quarta-feira, 30 de março de 2011

7ª Reportagem - BOCA DO POVO NOS BAIRROS

Campo Redondo e Matadouro, mais dois bairros abandonados pelas autoridades
Moradores reclamam de estarem abandonados pela Prefeitura em Buriti dos Lopes

Falta de infra-estrutura, ruas esburacadas, falta de água encanada, energia elétrica e esgoto a céu aberto são apenas alguns dos muitos problemas que encontramos numa blitz no Campo Redondo e Matadouro para mais uma reportagem da nossa série “Boca do Povo nos bairros”. Os moradores dos bairros pedem socorro às autoridades buritiense.

Não foi ironia do destino, mas pura e crua... Cruel... Realidade que uniu cidadãos do Campo Redondo e cidadãos do Matadouro, dois bairros de Buriti dos Lopes que ficam lado a lado; descaso, abandono, crueldade... “atentado contra a vida”! Além do sofrimento dos moradores, torna-se motivo de constrangimento e piada... farta tudo: água, luz, esgoto, pavimentação, segurança... Como na maioria dos bairros, só não falta esperança...


Acreditando na dignidade de nossas instituições maiores, moradores destes dois redutos conversaram com nossa reportagem para relatar seus problemas em busca de soluções e podemos constatar a indignação presentes nos olhos de cada morador que o Portal Boca do Povo conversou. Ruas sem pavimentação e um buraco a céu aberto coberto de água, mato alto por todo canto e iluminação precária. Uma situação que revolta os moradores do Campo Redondo e Matadouro.


Em alguns lugares do bairro percorrer as ruas é uma aventura diária dos moradores neste período. Adrenalina que eles preferiam não ter, já que o desvio pela lama e mato é necessário. "A Prefeita que foi eleita prometeu calçamento, luz, água e não fez nada disso, só fez foi nos iludir. As ruas escuras são um chama para marginais e drogados e a polícia nunca passa por essas ruas", diz dona Carmelita de Assis da Silva moradora da Rua João Rodrigues.


Um senhor que mora no bairro há anos, reclama que algumas ruas não têm postes de iluminação e que se torna um verdadeiro transtorno. “Além destes problemas com iluminação à noite, que prejudicam a segurança na área, eles (políticos) prometeram trazer iluminação pras ruas, sem falar no calçamento de várias ruas que eles nunca fizeram. Esta área é ponto de venda de drogas e a polícia não faz nada", reclama o morador da Rua America de Sousa.


No final da Rua Jonas Escórcio Filho o descaso também é total. Os moradores Francisco Cardoso Pereira e Lucilane Lira reclamam da lama e mato que toma conta das ruas e pegam pesado contra a atual administração. “Nesta rua a Prefeita fez várias palestras e prometeu mil maravilhas para nosso bairro, só que ela não fez nada. Como vocês podem registrar aqui tem muito lixo nas ruas, o mau cheiro é grande, queremos uma solução pros nossos problemas ou na próxima eleição vai ter muito candidato que vai levar porta na cara”, reclamam os moradores.

A moradora Natalice dos Anjos da Rua Santo Antonio, reclama de um buraco muito grande que tem no local e está cheio d’água há meses e a Prefeitura nunca mandou entupir. “Este buraco aí já faz tempo que nós pedimos para a Prefeitura mandar entupir e eles só prometem, uma criança de 03 anos já caiu aí dentro e quase morreu afogada, sem falar que quando chove muito ele fica transbordando, sem falar do Chafariz que funciona em estado precário”, fala a moradora.   


Reivindicar a Prefeitura? Os moradores antigos, como dona Maria de Lurdes Santos e o seu Raimundo Manuel Santos já fizeram muito, já falaram por diversas vezes com a Administração Municipal. Mas até agora, não receberam resposta.

O certo é que cada bairro de Buriti dos Lopes está pior do que o outro e merece uma atenção urgente do poder público municipal. Pelo menos uma boa notícia, em algumas ruas dos bairros parece que já começa a chegar energia através do programa “Luz para Todos” do Governo Federal. Pelo menos isso!


Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo

5 comentários:

Anônimo disse...

QUERO VER AGORA OS COMENTÁRIOS DE ALGUNS LEITORES QUE DIZIA QUE O PORTAL NÃO ESTAVA FALANDO A VERDADE.
O QUE É ISSO AÍ É MONTAGEM?
QUERO VER QUEM VAI TER CORAGEM DE METER A CARA AQUI E COMENTAR?
UM ABRAÇO A TODOS...
TIREM O BURITI DESTE ATOLEIRO PELO AMAOR DE DEUS.
(PAULINHO)

Anônimo disse...

Caro fotografo, reinterando o toque,coloque a data e hora das fotos, pois da uma melhor analise para os leitores.Caso a prefeitura venha arrumar ou não, da pra se ter uma ideia do tempo das providencias da mesma.
Um abraço

Domingos Filho disse...

Que os "deuses" ouçam dona Francisca Belina: "Buriti nós te amamos,
Com alegria os teus filhos, desejam-te a paz
Cresces sob as vistas da virgem
Que abençoa esta terra bendita
Ajuda-nos com civismo
A plantar, a plantar a bandeira da esperança..."

Rodrigo disse...

Frank ou Rurik vcs tem que vir fotografar a Avenida aqui na região da casa do Zé eugênio , a rua é uma carniça muito mato ,lama e etc
Peço ajuda ao Portal por favor !

Anônimo disse...

A vida nua e crua da grande maioria dos buritienses, que vivem em condições subumanas. Retrato fiel da grande realização das prefeitas ... tornar a vida do povo um submundo profundo de sofrimento e lamentações ... assim, pobres almas perdidas são facilmente enganadas por individuos matreiros, por estelionatários do poder. Usam todos os artifícios para prejudicar o povo para de uma forma fraudulenta obterem vantagem ... deixam a cidade um caos, depois limpam uma ou outra rua, tapam um ou outro buraco ... uma forma ardilosa de mascarar, maquiar a realidade em que vive o povo sofrido de nossa terra. Que o Senhor nos abençoe, nos livre e guarde destes políticos espertos ...
Continuem com seriedade e mostrem a realidade em que vive o nosso povo ... parabéns pela reportagem.