quarta-feira, 31 de agosto de 2011

OPINIÃO DO LEITOR

Leitor envia e-mail ao Portal Boca do Povo

A responsabilidade de um Prefeito.
Prefeitos são eleitos para administrar o dinheiro público. Todos devem prestar contas anualmente dos recursos que entram em suas gestões e que são utilizados nas diversas áreas, como saúde, educação, água, transporte e segurança.
Infelizmente, muitos desses administradores não prestam contas, assim como há muita demora no julgamento dessas contas por parte do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e demais órgãos públicos.
Cito apenas alguns dos muitos exemplos publicados recentemente pelos meios de comunicação sobre a má gestão dos recursos públicos: TCE aplicou R$ 2,3 milhões em multas devidas por 21 ex-prefeitos inadimplentes e condenou outros cinco a devolver aos cofres públicos R$ 28 milhões. A maioria por prestações de contas referentes aos anos de 2006 a 2009, embora existam casos de contas de 2001 sendo julgadas dez anos depois.
Com a demora no julgamento, o dinheiro some e a população não fica sabendo quem são os péssimos prefeitos, secretários e gestores. Isso gera impunidade, já que alguns voltam ao Poder nas eleições seguintes, como também resulta em insegurança e instabilidade para a vida dos gestores públicos que prestam contas corretamente.
Defendo mais agilidade dos órgãos públicos na prestação de contas, principalmente, dos municípios da região norte do Piauí, em especial nas cidades de Buriti dos Lopes e Caxingó. Mas o grande prejudicado nessa história é o cidadão, que deixa de ter serviços públicos de qualidade (escolas e hospitais estruturados, água encanada, ruas asfaltadas e tratamento de esgoto) quando os recursos da União ou do Estado deixam de ser enviada a sua cidade por conta da má administração do dinheiro público.
Por: (Lauro Silva) Leitor do Portal Boca do Povo

6 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria,
realmente tem que se ter muita atenção com essas duas Prefeituras porque a farra com o dinheiro público é visível em ambas.

Anônimo disse...

INFELIZMENTE A MAIORIA DOS PREFEITOS QUE SÃO ELEITOS NÃO TEM ESSA RESPONSABILIDADE.
TEM QUE COMEÇAR A PRENDER QUEM ROUBA O ERÁRIO PÚBLICO.

Anônimo disse...

CITA O NOME DO EX-PREFEITO DE MURICI DOS PORTELAS -NETO ESCORCIO-(QUE ESVAZIOU OS COFRES PUBLICOS) É ISSO AI FRANK ,NOIS CIDADÕES PEDIMOS A VOCÊ QUE USE SEU BLOG PARA MOSTRA A IRREGULARIDADE DESTAS PESSOAS QUE QUEREM ENTRA NO MEIO POLITICO QUE NAO TEM NENHUM COMPROMISSO COM AS PESSOAS TRABALHADORAS E SIM SO QUEREM TOMAR O DINHEIRO DOS OUTROS ,NAO SO EM MURICI MAIS EM TODAS AS CIDADE VIZINHA DE BURITI....MOSTRE O QUE ELES JA FORAM,E O QUE ELES PODEM TRAZER PARA NOIS NO FUTURO,POIS TEM MUITA GENTE QUE ACOMPANHA ESSA VAGABUNDICE....NAO TENHA MEDO POIS O MAIS COMPENSADOS POR SUA ATITUDE SEREMOS NOIS QUE LUTA PARA SER DIGNOS...POR FAVOR QUEREMOS POLITICA LIMPA,SEM CORRUPÇAO,COM ETICA..OBRIGADO.

Anônimo disse...

a única coisa que a prefeita de Caxingó tem feito é alugar carrões para satisfazer o ego de alguns de seus secretários que ficam tentado pelo luxo.
o troco está por vir.

Anônimo disse...

O EXEMPLO DO BURITI, A PREFEITA TEVE ABSOLUTAMENTE TODAS AS SUAS CONTAS DE TODOS OS ANOS REPROVADAS PELO TCU, JÁ FOI BLOQUEADA AS CONTAS DA PREFEITURA VÁRIAS VEZES, A LUZ DA PREFEITURA CORTADA POR FALTA DE PAGAMENTO,COM A PREFEITURA RECEBENDO MAIS DE 20 MILHÕES POR ANO, A PREFEITA DO BURITI CONSEGUE FAZER TAL FAÇANHA, ISTO É UMA VERGONHA , MAS O POVO DO BURITI GOSTA DE SOFRER, ENTÃO DEIXA.

Anônimo disse...

Ninguém segue o correto nesse país.
Vivemos numa sociedade de hipócritas, de pessoas que só desejam o mal para os outros e de políticos que só pensam em si próprio.
Todo o povo tem o Governo que merece...