terça-feira, 30 de agosto de 2011

CUIDADO COM O CEROL

CUIDADO: Criança é vítima do cerol em Buriti dos Lopes
Por muito pouco os ferimentos não causaram um corte profundo no pescoço do menino
O uso do cerol nas linhas de pipas fez uma vítima em Buriti dos Lopes.  O Portal Boca do Povo já havia alertado no início do mês de agosto para o perigo desse tipo de brincadeira. A vítima foi João Vitor, uma criança de 8 anos de idade, que sofreu um corte no pescoço, e por pouco não teve um ferimento profundo. O Boca do Povo falou com a mãe da criança ontem (29) pela manhã na Delegacia da cidade. Dona Maria Aparecida estava registrando um Boletim de Ocorrência.

João Vitor brincava de bicicleta na Avenida Brasil, no bairro Avenida por volta das 16 horas do último sábado (28), quando foi surpreendido pela linha cortante. A primeira reação da criança foi a de tentar se proteger. Como João Vitor não vinha muito veloz em sua bicicleta, o corte não foi profundo, mais o suficiente para dá um susto em seus familiares.

Caso ele estivesse veloz, o corte no pescoço poderia ter sido profundo, segundo a mãe da criança. João Vitor foi encaminhado para o hospital onde realizou exames de corpo de delito. As autoridades precisam tomar uma providência urgente para que casos graves não venham acontecer.

O cerol é uma mistura de cola com pó de vidro ou pó de ferro que é passado nas linhas usadas para controlar pipas. Cortantes, as linhas são usadas para “torar” linhas de adversários em verdadeiras 'batalhas aéreas' realizadas com as pipas, conhecido também como papagaio.

Nessa época do ano é bom que os ciclistas e motociclistas tomem muito cuidados, uma vez que a cidade está empestada por pipas com linha cortante. Uma das alternativas para o motociclista contra o cerol pode ser uma antena de proteção que é colocada na parte dianteira da moto.

A reportagem do Boca do Povo foi na tarde de ontem, em um ponto do Centro da cidade próximo ao antigo estádio Helvidio Nunes, onde ao menos dez pessoas entre elas haviam: crianças, adolescentes e maiores de idade que empinavam pipas com cerol.

Perguntado sobre o risco, um garoto de 13 anos respondeu que: “É perigoso porque tem cerol, mas se soltar sem cerol vai perder a pipa toda hora”.

 “Sem cerol não tem graça, perde a pipa”, conta um estudante de 18 anos. Ele reclama da falta de locais de lazer: “Tem que ter uma área pra gente soltar pipa”.

Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo

5 comentários:

Anônimo disse...

ALGUÉM TEM QUE PROIBIR ESSE TIPO DE BRINCADEIRA DE MUITO MAL GOSTO.
A PRIMEIRA PROVIDÊNCIA TEM QUE PARTIR DOS PAIS.
OLHA SÓ POR POUCO ESSA CRIANÇA NÃO DEGOLADA.

Anônimo disse...

atenção aos policiais aqui no conjunto cohab na avenida Francisco Borges todas as tardes tem crianças e adolescentes soltando pipas com cerol, todas as tardes caem de 2 a 3 pipas por tarde isso é muito perigoso, por favor tomem providencias.

Anônimo disse...

Soltar pipa com cerol mata, é crime. Cadeia nestes que insistem com esta brincadeira homicida.

Anônimo disse...

se a justiça não liga para quem tenta cometer omicidio.vai tomar alguma atitude com quem solta pipa.caro editor do portal um T... aqui da cidade tentou matar um cidadão idoso conhecido.foi varios tiros de 38.ele anda armado do mesmo jeito.a policia sabe,esse elemento descontrolado que tentou vitimar sua pessoa fez o mesmo a agora anda achando que fez certo.mais na cidade que policiais não cumprem a lei não tem lei.

Anônimo disse...

eh buriti pra dar o que não presta.os chefes de familia tem que ser punido pelos os atos dos seus filhos menor.os adulto tem que ser preso pracessados,o perigo das linhas da pipa com cerol é fatal.graças a deus essa criança teve sorte.precisamos saber quem é o responsavel dono da pipa.