quarta-feira, 21 de setembro de 2022

FISCALIZAÇÃO

Operação flagra irregularidades em postos de combustíveis de Buriti dos Lopes; VEJA!

Os estabelecimentos autuados têm o prazo de 15 dias para apresentar defesa junto ao Procon. 

O Procon (Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor), o IMEPI (Instituto de Metrologia do Piauí), a Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda) e a DECCORTEC (Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo) divulgaram um balanço da sexta fase da Operação Petróleo Real. Os resultados foram apresentados durante coletiva de imprensa realizada no início dessa tarde de terça-feira (20/09), na sede do Grupo Interinstitucional de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária (Grincot) em Teresina.

A Operação Petróleo Real foi realizada entre os dias 12 e 17 de setembro. Foram fiscalizadas 96 empresas. O Procon autuou 36 estabelecimentos pelas seguintes irregularidades: erro de medição (11), produtos vencidos (01), postos que não repassaram ao consumidor a redução do valor dos combustíveis (08), falta de equipamentos para análise dos combustíveis (06), postos com extintores vazios vencidos (02), postos sem alvará de funcionamento (02), falta de exemplares do Código de Defesa do Consumidor (06).

Nesta sexta fase, foram fiscalizados postos nos municípios de Cocal, Cocal dos Alves, Buriti dos Lopes, Caxingó, São José do Divino, Piracuruca, Cabeceiras, Barras, Batalha, Esperantina, Luzilândia, Joaquim Pires, Porto, Lagoa Alegre e Miguel Alves.

Os postos de combustíveis no município de Buriti dos Lopes foram fiscalizados entre os dias 13 e 15 de setembro deste ano. As irregularidades foram encontradas nos postos ALE e São Paulo, ambos na zona urbana.

Os estabelecimentos autuados têm o prazo de 15 dias para apresentar defesa junto ao Procon. As multas pelas irregularidades encontradas podem variar entre R$600 a 10 milhões de reais.

Durante as seis fases da Operação Petróleo Real, já foram fiscalizados 391 postos de 61 municípios do Piauí. Desse total, 245 foram considerados regulares e 146 foram autuados.

O consumidor pode consultar os estabelecimentos fiscalizados no Painel de Postos Fiscalizados diretamente na página do Procon, ou pelo link: https://bit.ly/3LBaB0L

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Com informações do Blog do Coveiro

Nenhum comentário: