domingo, 28 de agosto de 2011

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Escolas de Buriti dos Lopes ganharão cursos técnicos via satélite
O aluno irá fazer o Ensino Médio durante a manhã e no turno da tarde assistirá às aulas via satélite.
A partir de 2012 serão implantados, no Estado, 300 pontos de mediação tecnológica para cursos técnicos, que serão oferecidos para alunos do Ensino Médio com finalidade de capacitá-los para uma formação tecnológica. As aulas serão ministradas através de videoconferência.

O aluno irá fazer o Ensino Médio durante a manhã e no turno da tarde assistirá às aulas via satélite. “As aulas serão ministradas daqui da capital e os alunos receberão o sinal no interior do Estado”, explica o gerente de Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, Reinaldo Lopes.

Atualmente, funcionam no Estado dois centros tecnológicos via web conferência, que são os primeiros testes para a implantação dos centros via satélite. Nas cidades de Água Branca e Castelo do Piauí, 200 alunos já são beneficiados com o programa. Os alunos estão sendo capacitados com cursos de administração e informática.

“Esses primeiros pontos já instalados são testes para a concretização do projeto e até o fim do ano mais seis cidades serão beneficiadas com o projeto”, diz Reinaldo. Até dezembro deste ano, as cidades de Buriti dos Lopes, Canto do Buriti, Elesbão Veloso, Esperantina, São João do Piauí e Simões receberão os cursos via web conferência.

A capacitação dos professores que ministrarão as aulas será iniciada neste segundo semestre de 2011 e a previsão é que no próximo ano esses professores já comecem a trabalhar no novo sistema.

“Esses cursos serão uma forma de revolucionar o interior do Estado. Os alunos não necessitarão mais sair da sua cidade e terão um curso da melhor forma possível. Estes sairão do Ensino Médio já capacitados para o mercado de trabalho”, pontua.

O programa é uma parceria do Governo do Estado, através da SEDUC, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e será implantado em escolas técnicas, agrotécnicas e rurais em todo o Estado.

Fonte: GP1 / Edição: Portal Boca do Povo

Um comentário:

Anônimo disse...

só se for o governo estadual ou federal pra trazer alguma coisa pra buriti pq se for depender da prefeitura os estudantes estão é ferrado.