terça-feira, 28 de agosto de 2018

DESCASO

Com ambulância quebrada, SAMU de Buriti dos Lopes está desativado
Se houver uma emergência grave no município, será um “Deus nos acuda”, relatou um socorrista.

A crise na saúde pública do município de Buriti dos Lopes parece não ter fim na gestão do prefeito Junior Percy (Progressistas). Desta vez, o caos bateu a porta de um dos serviços essenciais da cidade. Na tarde desta segunda-feira (27) nossa reportagem recebeu a informação de que o município está desassistido com o Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (SAMU) desde o último final de semana.

A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira (28), após uma ligação para o 192 e em contato com alguns funcionários da área. Segundo relatos, os serviços estão temporariamente desativados devido a problemas mecânicos com a ambulância. Se houver uma emergência grave no município, será um “Deus nos acuda”, relatou um socorrista. 



Questionamos um desses funcionários como seria a prestação de socorro em Buriti dos Lopes em caso de ocorrências de urgência. Ele informou que como a base está desativada temporariamente, dentro do município o socorro seria prestado por uma das ambulâncias pequenas da zona rural. Mas, infelizmente não com os profissionais do Samu que são treinados e capacitados, já que a Central de Regulação de Urgência da Base do SAMU em Parnaíba não autoriza que os serviços sejam realizados em outras ambulâncias que não sejam da unidade.

Os socorristas não souberam informar quando os serviços serão normalizados. Enquanto isso, só resta torcer que nada de grave aconteça, já que se acionar o 192, a informação vai ser de que o serviço em Buriti dos Lopes está desativado temporariamente.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: