-feira, 23 de março de 2011

MOTORISTAS DA PMBL FAZEM DENÚNCIA

Desabafo: Motoristas efetivos da PMBL estão ganhando sem trabalhar na função

Funcionários públicos da Prefeitura de Buriti dos Lopes estão indignados com a diferença de tratamento dada à sua categoria no município. Entre os protestos estão o suposto favorecimento a alguns empregados por ligações políticas ao atual governo, a falta de pagamento adicional em certos setores, além da utilização de empregados contratados para trabalhar na Prefeitura local só por ter trabalhado em campanhas eleitorais passadas para candidatos da atual Prefeita.

A equipe do Portal Boca do Povo foi procurada por alguns motoristas da PMBL que se dizem perseguidos pela atual administração. Um dos reclamantes é o Sr. José Maria de Sousa, 65 anos, que trabalha há 23 anos na Prefeitura. “Eu recebo R$ 545,00, que é o salário mínimo pago por eles. Mas existem pessoas no meu setor que recebem muito mais do que eu, só porque têm algum tipo de relacionamento com a prefeita”, disparou o funcionário concursado, referindo-se a um suposto favorecimento feito pela Prefeita Ivana Fortes a alguns contratados da Administração Pública.

Além do salário desigual, o motorista também protestou contra o tratamento dado a eles. “Se discordarmos de algumas coisas nós somos tratados de uma forma diferente. Eu e outros colegas já fomos vítimas disso no nosso trabalho”, contou José Maria. Que por conta de não ter votado na Prefeita em pleitos passados está mais de 03 anos sem fazer nada: “Passo o dia sem fazer nada, procuro alguma coisa para me distrair” finaliza o motorista.

A situação do motorista José Maria de Sousa é a mesma vivida pelos motoristas Paulo Nunes e Gentil Silva. Além dessas denúncias, os motoristas também protestam contra a falta de pagamentos de diária, uma vez que como eles não são colocados pra trabalhar perde o direito que viria a acrescentar no salário do final do mês.

“Têm motorista da Prefeitura que só de diário recebe mais do que eu, eles não me poe pra fazer nada, aí tenho que ficar o dia todo aqui na Secretaria jogando dominó, eles já fizeram de tudo, tentaram nos transferir de setor, colocaram folha de ponto que se a gente chegar 5 minutos atrasados é descontado um dia todo, isso é um absurdo, perseguição explicita”, falou o motorista Gentil, concursado da Prefeitura que também está há mais de 4 anos sem fazer nada.

O motorista Paulo Nunes que por muito tempo foi lotado na Secretaria de Saúde, também está sem trabalhar há anos e reclama dos carros que só andam quebrados. “Eles me colocaram aqui nessa Secretaria só pra ficar assinando folha de ponto, e somos os únicos por aqui que temos que cumprir o horário certo sem faltar um minuto. Outra coisa: na minha época que dirigia pra Saúde esses carros não andavam quebrando desse jeito não, eu tinha cuidado nos carros que dirigia, tem motorista aí que
não ta nem aí”, denuncia o motorista Paulo Nunes.
O que o Portal Boca do Povo pode constatar é que funcionários que não acompanham o grupo da atual Prefeita têm que rezar a cartilha direitinha. Vereadores de oposição já denunciaram por várias vezes que a Prefeita fez muitas contratações irregulares e por isso o salário de muitos servidores fica defasado, sem contar que muitos dos contratados trabalharam na campanha de alguns candidatos da cidade e se você não concorda com a politicagem que acontece lá dentro você é mal visto, as pessoas te tratam de forma diferente.

Prefeitura

A nossa reportagem entrou em contato com o secretário de infra-estrutura de Buriti dos Lopes Telvézio Filho e mesmo afirmou desconhecer os protestos.  O secretário disse ainda que os motoristas são problemáticos e sempre que tem alguma viagem eles são colocados para trabalhar.

Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo

9 comentários:

Anônimo disse...

Sou funcionário público municipal, devido a esse tipo de tratamento tive que pedir licença sem vencimentos. No inicio Eu e outros colegas concursados e funcionários efetivos passamos por essa situação. Ficamos entorno de 5 meses de quarentena, sendo humilhados, servindo de piada para quadrilha da prefeita. Até parecia que tínhamos alguma doença contagiosa. Depois tiraram-nos de nossas funções, e nos transferiram das secretarias, a qual prestamos concurso, para outras secretarias, como se fossemos algum móvel velho que se troca de lugar, ou põe no depósito. Como se não bastasse os funcionários concursados e efetivos da administração, infra-estrutura, saúde , agricultura e ação social estão com mais de 6 anos sem receber um centavo de aumento, e ainda tivemos nossos salários reduzidos. A prefeita precisa empregar sem concurso e pagar sua quadrilha.

Anônimo disse...

Por que isso ainda acontece em nosso município? Primeiro a nossa Lei Orgânica caducou. Segundo, não temos plano de carreira, cargos e salários. Logicamente não interessa a essa prefeita esperta e seu grupo de vereadores (guarda-costas) regulamentarem a administração pública em Buriti dos Lopes. Assim, fica fácil usar o cabide de emprego para sustentar suas reeleições, usando a máquina pública a seu favor. MINISTÉRIO PÚBLICO NOS AJUDEM! O art. 39 da CF prever a instituição do plano de carreira, cargos e salários, resumindo o plano de carreira é exigência da Lei Maior, se não cumprem é ato de improbidade administrativa . No nosso município somente os professores possuem, em função da exigência do FUNDEB. Se não existisse não vinha o dinheiro. ISSO É UMA IMORALIDADE (art. 37 CF) uso da máquina em benefício próprio e de particulares. Sem lei os ratos do dinheiro público fazem a festa.

Anônimo disse...

Ditadura 15. Realmente estamos na cidade 15! 15 anos de atraso, 15 anos de sofrimento, 15 anos de humilhação, 15 anos de roubalheira. Até o dinheiro da prefeitura está indo parar na conta 15. Nesta cidade parece que jogaram uma bomba de 15 megatons. E o povo 15 sofre os efeitos catastrófico da bomba 15.

Anônimo disse...

sai de boca BABI.

Anônimo disse...

O secretario da Infra-estrutura só não pode dizer que esses motoristas são problematico pois ele nunca colocou eles para trabalha por ordem da atual prefeita.Pois eles não participam de seu meio politico, e por esse motivo são colocado o dia todo sem fazerem nada.Pessoas que tem costume e gostam de trabalha se sentem muito mal com essa sintuação.
Pô varias vezes esse tipo de abuso já foi denunciado e nada foi feito.

Anônimo disse...

Parabéns ao Editor e toda Equipe que atua no Boca do Povo pela atuação e merecido sucesso. Aos poucos num trabalho constante e dinâmico, este meio de comunicação está galgando seu espaço e a confiança da comunidade local e regional. Sabemos da dedicação e disponibilidade das pessoas que atuam neste grupo oportunizando a participação de todos. (P.L. – Buriti)

Anônimo disse...

Acho um absurdo tudo isso, senhores funcionários se vocês conhecem seus direitos e concerteza devem conhecer, corram atrás, isso é ridículo, porém vale resaltar que em uma cidade como a nossa onde a política opera com força brutal, esse tipo de situação é mais do que comum e em outras admnistração coisas parecidas concerteza ocorriam, não tínhamos talvez a mesma situação de vossas senhorias, porque só quem tinham empregos eram os "coligados" aos outros admnistradores e os da oposição também eram perseguidos...LUTEM PELOS DIREITOS DE VOCÊS, não percam tempo só denunciado no portal que por sinal é muito importante e que toda equipe está de parabéns pelos trabalhos apresentados, as denuncias no portal não vai mudar a situação de vocês, corram atrás de seus direitos.

Anônimo disse...

Lembram dos xexeus, funcionários da fundação de saude que receberam este apelido por passarem o dia abaixo das mangueiras da antiga secretaria de saude? Pois é , as coisas mudam...

Anônimo disse...

Funcionários não tenham medo lutem por seus direitos. Ninguém pode ser impedido de exercer e lutar por seus direitos. Denunciem os abusos cometidos por esse bando que se instalou na prefeitura. Vocês são a administração, entram gestores e saem gestores e vocês permanecem, ou seja a administração continua (princípio da continuidade). Esses estelionatários que ai se encontram momentanhamente,cometem todo tipo de ilegalidade, e um dos que mais sofrem as consequências dessa falta de honestidade, desse favorecimento, são os funcionários, que são humilhados e massacrados por estes corruptos que usurpam o poder para beneficiar a si próprio e seus cumplices.