quarta-feira, 7 de abril de 2021

MEIO AMBIENTE

Aves silvestres, gaiolas e alçapões são apreendidas na cidade de Cocal

A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente com apoio da Polícia Militar. As ações serão intensificadas no município. 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) juntamente com a Polícia Militar, realizou na manhã desta terça-feira (06/03), a apreensão e posteriormente a soltura de pássaros silvestres que se encontravam em situação de maus-tratos, presos em gaiolas, no bairro Alfa Um em Cocal, município da região Norte do Piauí. 

De acordo com Francisco Alves Domingos, o "Chico Preto", secretário da pasta da Semma, estas ações serão intensificadas em Cocal, com o objetivo de levar a conscientização ambiental para a população, principalmente sobre a importância da preservação da fauna.

"A Semma vai trabalhar intensamente para coibir essa prática. Não é permitido capturar animais silvestres para criar, a lei não permite. A população está ficando consciente e vem nos cobrando providencias acerca de ilícitos ambientais e para melhor atender a comunidade cocalense, a gente até disponibilizou um número de telefone [(86) 9.9999-8673] para receber denúncias dos mais diversos tipos de crimes ambientais, como caça, extração irregular de madeira, poluição e outros". 

Vale lembrar que, segundo o Art. 29 da Lei de Crimes Ambientais, “Matar, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestres, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena – detenção de seis meses a um ano, e multa, que gira em torno de R$500 a R$5 mil por animal, dependendo da espécie”.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Com informações da ASCOM via Blog do Coveiro


Nenhum comentário: